A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará, Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará, Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338
Resumo: O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a  aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual  no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.
id UFC-4_a062f50ff203084bbb4ad59a765085f5
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/338
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECEplataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a  aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual  no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/33810.5935/rbhsa.v10i3.338Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 310-329reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338/1655Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do CearáSena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do CearáSales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do CearáCosta Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-05T02:15:21Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/338Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2024-03-05T02:15:21Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
title A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
spellingShingle A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará
plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.
title_short A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
title_full A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
title_fullStr A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
title_full_unstemmed A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
title_sort A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
author Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará
author_facet Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará
Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará
Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP
author_role author
author2 Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará
Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raimundo Bezerra da; Universidade Estadual do Ceará
Sena, Alysson Mariano de; Universidade Estadual do Ceará
Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Costa Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da; Universidade Estadual de Campinas - SP
dc.subject.por.fl_str_mv plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.
topic plataforma virtual; layout; conteúdos; interatividade; facilitação na aprendizagem.
description O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a  aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual  no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338
10.5935/rbhsa.v10i3.338
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v10i3.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/338/1655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 10, n. 3 (2016); 310-329
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695339129667584