LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Resende,Lorena Maia, Portella,Adriana Araújo, Woolrych,Ryan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100204
Resumo: Resumo O Brasil, assim como outros países do mundo, vem apresentando um crescimento populacional cada vez mais longevo. Na última década, muitas pesquisas se concentraram em compreender a complexidade e os impactos sobre o envelhecimento. Porém, ainda não está claro se existe alguma relação entre os modos específicos de vida dos idosos com o sentido de lugar que eles vivenciam. Questionamos: que lugares e tipos de atividades podem contribuir para uma melhor qualidade de vida do idoso na sua casa, vizinhança, bairro e cidade? Com o objetivo de analisar como o idoso convive com os lugares que habita na urbanidade contemporânea, a fim de proporcionar novas estratégias para um planejamento urbano inclusivo, a pesquisa utilizou o método dos diários fotográficos para compreender essas dinâmicas. O estudo foi aplicado nas cidades brasileiras de Pelotas/RS, Belo Horizonte/MG e Brasília/DF, cada uma com três recortes de bairros escolhidos por distintas faixas de renda (alta, média e baixa). Mesmo com suas grandes diferenças urbanas, econômicas e culturais, essas cidades têm em comum as transformações na pirâmide etária, tornando o estudo mais heterogêneo e diverso. Como resultado, foi possível fazer a aproximação com o conceito de “devir-criança”, agenciando a filosofia contemporânea francesa com o sentido do "bom lugar" encontrado nos idosos da pesquisa. Essas coexistências nos levaram a propor o exercício de composição de um “devir-criança-idoso”, na direção de uma vontade de potência e afirmação da vida arquitetônica e urbana para um idoso "cri-ativo".
id UFC-5_554f6252c7e7d8ebef3d0160ca75a400
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012022000100204
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVOEnvelhecimentoDiários FotográficosDevir-Criança-IdosoTerritóriosCidade Amiga do IdosoSentido de LugarResumo O Brasil, assim como outros países do mundo, vem apresentando um crescimento populacional cada vez mais longevo. Na última década, muitas pesquisas se concentraram em compreender a complexidade e os impactos sobre o envelhecimento. Porém, ainda não está claro se existe alguma relação entre os modos específicos de vida dos idosos com o sentido de lugar que eles vivenciam. Questionamos: que lugares e tipos de atividades podem contribuir para uma melhor qualidade de vida do idoso na sua casa, vizinhança, bairro e cidade? Com o objetivo de analisar como o idoso convive com os lugares que habita na urbanidade contemporânea, a fim de proporcionar novas estratégias para um planejamento urbano inclusivo, a pesquisa utilizou o método dos diários fotográficos para compreender essas dinâmicas. O estudo foi aplicado nas cidades brasileiras de Pelotas/RS, Belo Horizonte/MG e Brasília/DF, cada uma com três recortes de bairros escolhidos por distintas faixas de renda (alta, média e baixa). Mesmo com suas grandes diferenças urbanas, econômicas e culturais, essas cidades têm em comum as transformações na pirâmide etária, tornando o estudo mais heterogêneo e diverso. Como resultado, foi possível fazer a aproximação com o conceito de “devir-criança”, agenciando a filosofia contemporânea francesa com o sentido do "bom lugar" encontrado nos idosos da pesquisa. Essas coexistências nos levaram a propor o exercício de composição de um “devir-criança-idoso”, na direção de uma vontade de potência e afirmação da vida arquitetônica e urbana para um idoso "cri-ativo".Universidade Federal do Ceará2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100204Mercator (Fortaleza) v.21 2022reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2022.e21004info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,EduardoResende,Lorena MaiaPortella,Adriana AraújoWoolrych,Ryanpor2022-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012022000100204Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:42.148113Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
title LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
spellingShingle LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
Rocha,Eduardo
Envelhecimento
Diários Fotográficos
Devir-Criança-Idoso
Territórios
Cidade Amiga do Idoso
Sentido de Lugar
title_short LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
title_full LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
title_fullStr LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
title_full_unstemmed LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
title_sort LUGARES DO ENVELHECIMENTO CRI-ATIVO
author Rocha,Eduardo
author_facet Rocha,Eduardo
Resende,Lorena Maia
Portella,Adriana Araújo
Woolrych,Ryan
author_role author
author2 Resende,Lorena Maia
Portella,Adriana Araújo
Woolrych,Ryan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Eduardo
Resende,Lorena Maia
Portella,Adriana Araújo
Woolrych,Ryan
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Diários Fotográficos
Devir-Criança-Idoso
Territórios
Cidade Amiga do Idoso
Sentido de Lugar
topic Envelhecimento
Diários Fotográficos
Devir-Criança-Idoso
Territórios
Cidade Amiga do Idoso
Sentido de Lugar
description Resumo O Brasil, assim como outros países do mundo, vem apresentando um crescimento populacional cada vez mais longevo. Na última década, muitas pesquisas se concentraram em compreender a complexidade e os impactos sobre o envelhecimento. Porém, ainda não está claro se existe alguma relação entre os modos específicos de vida dos idosos com o sentido de lugar que eles vivenciam. Questionamos: que lugares e tipos de atividades podem contribuir para uma melhor qualidade de vida do idoso na sua casa, vizinhança, bairro e cidade? Com o objetivo de analisar como o idoso convive com os lugares que habita na urbanidade contemporânea, a fim de proporcionar novas estratégias para um planejamento urbano inclusivo, a pesquisa utilizou o método dos diários fotográficos para compreender essas dinâmicas. O estudo foi aplicado nas cidades brasileiras de Pelotas/RS, Belo Horizonte/MG e Brasília/DF, cada uma com três recortes de bairros escolhidos por distintas faixas de renda (alta, média e baixa). Mesmo com suas grandes diferenças urbanas, econômicas e culturais, essas cidades têm em comum as transformações na pirâmide etária, tornando o estudo mais heterogêneo e diverso. Como resultado, foi possível fazer a aproximação com o conceito de “devir-criança”, agenciando a filosofia contemporânea francesa com o sentido do "bom lugar" encontrado nos idosos da pesquisa. Essas coexistências nos levaram a propor o exercício de composição de um “devir-criança-idoso”, na direção de uma vontade de potência e afirmação da vida arquitetônica e urbana para um idoso "cri-ativo".
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2022.e21004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.21 2022
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755760865280