Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia,Alison Batista Vieira Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Christiane Silva, Santos,Fabiana Ramos dos, Minafra-Rezende,Cíntia Silva, Minafra,Cibele Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300407
Resumo: RESUMO As rações dos animais monogástricos no Brasil constituem-se de milho e farelo de soja. Dentre os entraves do uso de grãos de cereais nas dietas destaca-se a presença de polissacarídeos não amiláceos, constituintes de baixa digestibilidade, não digeridos pelas aves. Desse modo, faz-se importância estudar ingredientes não convencionais e uso de aditivos, tais como as enzimas nas rações. Objetivou-se avaliar a produtividade e o metabolismo de codornas japonesas em postura, alimentadas com rações à base de milho ou sorgo contendo ou não xilanase e β-glucanase. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo quatro tratamentos, com cinco repetições e sete aves em cada, perfazendo 140 animais. Os tratamentos foram: 1) ração à base de farelo de soja e milho (RFSM); 2) RFSM + enzimas; 3) ração à base de farelo de soja e sorgo (RFSS); e 4) RFSS + enzimas. As variáveis avaliadas foram: desempenho zootécnico; metabolizabilidade das rações e das excretas; qualidade e processo oxidativo dos ovos; biometria de órgãos e bioquímica sérica. Não houve interação significativa entre os fatores (ingredientes x enzimas) para todas as características avaliadas. As rações não provocaram alterações nas variáveis produtivas, de metabolizabilidade, qualidade dos ovos, biometria dos órgãos do trato gastrintestinal e do fêmur de codornas japonesas em postura. A massa total de ovos apresentou-se maior nas diferentes rações com uso enzimático. As concentrações de cálcio e fosfato séricos foram mais elevadas nas RFSM e RFSM + enzimas, entretanto, as relações Ca:P mantiveram-se, indicando condição de normalidade metabólica nas codornas de 26 a 35 semanas de idade.
id UFC-2_d93b545494336eff53ec702133664600
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902020000300407
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quailsCoturnix coturnix japonicaEgg qualityEnzymesPerformanceSeedor IndexRESUMO As rações dos animais monogástricos no Brasil constituem-se de milho e farelo de soja. Dentre os entraves do uso de grãos de cereais nas dietas destaca-se a presença de polissacarídeos não amiláceos, constituintes de baixa digestibilidade, não digeridos pelas aves. Desse modo, faz-se importância estudar ingredientes não convencionais e uso de aditivos, tais como as enzimas nas rações. Objetivou-se avaliar a produtividade e o metabolismo de codornas japonesas em postura, alimentadas com rações à base de milho ou sorgo contendo ou não xilanase e β-glucanase. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo quatro tratamentos, com cinco repetições e sete aves em cada, perfazendo 140 animais. Os tratamentos foram: 1) ração à base de farelo de soja e milho (RFSM); 2) RFSM + enzimas; 3) ração à base de farelo de soja e sorgo (RFSS); e 4) RFSS + enzimas. As variáveis avaliadas foram: desempenho zootécnico; metabolizabilidade das rações e das excretas; qualidade e processo oxidativo dos ovos; biometria de órgãos e bioquímica sérica. Não houve interação significativa entre os fatores (ingredientes x enzimas) para todas as características avaliadas. As rações não provocaram alterações nas variáveis produtivas, de metabolizabilidade, qualidade dos ovos, biometria dos órgãos do trato gastrintestinal e do fêmur de codornas japonesas em postura. A massa total de ovos apresentou-se maior nas diferentes rações com uso enzimático. As concentrações de cálcio e fosfato séricos foram mais elevadas nas RFSM e RFSM + enzimas, entretanto, as relações Ca:P mantiveram-se, indicando condição de normalidade metabólica nas codornas de 26 a 35 semanas de idade.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300407Revista Ciência Agronômica v.51 n.3 2020reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20200048info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia,Alison Batista Vieira SilvaSouza,Christiane SilvaSantos,Fabiana Ramos dosMinafra-Rezende,Cíntia SilvaMinafra,Cibele Silvaeng2020-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902020000300407Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2020-08-06T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
title Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
spellingShingle Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
Gouveia,Alison Batista Vieira Silva
Coturnix coturnix japonica
Egg quality
Enzymes
Performance
Seedor Index
title_short Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
title_full Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
title_fullStr Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
title_full_unstemmed Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
title_sort Xylanase and β-glucanase in diets for Japanese laying quails
author Gouveia,Alison Batista Vieira Silva
author_facet Gouveia,Alison Batista Vieira Silva
Souza,Christiane Silva
Santos,Fabiana Ramos dos
Minafra-Rezende,Cíntia Silva
Minafra,Cibele Silva
author_role author
author2 Souza,Christiane Silva
Santos,Fabiana Ramos dos
Minafra-Rezende,Cíntia Silva
Minafra,Cibele Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia,Alison Batista Vieira Silva
Souza,Christiane Silva
Santos,Fabiana Ramos dos
Minafra-Rezende,Cíntia Silva
Minafra,Cibele Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coturnix coturnix japonica
Egg quality
Enzymes
Performance
Seedor Index
topic Coturnix coturnix japonica
Egg quality
Enzymes
Performance
Seedor Index
description RESUMO As rações dos animais monogástricos no Brasil constituem-se de milho e farelo de soja. Dentre os entraves do uso de grãos de cereais nas dietas destaca-se a presença de polissacarídeos não amiláceos, constituintes de baixa digestibilidade, não digeridos pelas aves. Desse modo, faz-se importância estudar ingredientes não convencionais e uso de aditivos, tais como as enzimas nas rações. Objetivou-se avaliar a produtividade e o metabolismo de codornas japonesas em postura, alimentadas com rações à base de milho ou sorgo contendo ou não xilanase e β-glucanase. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo quatro tratamentos, com cinco repetições e sete aves em cada, perfazendo 140 animais. Os tratamentos foram: 1) ração à base de farelo de soja e milho (RFSM); 2) RFSM + enzimas; 3) ração à base de farelo de soja e sorgo (RFSS); e 4) RFSS + enzimas. As variáveis avaliadas foram: desempenho zootécnico; metabolizabilidade das rações e das excretas; qualidade e processo oxidativo dos ovos; biometria de órgãos e bioquímica sérica. Não houve interação significativa entre os fatores (ingredientes x enzimas) para todas as características avaliadas. As rações não provocaram alterações nas variáveis produtivas, de metabolizabilidade, qualidade dos ovos, biometria dos órgãos do trato gastrintestinal e do fêmur de codornas japonesas em postura. A massa total de ovos apresentou-se maior nas diferentes rações com uso enzimático. As concentrações de cálcio e fosfato séricos foram mais elevadas nas RFSM e RFSM + enzimas, entretanto, as relações Ca:P mantiveram-se, indicando condição de normalidade metabólica nas codornas de 26 a 35 semanas de idade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300407
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902020000300407
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20200048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.51 n.3 2020
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297489861246976