Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Dagoberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves,Clebson Gomes, Silva Junior,Antonio Carlos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400649
Resumo: RESUMO A escolha correta das culturas para cobertura do solo melhora a sustentabilidade do sistema de cultivo, pois pode potencializar o uso dos herbicidas, reduzir a infestação de plantas daninhas e melhorar o desempenho das culturas. Com o objetivo de estudar o efeito de coberturas mortas de inverno e do uso de herbicidas sobre comunidade de plantas daninhas na cultura do milho, foi realizado um estudo no delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas, em número de seis, foram compostas pelas seguintes culturas de inverno: Lupinus albus, Lathyrus sativos, Triticum aestivum, Avena strigosa, Raphanus sativus, mais uma testemunha mantida em pousio. As subparcelas em número de três, foram compostas por: 1 - pulverização apenas de herbicida de manejo antes da semeadura do milho; 2 - herbicida de manejo após a semeadura do milho + herbicida residual, e 3 - testemunha sem aplicação de herbicidas. As coberturas mortas de aveia-preta e nabo-forrageiro proporcionam as menores densidades de plantas daninhas e acúmulos de massa seca da comunidade infestante, independente da aplicação ou não de herbicidas. Houve uma maior germinação de B. pilosa nas parcelas mantidas com a cobertura de tremoço, com exceção das subparcelas onde se aplicou herbicida em pré-emergência, o que evidencia um efeito estimulante da cobertura morta. O emprego de algumas espécies na formação da cobertura morta para o plantio direto pode dispensar ou reduzir a quantidade de herbicidas necessária para o controle das plantas daninhas.
id UFC-2_9e89cc941a73cee755ec5b04c4ab3d3f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902016000400649
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milhoHerbicidaPlantio diretoResíduo vegetalRotação de culturasZea mays LRESUMO A escolha correta das culturas para cobertura do solo melhora a sustentabilidade do sistema de cultivo, pois pode potencializar o uso dos herbicidas, reduzir a infestação de plantas daninhas e melhorar o desempenho das culturas. Com o objetivo de estudar o efeito de coberturas mortas de inverno e do uso de herbicidas sobre comunidade de plantas daninhas na cultura do milho, foi realizado um estudo no delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas, em número de seis, foram compostas pelas seguintes culturas de inverno: Lupinus albus, Lathyrus sativos, Triticum aestivum, Avena strigosa, Raphanus sativus, mais uma testemunha mantida em pousio. As subparcelas em número de três, foram compostas por: 1 - pulverização apenas de herbicida de manejo antes da semeadura do milho; 2 - herbicida de manejo após a semeadura do milho + herbicida residual, e 3 - testemunha sem aplicação de herbicidas. As coberturas mortas de aveia-preta e nabo-forrageiro proporcionam as menores densidades de plantas daninhas e acúmulos de massa seca da comunidade infestante, independente da aplicação ou não de herbicidas. Houve uma maior germinação de B. pilosa nas parcelas mantidas com a cobertura de tremoço, com exceção das subparcelas onde se aplicou herbicida em pré-emergência, o que evidencia um efeito estimulante da cobertura morta. O emprego de algumas espécies na formação da cobertura morta para o plantio direto pode dispensar ou reduzir a quantidade de herbicidas necessária para o controle das plantas daninhas.Universidade Federal do Ceará2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400649Revista Ciência Agronômica v.47 n.4 2016reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20160078info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,DagobertoGonçalves,Clebson GomesSilva Junior,Antonio Carlos dapor2016-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902016000400649Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2016-07-27T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
title Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
spellingShingle Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
Martins,Dagoberto
Herbicida
Plantio direto
Resíduo vegetal
Rotação de culturas
Zea mays L
title_short Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
title_full Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
title_fullStr Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
title_full_unstemmed Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
title_sort Coberturas mortas de inverno e controle químico sobre plantas daninhas na cultura do milho
author Martins,Dagoberto
author_facet Martins,Dagoberto
Gonçalves,Clebson Gomes
Silva Junior,Antonio Carlos da
author_role author
author2 Gonçalves,Clebson Gomes
Silva Junior,Antonio Carlos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Dagoberto
Gonçalves,Clebson Gomes
Silva Junior,Antonio Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Herbicida
Plantio direto
Resíduo vegetal
Rotação de culturas
Zea mays L
topic Herbicida
Plantio direto
Resíduo vegetal
Rotação de culturas
Zea mays L
description RESUMO A escolha correta das culturas para cobertura do solo melhora a sustentabilidade do sistema de cultivo, pois pode potencializar o uso dos herbicidas, reduzir a infestação de plantas daninhas e melhorar o desempenho das culturas. Com o objetivo de estudar o efeito de coberturas mortas de inverno e do uso de herbicidas sobre comunidade de plantas daninhas na cultura do milho, foi realizado um estudo no delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas, em número de seis, foram compostas pelas seguintes culturas de inverno: Lupinus albus, Lathyrus sativos, Triticum aestivum, Avena strigosa, Raphanus sativus, mais uma testemunha mantida em pousio. As subparcelas em número de três, foram compostas por: 1 - pulverização apenas de herbicida de manejo antes da semeadura do milho; 2 - herbicida de manejo após a semeadura do milho + herbicida residual, e 3 - testemunha sem aplicação de herbicidas. As coberturas mortas de aveia-preta e nabo-forrageiro proporcionam as menores densidades de plantas daninhas e acúmulos de massa seca da comunidade infestante, independente da aplicação ou não de herbicidas. Houve uma maior germinação de B. pilosa nas parcelas mantidas com a cobertura de tremoço, com exceção das subparcelas onde se aplicou herbicida em pré-emergência, o que evidencia um efeito estimulante da cobertura morta. O emprego de algumas espécies na formação da cobertura morta para o plantio direto pode dispensar ou reduzir a quantidade de herbicidas necessária para o controle das plantas daninhas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400649
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000400649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20160078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.47 n.4 2016
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297488486563840