Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS

Bibliographic Details
Main Author: MENEZES, Daniel Junges
Publication Date: 2015
Other Authors: ROBAINA, Luís Eduardo de Souza
Format: Article
Language: por
Source: Geosaberes
Download full: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227
Summary: A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental.
id UFC-8_fc1dae38fd4c9fd8acebfe5056f19c7a
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/227
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RSGeografia; Cartografia; EnsinoAtlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar. A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental. Universidade Federal do CearáPrograma de Licenciaturas – PROLICEN/UFSMMENEZES, Daniel JungesROBAINA, Luís Eduardo de Souza2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 712178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227/266info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/227Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
title Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
spellingShingle Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
MENEZES, Daniel Junges
Geografia; Cartografia; Ensino
Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar.
title_short Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
title_full Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
title_fullStr Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
title_full_unstemmed Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
title_sort Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul, RS
author MENEZES, Daniel Junges
author_facet MENEZES, Daniel Junges
ROBAINA, Luís Eduardo de Souza
author_role author
author2 ROBAINA, Luís Eduardo de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Licenciaturas – PROLICEN/UFSM
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, Daniel Junges
ROBAINA, Luís Eduardo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Cartografia; Ensino
Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar.
topic Geografia; Cartografia; Ensino
Atlas Geoambiental; São Pedro do Sul; Estudo do lugar.
description A Geografia cada vez mais assume um papel de destaque na formação escolar, sendo esta muitas vezes, o elo entre o que o aluno vivencia no seu cotidiano e o que este aprende dentro da sala de aula, tornando- se a janela pela qual o educando passa a observar o mundo a partir do que aprende em classe e começa a refletir sobre a relação entre o que este presencia no seu dia a dia e os conteúdos trabalhados pelo professor. Neste sentido, trabalhar com a escala local, ou seja, o lugar percebido e vivenciado pelo educando é fundamental, pois permite despertar no aluno significâncias entre o que se constrói em sala de aula e o seu espaço cotidiano, tornando-se uma ferramenta didático-pedagógica de grande potencial e base para entendimento de dinâmicas que acontecem em outros espaços e escalas. Diante disto a elaboração do Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul e discussão com a comunidade escolar visou atender estas necessidades de estudo local, construir um arcabouço de informações geográficas, turísticas e históricas, aliando outras formas de comunicação como fotografias, tabelas e textos além dos mapas, somado a introdução de discussões ligadas a dinâmica ambiental, um tema transversal de suma importância, que remete a cartografia geoambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/227/266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 60 - 71
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643652087808