Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Karine Moreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pessoa, Ana Talyne, Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida, Silva, Maguida Gomes da, Almeida, Paulo César de, Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244
Resumo: Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência.
id UFC-16_652ef960aedb8956a83c61afc2160907
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/19244
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagemEstudo transversal de natureza quantitativaEnfermagemTecnologia EducacionalPessoas com DeficiênciaPromoção da Saúde.Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência.Universidade Federal do Ceará2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244Rev Rene; Vol 18 No 2 (2017); 187-194Rev Rene; v. 18 n. 2 (2017); 187-1942175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244/29961Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Karine Moreira dePessoa, Ana TalyneRebouças, Cristiana Brasil de AlmeidaSilva, Maguida Gomes daAlmeida, Paulo César dePagliuca, Lorita Marlena Freitag2018-10-09T18:16:30Zoai:periodicos.ufc:article/19244Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-10-09T18:16:30Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
title Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
spellingShingle Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
Melo, Karine Moreira de
Estudo transversal de natureza quantitativa
Enfermagem
Tecnologia Educacional
Pessoas com Deficiência
Promoção da Saúde.
title_short Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
title_full Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
title_fullStr Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
title_sort Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem
author Melo, Karine Moreira de
author_facet Melo, Karine Moreira de
Pessoa, Ana Talyne
Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Silva, Maguida Gomes da
Almeida, Paulo César de
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author_role author
author2 Pessoa, Ana Talyne
Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Silva, Maguida Gomes da
Almeida, Paulo César de
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Karine Moreira de
Pessoa, Ana Talyne
Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Silva, Maguida Gomes da
Almeida, Paulo César de
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo transversal de natureza quantitativa
Enfermagem
Tecnologia Educacional
Pessoas com Deficiência
Promoção da Saúde.
topic Estudo transversal de natureza quantitativa
Enfermagem
Tecnologia Educacional
Pessoas com Deficiência
Promoção da Saúde.
description Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19244/29961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 18 No 2 (2017); 187-194
Rev Rene; v. 18 n. 2 (2017); 187-194
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174732157616128