Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Léia Cruz de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Boio, Jeremias Abel Graciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/996
Resumo: Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.  
id UFC-9_bae65192edc2694f90634e92077e0ff3
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/996
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de AngolaLinguística Textualgêneros textuais; ensino; livro didático.Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.  Universidade Federal do CearáMenezes, Léia Cruz deBoio, Jeremias Abel Graciano2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de material didáticoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/99610.22168/2237-6321.7.7.2.517-533Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-5332237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/996/470Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T05:11:24Zoai:ojs.localhost:article/996Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-01-03T05:11:24Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
title Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
spellingShingle Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
Menezes, Léia Cruz de
Linguística Textual
gêneros textuais; ensino; livro didático.
title_short Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
title_full Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
title_fullStr Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
title_full_unstemmed Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
title_sort Gêneros textuais e ensino: uma análise do livro didático de língua portuguesa do ensino secundário da 12ª classe de Angola
author Menezes, Léia Cruz de
author_facet Menezes, Léia Cruz de
Boio, Jeremias Abel Graciano
author_role author
author2 Boio, Jeremias Abel Graciano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Léia Cruz de
Boio, Jeremias Abel Graciano
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual
gêneros textuais; ensino; livro didático.
topic Linguística Textual
gêneros textuais; ensino; livro didático.
description Na perspectiva de uma educação linguística capaz de tornar as pessoas mais críticas, participativas e atuantes socialmente, entende-se a necessidade de um trabalho didático-pedagógico com uma língua-em-função, o que só é possível se tomarmos como objeto os gêneros textuais. A partir dessa premissa, este artigo objetiva analisar como o livro didático adotado na 12ª classe em Angola aborda os gêneros textuais. Como aporte teórico, utilizaremos os trabalhos de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Rojo & Barbosa (2015). Constatamos que, embora a obra Língua portuguesa-12ª classe, de Olga Magalhães, Fernanda Costa e Lília Silva, explore vários gêneros textuais, as atividades sugeridas a partir dos gêneros são, não raro, exercícios mecânicos de treinamento escolar da escrita ou da oralidade, pois desvinculados de situações reais de uso.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de material didático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/996
10.22168/2237-6321.7.7.2.517-533
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/996
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.2.517-533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/996/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 517-533
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329729044971521