O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Maria Audália Marques de; LAGEPE/FAVET-UECE, Sales, Ronaldo de Oliveira; LAGEPE/FAVET-UECE., Abreu, Keuly Ladislau de; LAGEPE/FAVET-UECE., Silva, Luana da Anunciação; LAGEPE/FAVET-UECE.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/476
Resumo: Diversos agente infecciosos podem ocasionar perdas consideráveis na produção do pescado. Dentre eles estão as bactérias do gênero Aeromonas, caracterizadas por serem oportunistas, que habitam os ecossistemas de água doce, estuarinos e marinho. As enfermidades causadas por essas bacterianas podem estar associadas a infestações parasitárias dos peixes, como relatam trabalhos em relação aos parasitas Argulus spp. Em um espécime da Curimatã comum que chegou ao laboratório foi observado apresentar uma infecção por essas bactérias do gênero Aeromonas spp., conforme caracterização laboratorial. Buscando o controle da enfermidade foi utilizado, no tratamento, sal marinho na concentração de 15g∕L, diluído na água, com o espécime ficando submerso por 20 minutos, em uma temperatura que variou entre 26 e 28°C. Após 20 dias de tratamento observou-se a cicatrização da área danificada e recuperação parcial de uma nadadeira, o que sugere a eficiência do produto.
id UFC-4_973c9f0a792ff3793802aa991d04db53
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/476
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.Curimatã comum; Bacteriose; Aeromonas spp.; Tratamento; Sal marinho.Diversos agente infecciosos podem ocasionar perdas consideráveis na produção do pescado. Dentre eles estão as bactérias do gênero Aeromonas, caracterizadas por serem oportunistas, que habitam os ecossistemas de água doce, estuarinos e marinho. As enfermidades causadas por essas bacterianas podem estar associadas a infestações parasitárias dos peixes, como relatam trabalhos em relação aos parasitas Argulus spp. Em um espécime da Curimatã comum que chegou ao laboratório foi observado apresentar uma infecção por essas bactérias do gênero Aeromonas spp., conforme caracterização laboratorial. Buscando o controle da enfermidade foi utilizado, no tratamento, sal marinho na concentração de 15g∕L, diluído na água, com o espécime ficando submerso por 20 minutos, em uma temperatura que variou entre 26 e 28°C. Após 20 dias de tratamento observou-se a cicatrização da área danificada e recuperação parcial de uma nadadeira, o que sugere a eficiência do produto.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/47610.5935/rbhsa.v12i3.476Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 3 (2018); 321-326reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/476/2515Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECECarvalho, Maria Audália Marques de; LAGEPE/FAVET-UECESales, Ronaldo de Oliveira; LAGEPE/FAVET-UECE.Abreu, Keuly Ladislau de; LAGEPE/FAVET-UECE.Silva, Luana da Anunciação; LAGEPE/FAVET-UECE.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-21T19:03:15Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/476Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-21T19:03:15Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
title O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
spellingShingle O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECE
Curimatã comum; Bacteriose; Aeromonas spp.; Tratamento; Sal marinho.
title_short O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
title_full O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
title_fullStr O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
title_full_unstemmed O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
title_sort O sal marinho no tratamento da curimatã comum (Prochilodus cearaensis steindachner, 1911) infectada por Aeromonas ssp. Relato de caso.
author Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECE
author_facet Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECE
Carvalho, Maria Audália Marques de; LAGEPE/FAVET-UECE
Sales, Ronaldo de Oliveira; LAGEPE/FAVET-UECE.
Abreu, Keuly Ladislau de; LAGEPE/FAVET-UECE.
Silva, Luana da Anunciação; LAGEPE/FAVET-UECE.
author_role author
author2 Carvalho, Maria Audália Marques de; LAGEPE/FAVET-UECE
Sales, Ronaldo de Oliveira; LAGEPE/FAVET-UECE.
Abreu, Keuly Ladislau de; LAGEPE/FAVET-UECE.
Silva, Luana da Anunciação; LAGEPE/FAVET-UECE.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raimundo Bezerra da; LAGEPE/FAVET-UECE
Carvalho, Maria Audália Marques de; LAGEPE/FAVET-UECE
Sales, Ronaldo de Oliveira; LAGEPE/FAVET-UECE.
Abreu, Keuly Ladislau de; LAGEPE/FAVET-UECE.
Silva, Luana da Anunciação; LAGEPE/FAVET-UECE.
dc.subject.por.fl_str_mv Curimatã comum; Bacteriose; Aeromonas spp.; Tratamento; Sal marinho.
topic Curimatã comum; Bacteriose; Aeromonas spp.; Tratamento; Sal marinho.
description Diversos agente infecciosos podem ocasionar perdas consideráveis na produção do pescado. Dentre eles estão as bactérias do gênero Aeromonas, caracterizadas por serem oportunistas, que habitam os ecossistemas de água doce, estuarinos e marinho. As enfermidades causadas por essas bacterianas podem estar associadas a infestações parasitárias dos peixes, como relatam trabalhos em relação aos parasitas Argulus spp. Em um espécime da Curimatã comum que chegou ao laboratório foi observado apresentar uma infecção por essas bactérias do gênero Aeromonas spp., conforme caracterização laboratorial. Buscando o controle da enfermidade foi utilizado, no tratamento, sal marinho na concentração de 15g∕L, diluído na água, com o espécime ficando submerso por 20 minutos, em uma temperatura que variou entre 26 e 28°C. Após 20 dias de tratamento observou-se a cicatrização da área danificada e recuperação parcial de uma nadadeira, o que sugere a eficiência do produto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/476
10.5935/rbhsa.v12i3.476
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/476
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v12i3.476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/476/2515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 3 (2018); 321-326
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695339217747968