A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Pâmela Elaine Nogueira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Sidney Augusto Maximiano dos, Comassetto, Isabel, Santos, Regina Maria dos, Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018
id UFC-16_ee71817899a7dfb0cc085301f2034a2c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4344
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológicoEnfermagemEstágio ClínicoServiços de Integração Docente-Assistencial.Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344/3332Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Pâmela Elaine NogueiraSantos, Sidney Augusto Maximiano dosComassetto, IsabelSantos, Regina Maria dosSantana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva2023-02-14T13:44:47Zoai:periodicos.ufc:article/4344Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:44:47Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
title A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
spellingShingle A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
Tavares, Pâmela Elaine Nogueira
Enfermagem
Estágio Clínico
Serviços de Integração Docente-Assistencial.
title_short A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
title_full A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
title_fullStr A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
title_full_unstemmed A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
title_sort A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico
author Tavares, Pâmela Elaine Nogueira
author_facet Tavares, Pâmela Elaine Nogueira
Santos, Sidney Augusto Maximiano dos
Comassetto, Isabel
Santos, Regina Maria dos
Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva
author_role author
author2 Santos, Sidney Augusto Maximiano dos
Comassetto, Isabel
Santos, Regina Maria dos
Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Pâmela Elaine Nogueira
Santos, Sidney Augusto Maximiano dos
Comassetto, Isabel
Santos, Regina Maria dos
Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estágio Clínico
Serviços de Integração Docente-Assistencial.
topic Enfermagem
Estágio Clínico
Serviços de Integração Docente-Assistencial.
description Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344/3332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)
Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721073119232