Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Geosaberes |
Download full: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227 |
Summary: | A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental. |
id |
UFC-8_fc1dae38fd4c9fd8acebfe5056f19c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/227 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RSGeografia; Cartografia; EnsinoAtlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar. A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental. Universidade Federal do CearáPrograma de Licenciaturas – PROLICEN/UFSMMENEZES, Daniel JungesROBAINA, Luís Eduardo de Souza2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 712178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227/266info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/227Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
title |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
spellingShingle |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS MENEZES, Daniel Junges Geografia; Cartografia; Ensino Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar. |
title_short |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
title_full |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
title_fullStr |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
title_full_unstemmed |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
title_sort |
Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS |
author |
MENEZES, Daniel Junges |
author_facet |
MENEZES, Daniel Junges ROBAINA, Luís Eduardo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
ROBAINA, Luís Eduardo de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Licenciaturas – PROLICEN/UFSM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENEZES, Daniel Junges ROBAINA, Luís Eduardo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Cartografia; Ensino Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar. |
topic |
Geografia; Cartografia; Ensino Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar. |
description |
A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643652087808 |