Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscilla Freitas de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96144
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.
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