O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Marisa Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40
Resumo: No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.
id UFC-8_32aa46b0f60970fd33e743feb9a50bc2
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/40
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?Geografia; Educação; Ensino superiorprofessor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.Universidade Federal do Ceará2012-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-112178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40/103MOURA, Marisa Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:43:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/40Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:43:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
title O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
spellingShingle O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
MOURA, Marisa Ribeiro
Geografia; Educação; Ensino superior
professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno
title_short O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
title_full O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
title_fullStr O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
title_full_unstemmed O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
title_sort O professor de geografia e sua prática profissional: qual seu papel na sociedade atual?
author MOURA, Marisa Ribeiro
author_facet MOURA, Marisa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Marisa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ensino superior
professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno
topic Geografia; Educação; Ensino superior
professor de Geografia; prática profissional; relação professor-aluno
description No mundo hoje existe uma grande problemática em relação ao ensino em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Na teoria, existe em todo o Brasil, uma grande quantidade de professores capazes de ensinar de forma satisfatória as crianças e os jovens da sociedade, no entanto, na prática, muito menos que a metade de nossos jovens não conseguem chegar a fazer um curso universitário. Será deficiência do sistema educacional do país? Desqualificação dos nossos professores? Ou a falta de interesse dos nossos jovens em estudar? O objetivo deste artigo é investigar a profissão do professor de geografia de um curso universitário, partindo da seguinte questão: como o professor de geografia desenvolve suas práticas e qual o seu papel na sociedade atual. Observamos os problemas e as possibilidades do professor desenvolver suas ações docentes na universidade, analisamos a prática do professor no contexto ensino-aprendizagem e como este se comunica e estimula seus alunos a pensar e tentamos identificar o motivo que leva o indivíduo a ingressar e permanecer na carreira do magistério. Foram realizadas entrevistas com professores, feito questionários com alunos e observações a respeito da universidade, com base no referencial teórico estudado. Nos resultados obtidos constatamos que ensinar é muito mais que apenas transmitir informação, assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor completo é aquele que é especialista, educador e que acima de tudo, sente prazer em provocar aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/40/103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 3-11
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1754303736989089792