O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Eduarda Barbosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PONTES, Antônio Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4
Resumo: Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).
id UFC-9_13b309abc1b9a6c0d2776ad396185201
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/4
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas AuleteDicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura.Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).Universidade Federal do CearáDUARTE, Eduarda BarbosaPONTES, Antônio Luciano2011-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/410.22168/2237-6321.1.1.1.48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-572237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4/48info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T14:26:41Zoai:ojs.localhost:article/4Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-05-22T14:26:41Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
title O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
spellingShingle O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
DUARTE, Eduarda Barbosa
Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura.
title_short O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
title_full O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
title_fullStr O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
title_full_unstemmed O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
title_sort O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
author DUARTE, Eduarda Barbosa
author_facet DUARTE, Eduarda Barbosa
PONTES, Antônio Luciano
author_role author
author2 PONTES, Antônio Luciano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Eduarda Barbosa
PONTES, Antônio Luciano
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura.
topic Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura.
description Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4
10.22168/2237-6321.1.1.1.48-57
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.1.1.1.48-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4/48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57
Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57
Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57
Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57
Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1754303791424864256