Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813 |
Resumo: | Objetivo: avaliar os efeitos do uso do álbum seriado como intervenção educativa na melhoria da autoeficácia materna na amamentação. Métodos: estudo quase experimental com 41 puérperas: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Controle (n=21) de uma maternidade pública. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” no pós-parto imediato e contato telefônico após 15 dias. Para ambos os grupos, foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form no momento inicial e após 30 dias. Resultados: antes da intervenção, no grupo intervenção havia 75% com elevada autoeficácia e no grupo controle 71% das mães tinham alta autoeficácia. Constatou-se que, após intervenção educativa, todas as puérperas do grupo intervenção apresentaram autoeficácia elevada, enquanto que o percentual se manteve semelhante ao início no grupo controle (76%). Conclusão: o álbum seriado teve efeito positivo na elevação da autoeficácia das mães em amamentar. |
id |
UFC-16_f9803e4486bf931fd09d1429bca0cde4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/2813 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentarAleitamento MaternoAutoeficáciaEducação em Saúde.Objetivo: avaliar os efeitos do uso do álbum seriado como intervenção educativa na melhoria da autoeficácia materna na amamentação. Métodos: estudo quase experimental com 41 puérperas: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Controle (n=21) de uma maternidade pública. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” no pós-parto imediato e contato telefônico após 15 dias. Para ambos os grupos, foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form no momento inicial e após 30 dias. Resultados: antes da intervenção, no grupo intervenção havia 75% com elevada autoeficácia e no grupo controle 71% das mães tinham alta autoeficácia. Constatou-se que, após intervenção educativa, todas as puérperas do grupo intervenção apresentaram autoeficácia elevada, enquanto que o percentual se manteve semelhante ao início no grupo controle (76%). Conclusão: o álbum seriado teve efeito positivo na elevação da autoeficácia das mães em amamentar.Universidade Federal do Ceará2015-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813Rev Rene; Vol 16 No 3 (2015)Rev Rene; v. 16 n. 3 (2015)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813/2182Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Anne Fayma LopesLima, Glayciane Pinheiro deMelo, Gleicia Martins deRocha, Rebeca SilveiraVasconcelos, Hérica Cristina Alves deOriá, Mônica Oliveira Batista2019-03-18T17:33:46Zoai:periodicos.ufc:article/2813Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-03-18T17:33:46Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
title |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
spellingShingle |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar Chaves, Anne Fayma Lopes Aleitamento Materno Autoeficácia Educação em Saúde. |
title_short |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
title_full |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
title_fullStr |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
title_full_unstemmed |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
title_sort |
Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar |
author |
Chaves, Anne Fayma Lopes |
author_facet |
Chaves, Anne Fayma Lopes Lima, Glayciane Pinheiro de Melo, Gleicia Martins de Rocha, Rebeca Silveira Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de Oriá, Mônica Oliveira Batista |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Glayciane Pinheiro de Melo, Gleicia Martins de Rocha, Rebeca Silveira Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de Oriá, Mônica Oliveira Batista |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Anne Fayma Lopes Lima, Glayciane Pinheiro de Melo, Gleicia Martins de Rocha, Rebeca Silveira Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de Oriá, Mônica Oliveira Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aleitamento Materno Autoeficácia Educação em Saúde. |
topic |
Aleitamento Materno Autoeficácia Educação em Saúde. |
description |
Objetivo: avaliar os efeitos do uso do álbum seriado como intervenção educativa na melhoria da autoeficácia materna na amamentação. Métodos: estudo quase experimental com 41 puérperas: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Controle (n=21) de uma maternidade pública. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” no pós-parto imediato e contato telefônico após 15 dias. Para ambos os grupos, foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form no momento inicial e após 30 dias. Resultados: antes da intervenção, no grupo intervenção havia 75% com elevada autoeficácia e no grupo controle 71% das mães tinham alta autoeficácia. Constatou-se que, após intervenção educativa, todas as puérperas do grupo intervenção apresentaram autoeficácia elevada, enquanto que o percentual se manteve semelhante ao início no grupo controle (76%). Conclusão: o álbum seriado teve efeito positivo na elevação da autoeficácia das mães em amamentar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2813/2182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 16 No 3 (2015) Rev Rene; v. 16 n. 3 (2015) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174725738233856 |