ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas. |
id |
UFC-8_069ef0e58884f77b96b0d4eef827910d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1208 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE TEACHING AND LEARNING WITH “EVERYTHING THAT WE CAN POSSIBLY SEE” IN THE LANDSCAPES OF THE CITY. ENSEÑAR Y APRENDER CON “TODO LO QUE INCLUYEN NUESTRAS VISTAS” EN LOS PAISAJES DE LA CIUDADO objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas.The objective of this study is to provide a (re) construction of the teaching practices and knowledge in Geography in Elementary School - Early Years, through the teaching and learning methodology of reading and interpreting landscapes in urban spaces. This qualitative research has as main bibliographic and documentary sources the studies of Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) and the BNCC (2018), taking the city of Fortaleza-CE as a socio-spatial parameter. The promotion of educational processes based on the everyday reality of the student is a useful methodological alternative for the development of interdisciplinary knowledge guided to the formation of active citizenships.El objetivo de este estudio es contribuir a la (re)construcción de prácticas y conocimientos docentes en Geografía en Educación Primaria- años iniciales, a través de la metodología de enseñanza y aprendizaje de la lectura e interpretación de paisajes en espacios urbanos. Esta investigación cualitativa tiene como principales fuentes bibliográficas y documentales los estudios de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Claudino (2023), Straforini (2021), Claudino (2023) y el BNCC (2018), tomando la ciudad de Fortaleza-CE como parámetro socioespacial. La promoción de procesos educativos basados en la realidad cotidiana del alumno es una alternativa metodológica útil para el desarrollo de conocimientos interdisciplinarios orientados a la formación de ciudadanías activas.Universidade Federal do Ceará2023-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/120810.26895/geosaberes.v14i0.1208Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 742178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208/896Copyright (c) 2023 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBasílio, Edvar FerreiraCastro, Edna Ribeiro deFeitosa, Adriana Madja dos SantosRibeiro, Luis Távora Furtado2023-12-17T11:48:57Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/1208Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2023-12-17T11:48:57Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE TEACHING AND LEARNING WITH “EVERYTHING THAT WE CAN POSSIBLY SEE” IN THE LANDSCAPES OF THE CITY. ENSEÑAR Y APRENDER CON “TODO LO QUE INCLUYEN NUESTRAS VISTAS” EN LOS PAISAJES DE LA CIUDAD |
title |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
spellingShingle |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE Basílio, Edvar Ferreira |
title_short |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
title_full |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
title_fullStr |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
title_full_unstemmed |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
title_sort |
ENSINAR E APRENDER COM “TUDO AQUILO QUE A NOSSA VISTA ABARCA” NAS PAISAGENS DA CIDADE |
author |
Basílio, Edvar Ferreira |
author_facet |
Basílio, Edvar Ferreira Castro, Edna Ribeiro de Feitosa, Adriana Madja dos Santos Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Edna Ribeiro de Feitosa, Adriana Madja dos Santos Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basílio, Edvar Ferreira Castro, Edna Ribeiro de Feitosa, Adriana Madja dos Santos Ribeiro, Luis Távora Furtado |
description |
O objetivo desse estudo é contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e conhecimentos em Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, por meio da estratégia metodológica da leitura e interpretação das paisagens em espaços urbanos. Esta pesquisa, de base qualitativa, tem como principais fontes bibliográfica e documental os estudos de Santos (1997, 2012), Callai (2018), Cavalcanti (2019), Straforini (2021), Claudino (2023) e a BNCC (2018), tomando como parâmetro socioespacial a cidade de Fortaleza (CE). A promoção de processos educativos a partir da realidade cotidiana do educando é uma alternativa didática profícua para o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares norteados para a formação de cidadanias ativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208 10.26895/geosaberes.v14i0.1208 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v14i0.1208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1208/896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74 Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74 Geosaberes; Vol 14 (2023); 59 - 74 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642177789952 |