O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4 |
Resumo: | Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). |
id |
UFC-9_13b309abc1b9a6c0d2776ad396185201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/4 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas AuleteDicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura.Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).Universidade Federal do CearáDUARTE, Eduarda BarbosaPONTES, Antônio Luciano2011-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/410.22168/2237-6321.1.1.1.48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-572237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4/48info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T14:26:41Zoai:ojs.localhost:article/4Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-05-22T14:26:41Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
title |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
spellingShingle |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete DUARTE, Eduarda Barbosa Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura. |
title_short |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
title_full |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
title_fullStr |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
title_full_unstemmed |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
title_sort |
O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete |
author |
DUARTE, Eduarda Barbosa |
author_facet |
DUARTE, Eduarda Barbosa PONTES, Antônio Luciano |
author_role |
author |
author2 |
PONTES, Antônio Luciano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Eduarda Barbosa PONTES, Antônio Luciano |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura. |
topic |
Dicionário escolar; Metalexicografia; Medioestrutura. |
description |
Os dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionáriosão: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4 10.22168/2237-6321.1.1.1.48-57 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.1.1.1.48-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4/48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57 Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57 Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57 Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57 Entrepalavras; v. 1, n. 1 (1): Entrepalavras; 48-57 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1754303791424864256 |