Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marçal, Wilmar Sachetin; Universidade Estadual de Londrina., Custódio, Maria Isabela; Universidade Estadual de Londrina.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/566
Resumo: Esse trabalho mensurou a velocidade da fluidoterapia intraperitoneal para a administração de três litros de soluções isotônicas de NaCl 0,9% e Ringer Lactato em vacas, avaliando a via como eficaz e segura na reidratação dos animais enfermos. O experimento foi instalado com delineamento inteiramente casualizado de um único fator produto com dois níveis: Solução cloreto de sódio a 0.9% (CS) e Ringer-Lactato (RL). As avaliações ocorreram no período diurno. Para cada tratamento foram realizadas cinco repetições em animais diferentes. Foram selecionadas dez vacas saudáveis com escore corporal médio de 2,5 e peso médio de 479,8 kg. O ponto de aplicação da agulha localizava-se no lado direito, no centro da fossa paralombar, inserida em ângulo de 180° em relação ao solo. O preparo das soluções cristalóides comerciais seguiu a recomendação do fabricante. O tempo foi cronometrado do momento de aplicação da agulha até o momento de sua retirada, findada a aplicação de três litros do produto. A prática da fluidoterapia intraperitoneal de três litros de produto foi em velocidade em fluxo contínuo. Os resultados demonstraram que as velocidades médias de infusão intraperitonial dos produtos não apresentaram diferenças significativas entre elas. As características físico-químicas das soluções avaliadas eram diferentes e as variações de viscosidade entre elas não foram suficientes para produzir um efeito observável. Conclui-se que a velocidade média da infusão intraperitonial, para três litros, encontrada no experimento foi de 9,425 ml/Kg Peso Vivo/hora, com desvio padrão de 2,7185, sem diferença significativa entre os tratamentos.
id UFC-4_7e93e7e420c9b559c885892b8bb6822b
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/566
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1Desequilíbrio hidroeletrolítico, fluidoterapia, homeostase, peritoneo.Esse trabalho mensurou a velocidade da fluidoterapia intraperitoneal para a administração de três litros de soluções isotônicas de NaCl 0,9% e Ringer Lactato em vacas, avaliando a via como eficaz e segura na reidratação dos animais enfermos. O experimento foi instalado com delineamento inteiramente casualizado de um único fator produto com dois níveis: Solução cloreto de sódio a 0.9% (CS) e Ringer-Lactato (RL). As avaliações ocorreram no período diurno. Para cada tratamento foram realizadas cinco repetições em animais diferentes. Foram selecionadas dez vacas saudáveis com escore corporal médio de 2,5 e peso médio de 479,8 kg. O ponto de aplicação da agulha localizava-se no lado direito, no centro da fossa paralombar, inserida em ângulo de 180° em relação ao solo. O preparo das soluções cristalóides comerciais seguiu a recomendação do fabricante. O tempo foi cronometrado do momento de aplicação da agulha até o momento de sua retirada, findada a aplicação de três litros do produto. A prática da fluidoterapia intraperitoneal de três litros de produto foi em velocidade em fluxo contínuo. Os resultados demonstraram que as velocidades médias de infusão intraperitonial dos produtos não apresentaram diferenças significativas entre elas. As características físico-químicas das soluções avaliadas eram diferentes e as variações de viscosidade entre elas não foram suficientes para produzir um efeito observável. Conclui-se que a velocidade média da infusão intraperitonial, para três litros, encontrada no experimento foi de 9,425 ml/Kg Peso Vivo/hora, com desvio padrão de 2,7185, sem diferença significativa entre os tratamentos. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/56610.5935/rbhsa.v14i2.566Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 14, n. 2 (2020); 206-216reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/566/3066Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.Marçal, Wilmar Sachetin; Universidade Estadual de Londrina.Custódio, Maria Isabela; Universidade Estadual de Londrina.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-24T14:18:46Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/566Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-24T14:18:46Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
title Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
spellingShingle Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.
Desequilíbrio hidroeletrolítico, fluidoterapia, homeostase, peritoneo.
title_short Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
title_full Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
title_fullStr Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
title_full_unstemmed Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
title_sort Avaliação da velocidade de infusão de soluções cristalóides por via intraperitoneal em vacas1
author Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.
author_facet Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.
Marçal, Wilmar Sachetin; Universidade Estadual de Londrina.
Custódio, Maria Isabela; Universidade Estadual de Londrina.
author_role author
author2 Marçal, Wilmar Sachetin; Universidade Estadual de Londrina.
Custódio, Maria Isabela; Universidade Estadual de Londrina.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco, Alexandre Lobo; Universidade Estadual de Londrina.
Marçal, Wilmar Sachetin; Universidade Estadual de Londrina.
Custódio, Maria Isabela; Universidade Estadual de Londrina.
dc.subject.por.fl_str_mv Desequilíbrio hidroeletrolítico, fluidoterapia, homeostase, peritoneo.
topic Desequilíbrio hidroeletrolítico, fluidoterapia, homeostase, peritoneo.
description Esse trabalho mensurou a velocidade da fluidoterapia intraperitoneal para a administração de três litros de soluções isotônicas de NaCl 0,9% e Ringer Lactato em vacas, avaliando a via como eficaz e segura na reidratação dos animais enfermos. O experimento foi instalado com delineamento inteiramente casualizado de um único fator produto com dois níveis: Solução cloreto de sódio a 0.9% (CS) e Ringer-Lactato (RL). As avaliações ocorreram no período diurno. Para cada tratamento foram realizadas cinco repetições em animais diferentes. Foram selecionadas dez vacas saudáveis com escore corporal médio de 2,5 e peso médio de 479,8 kg. O ponto de aplicação da agulha localizava-se no lado direito, no centro da fossa paralombar, inserida em ângulo de 180° em relação ao solo. O preparo das soluções cristalóides comerciais seguiu a recomendação do fabricante. O tempo foi cronometrado do momento de aplicação da agulha até o momento de sua retirada, findada a aplicação de três litros do produto. A prática da fluidoterapia intraperitoneal de três litros de produto foi em velocidade em fluxo contínuo. Os resultados demonstraram que as velocidades médias de infusão intraperitonial dos produtos não apresentaram diferenças significativas entre elas. As características físico-químicas das soluções avaliadas eram diferentes e as variações de viscosidade entre elas não foram suficientes para produzir um efeito observável. Conclui-se que a velocidade média da infusão intraperitonial, para três litros, encontrada no experimento foi de 9,425 ml/Kg Peso Vivo/hora, com desvio padrão de 2,7185, sem diferença significativa entre os tratamentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/566
10.5935/rbhsa.v14i2.566
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/566
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v14i2.566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/566/3066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 14, n. 2 (2020); 206-216
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1789798778277986304