Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Helio L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Accioly,Luciano J. de O., Silva,Flávio H. B. B. da, Sobral,Maria do C. M., Araújo Filho,José C. de, Candeias,Ana L. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000900014
Resumo: O estudo da umidade do solo é fundamental não só para a determinação da resiliência de ecossistemas e sua recuperação, mas também na modelagem da relação água-vegetação-atmosfera. Na aquisição dessas informações o sensoriamento remoto perfaz uma ferramenta importante e de potencial adequado para monitoramento e mapeamento. Visando à espacialização de índices relacionados à umidade, vários métodos têm sido propostos, embora sua aplicação ainda seja limitada. Neste trabalho se aplicou o modelo de índice de umidade do solo (IUS) cujos objetivos foram: espacializar o IUS, estabelecer graus de desertificação, delimitar a área em processo de desertificação e verificar possíveis relações do IUS com parâmetros de água no solo. Na aplicação deste modelo se utilizaram, como dados de entrada, o NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada) e a LST (temperatura da superfície) e se observou que o IUS representado pela média dos valores desses índices pode ser empregado na determinação do grau de degradação da superfície e para gerar classificação legendada, discriminando vários níveis de degradação ambiental. Constatou-se também que não houve relação direta do IUS com parâmetros físicos de retenção de umidade do solo. Desta forma, o sensoriamento remoto mostrou ser uma ferramenta significativa na avaliação de índices de umidade do solo em áreas degradadas tal como para delinear a dinâmica de borda em núcleo de desertificação.
id UFCG-1_7dd0328351a94ad76b952327255a59b9
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662011000900014
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetaçãoíndice de umidade do soloNDVISeridódesertificaçãoO estudo da umidade do solo é fundamental não só para a determinação da resiliência de ecossistemas e sua recuperação, mas também na modelagem da relação água-vegetação-atmosfera. Na aquisição dessas informações o sensoriamento remoto perfaz uma ferramenta importante e de potencial adequado para monitoramento e mapeamento. Visando à espacialização de índices relacionados à umidade, vários métodos têm sido propostos, embora sua aplicação ainda seja limitada. Neste trabalho se aplicou o modelo de índice de umidade do solo (IUS) cujos objetivos foram: espacializar o IUS, estabelecer graus de desertificação, delimitar a área em processo de desertificação e verificar possíveis relações do IUS com parâmetros de água no solo. Na aplicação deste modelo se utilizaram, como dados de entrada, o NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada) e a LST (temperatura da superfície) e se observou que o IUS representado pela média dos valores desses índices pode ser empregado na determinação do grau de degradação da superfície e para gerar classificação legendada, discriminando vários níveis de degradação ambiental. Constatou-se também que não houve relação direta do IUS com parâmetros físicos de retenção de umidade do solo. Desta forma, o sensoriamento remoto mostrou ser uma ferramenta significativa na avaliação de índices de umidade do solo em áreas degradadas tal como para delinear a dinâmica de borda em núcleo de desertificação.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000900014Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.9 2011reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662011000900014info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Helio L.Accioly,Luciano J. de O.Silva,Flávio H. B. B. daSobral,Maria do C. M.Araújo Filho,José C. deCandeias,Ana L. B.por2011-10-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662011000900014Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2011-10-18T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
title Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
spellingShingle Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
Lopes,Helio L.
índice de umidade do solo
NDVI
Seridó
desertificação
title_short Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
title_full Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
title_fullStr Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
title_full_unstemmed Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
title_sort Espacialização da umidade do solo por meio da temperatura da superfície e índice de vegetação
author Lopes,Helio L.
author_facet Lopes,Helio L.
Accioly,Luciano J. de O.
Silva,Flávio H. B. B. da
Sobral,Maria do C. M.
Araújo Filho,José C. de
Candeias,Ana L. B.
author_role author
author2 Accioly,Luciano J. de O.
Silva,Flávio H. B. B. da
Sobral,Maria do C. M.
Araújo Filho,José C. de
Candeias,Ana L. B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Helio L.
Accioly,Luciano J. de O.
Silva,Flávio H. B. B. da
Sobral,Maria do C. M.
Araújo Filho,José C. de
Candeias,Ana L. B.
dc.subject.por.fl_str_mv índice de umidade do solo
NDVI
Seridó
desertificação
topic índice de umidade do solo
NDVI
Seridó
desertificação
description O estudo da umidade do solo é fundamental não só para a determinação da resiliência de ecossistemas e sua recuperação, mas também na modelagem da relação água-vegetação-atmosfera. Na aquisição dessas informações o sensoriamento remoto perfaz uma ferramenta importante e de potencial adequado para monitoramento e mapeamento. Visando à espacialização de índices relacionados à umidade, vários métodos têm sido propostos, embora sua aplicação ainda seja limitada. Neste trabalho se aplicou o modelo de índice de umidade do solo (IUS) cujos objetivos foram: espacializar o IUS, estabelecer graus de desertificação, delimitar a área em processo de desertificação e verificar possíveis relações do IUS com parâmetros de água no solo. Na aplicação deste modelo se utilizaram, como dados de entrada, o NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada) e a LST (temperatura da superfície) e se observou que o IUS representado pela média dos valores desses índices pode ser empregado na determinação do grau de degradação da superfície e para gerar classificação legendada, discriminando vários níveis de degradação ambiental. Constatou-se também que não houve relação direta do IUS com parâmetros físicos de retenção de umidade do solo. Desta forma, o sensoriamento remoto mostrou ser uma ferramenta significativa na avaliação de índices de umidade do solo em áreas degradadas tal como para delinear a dinâmica de borda em núcleo de desertificação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000900014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000900014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662011000900014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.9 2011
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297680824762368