Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krause,Willian
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues,Rosana, Leal,Nilton Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300015
Resumo: Para o desenvolvimento de um programa de melhoramento, a obtenção de informações com base no comportamento "per se" e da capacidade combinatória de um grupo de genitores é uma etapa importante. Especificamente no caso do feijão-de-vagem, hibridações com o feijoeiro comum são usuais, já que ambos pertencem à mesma espécie botânica e muitas vezes características disponíveis no feijão comum não são encontradas no feijão-de-vagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade combinatória entre quatro genitores de feijão-de-vagem e um de feijão comum, quanto aos caracteres agronômicos. Os genótipos foram escolhidos com base na divergência genética e no comportamento em relação às características morfoagronômicas identificadas em experimentos preliminares. Os cruzamentos foram efetuados considerando-se o esquema de dialelo completo sem os recíprocos. O experimento para avaliar oito caracteres agronômicos de interesse para o feijão-de-vagem foi conduzido em condições de campo, no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008, em blocos casualizados, com quatro repetições, em Tangará da Serra, Mato Grosso. Os genitores 'UEL 1' e 'Novirex,' são os mais indicados para compor programas de melhoramento que visem obter populações promissoras para o desenvolvimento de linhagens superiores. As combinações 'Manteiga Baixo' x 'Novirex' e 'Manteiga Baixo' x 'UEL 1' foram as que mais se destacaram para a maioria das características agronômicas avaliadas com relação aos valores da capacidade específica de combinação, além de terem como genitores 'UEL 1' e 'Novirex' que tiveram as melhores médias e os melhores valores da capacidade geral de combinação.
id UFC-2_15452450b2a0eeb4198cb95dba4164db
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902012000300015
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagemPhaseolus vulgarisAnálise dialélicaMelhoramento de hortaliçasPara o desenvolvimento de um programa de melhoramento, a obtenção de informações com base no comportamento "per se" e da capacidade combinatória de um grupo de genitores é uma etapa importante. Especificamente no caso do feijão-de-vagem, hibridações com o feijoeiro comum são usuais, já que ambos pertencem à mesma espécie botânica e muitas vezes características disponíveis no feijão comum não são encontradas no feijão-de-vagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade combinatória entre quatro genitores de feijão-de-vagem e um de feijão comum, quanto aos caracteres agronômicos. Os genótipos foram escolhidos com base na divergência genética e no comportamento em relação às características morfoagronômicas identificadas em experimentos preliminares. Os cruzamentos foram efetuados considerando-se o esquema de dialelo completo sem os recíprocos. O experimento para avaliar oito caracteres agronômicos de interesse para o feijão-de-vagem foi conduzido em condições de campo, no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008, em blocos casualizados, com quatro repetições, em Tangará da Serra, Mato Grosso. Os genitores 'UEL 1' e 'Novirex,' são os mais indicados para compor programas de melhoramento que visem obter populações promissoras para o desenvolvimento de linhagens superiores. As combinações 'Manteiga Baixo' x 'Novirex' e 'Manteiga Baixo' x 'UEL 1' foram as que mais se destacaram para a maioria das características agronômicas avaliadas com relação aos valores da capacidade específica de combinação, além de terem como genitores 'UEL 1' e 'Novirex' que tiveram as melhores médias e os melhores valores da capacidade geral de combinação.Universidade Federal do Ceará2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300015Revista Ciência Agronômica v.43 n.3 2012reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.1590/S1806-66902012000300015info:eu-repo/semantics/openAccessKrause,WillianRodrigues,RosanaLeal,Nilton Rochapor2012-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902012000300015Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2012-04-12T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
title Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
spellingShingle Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
Krause,Willian
Phaseolus vulgaris
Análise dialélica
Melhoramento de hortaliças
title_short Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
title_full Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
title_fullStr Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
title_full_unstemmed Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
title_sort Capacidade combinatória para características agronômicas em feijão-de-vagem
author Krause,Willian
author_facet Krause,Willian
Rodrigues,Rosana
Leal,Nilton Rocha
author_role author
author2 Rodrigues,Rosana
Leal,Nilton Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krause,Willian
Rodrigues,Rosana
Leal,Nilton Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Phaseolus vulgaris
Análise dialélica
Melhoramento de hortaliças
topic Phaseolus vulgaris
Análise dialélica
Melhoramento de hortaliças
description Para o desenvolvimento de um programa de melhoramento, a obtenção de informações com base no comportamento "per se" e da capacidade combinatória de um grupo de genitores é uma etapa importante. Especificamente no caso do feijão-de-vagem, hibridações com o feijoeiro comum são usuais, já que ambos pertencem à mesma espécie botânica e muitas vezes características disponíveis no feijão comum não são encontradas no feijão-de-vagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade combinatória entre quatro genitores de feijão-de-vagem e um de feijão comum, quanto aos caracteres agronômicos. Os genótipos foram escolhidos com base na divergência genética e no comportamento em relação às características morfoagronômicas identificadas em experimentos preliminares. Os cruzamentos foram efetuados considerando-se o esquema de dialelo completo sem os recíprocos. O experimento para avaliar oito caracteres agronômicos de interesse para o feijão-de-vagem foi conduzido em condições de campo, no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008, em blocos casualizados, com quatro repetições, em Tangará da Serra, Mato Grosso. Os genitores 'UEL 1' e 'Novirex,' são os mais indicados para compor programas de melhoramento que visem obter populações promissoras para o desenvolvimento de linhagens superiores. As combinações 'Manteiga Baixo' x 'Novirex' e 'Manteiga Baixo' x 'UEL 1' foram as que mais se destacaram para a maioria das características agronômicas avaliadas com relação aos valores da capacidade específica de combinação, além de terem como genitores 'UEL 1' e 'Novirex' que tiveram as melhores médias e os melhores valores da capacidade geral de combinação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-66902012000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.43 n.3 2012
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297486277214208