Exportação concluída — 

O profissional de letras em monografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Clara Regina Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SILVA, Williany Miranda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.237 O trabalho ora apresentado reflete sobre a formação do professor em cursos de Letras. A reflexão é norteada pela questão: Como a formação do professor é abordada em monografias que tratam desta temática? Para a sua realização, a partir de autores como Denzin e Lincoln (2008), adota-se metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa na análise de duas monografias, defendidas em 2011 e 2010, produzidas por sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Curso de Licenciatura Plena em Letras, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Matencio (2001; 2002; 2006) subsidia a investigação sobre a formação de professores que tomam a escrita como base de análise. Os resultados obtidos indicam que ambas as monografias analisadas evidenciam a formação do professor em pré-serviço, seja no tocante ao estudo de seminários (em sala de aula), seja no tocante ao estudo e ensino de escrita para alunos na formação inicial. Além disso, indicam que a produção do referido gênero mobiliza a formação do sujeito que o produz, na condição de graduando do curso de Letras.  
id UFCG-2_dca69ba8eaa404315b32a3329fb83136
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1847
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O profissional de letras em monografiasFormação do professorEscritaMonografiaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.237 O trabalho ora apresentado reflete sobre a formação do professor em cursos de Letras. A reflexão é norteada pela questão: Como a formação do professor é abordada em monografias que tratam desta temática? Para a sua realização, a partir de autores como Denzin e Lincoln (2008), adota-se metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa na análise de duas monografias, defendidas em 2011 e 2010, produzidas por sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Curso de Licenciatura Plena em Letras, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Matencio (2001; 2002; 2006) subsidia a investigação sobre a formação de professores que tomam a escrita como base de análise. Os resultados obtidos indicam que ambas as monografias analisadas evidenciam a formação do professor em pré-serviço, seja no tocante ao estudo de seminários (em sala de aula), seja no tocante ao estudo e ensino de escrita para alunos na formação inicial. Além disso, indicam que a produção do referido gênero mobiliza a formação do sujeito que o produz, na condição de graduando do curso de Letras.  Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-1982317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847/1762© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Clara Regina Rodrigues de SILVA, Williany Miranda da 2024-01-04T23:48:36Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1847Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:36Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional de letras em monografias
title O profissional de letras em monografias
spellingShingle O profissional de letras em monografias
SOUZA, Clara Regina Rodrigues de
Formação do professor
Escrita
Monografia
title_short O profissional de letras em monografias
title_full O profissional de letras em monografias
title_fullStr O profissional de letras em monografias
title_full_unstemmed O profissional de letras em monografias
title_sort O profissional de letras em monografias
author SOUZA, Clara Regina Rodrigues de
author_facet SOUZA, Clara Regina Rodrigues de
SILVA, Williany Miranda da
author_role author
author2 SILVA, Williany Miranda da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Clara Regina Rodrigues de
SILVA, Williany Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor
Escrita
Monografia
topic Formação do professor
Escrita
Monografia
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.237 O trabalho ora apresentado reflete sobre a formação do professor em cursos de Letras. A reflexão é norteada pela questão: Como a formação do professor é abordada em monografias que tratam desta temática? Para a sua realização, a partir de autores como Denzin e Lincoln (2008), adota-se metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa na análise de duas monografias, defendidas em 2011 e 2010, produzidas por sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Curso de Licenciatura Plena em Letras, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Matencio (2001; 2002; 2006) subsidia a investigação sobre a formação de professores que tomam a escrita como base de análise. Os resultados obtidos indicam que ambas as monografias analisadas evidenciam a formação do professor em pré-serviço, seja no tocante ao estudo de seminários (em sala de aula), seja no tocante ao estudo e ensino de escrita para alunos na formação inicial. Além disso, indicam que a produção do referido gênero mobiliza a formação do sujeito que o produz, na condição de graduando do curso de Letras.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1847/1762
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198
Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198
Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198
Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 183-198
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785285091328