ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Edvar Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Edna Ribeiro de, Feitosa, Adriana Madja dos Santos, Ribeiro, Luis Távora Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208
Resumo: O objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas.
id UFC-8_069ef0e58884f77b96b0d4eef827910d
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1208
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE TEACHING AND LEARNING WITH “EVERYTHING THAT WE CAN POSSIBLY SEE” IN THE LANDSCAPES OF THE CITY. ENSEÑAR Y APRENDER CON “TODO LO QUE INCLUYEN NUESTRAS VISTAS” EN LOS PAISAJES DE LA CIUDADO objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas.The objective of this study is to provide a (re) construction of the teaching practices and knowledge in Geography in Elementary School - Early Years, through the teaching and learning methodology of reading and interpreting landscapes in urban spaces. This qualitative research has as main bibliographic and documentary sources the studies of Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) and the BNCC (2018), taking the city of Fortaleza-CE as a socio-spatial parameter. The promotion of educational processes based on the everyday reality of the student is a useful methodological alternative for the development of interdisciplinary knowledge guided to the formation of active citizenships.El objetivo de este estudio es contribuir a la (re)construcción de prácticas y conocimientos docentes en Geografía en Educación Primaria- años iniciales, a través de la metodología de enseñanza y aprendizaje de la lectura e interpretación de paisajes en espacios urbanos. Esta investigación cualitativa tiene como principales fuentes bibliográficas y documentales los estudios de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Claudino (2023), Straforini (2021), Claudino (2023) y el BNCC (2018), tomando la ciudad de Fortaleza-CE como parámetro socioespacial. La promoción de procesos educativos basados en la realidad cotidiana del alumno es una alternativa metodológica útil para el desarrollo de conocimientos interdisciplinarios orientados a la formación de ciudadanías activas.Universidade Federal do Ceará2023-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/120810.26895/geosaberes.v14i0.1208Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 742178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208/896Copyright (c) 2023 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasílio, Edvar FerreiraCastro, Edna Ribeiro deFeitosa, Adriana Madja dos SantosRibeiro, Luis Távora Furtado2023-12-17T11:48:57Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1208Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2023-12-17T11:48:57Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
TEACHING AND LEARNING WITH “EVERYTHING THAT WE CAN POSSIBLY SEE” IN THE LANDSCAPES OF THE CITY.
ENSEÑAR Y APRENDER CON “TODO LO QUE INCLUYEN NUESTRAS VISTAS” EN LOS PAISAJES DE LA CIUDAD
title ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
spellingShingle ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
Basílio, Edvar Ferreira
title_short ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
title_full ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
title_fullStr ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
title_full_unstemmed ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
title_sort ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
author Basílio, Edvar Ferreira
author_facet Basílio, Edvar Ferreira
Castro, Edna Ribeiro de
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Ribeiro, Luis Távora Furtado
author_role author
author2 Castro, Edna Ribeiro de
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Ribeiro, Luis Távora Furtado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Edvar Ferreira
Castro, Edna Ribeiro de
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Ribeiro, Luis Távora Furtado
description O objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208
10.26895/geosaberes.v14i0.1208
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v14i0.1208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208/896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74
Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74
Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642177789952