Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Claudia Lima de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, Município de Sumé-Paraíba na disciplina de Biologia nas turmas do 2º Ano. O objetivo principal foi construir um jogo didático, aplicá-lo no ensino de biologia e verificar se este recurso facilita na compreensão dos conceitos biológicos, facilitando a aprendizagem. Foi empregado o método exploratório experimental, utilizando de pesquisa de campo e referenciais teóricos. A coleta dos dados foi através da observação, aplicação de jogo “microcaminho”- vírus e questionário. Sua abordagem é qualitativa / quantitativa por apresentar argumentos construtivistas não apenas em torno de números, mas também de análises dos momentos vivenciados relevantes do problema que se vale de informações fundamentais para a pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de duas turmas do 2º Ano, da Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Sumé- PB, em que uma turma teve aula do conteúdo e aplicação do questionário enquanto a outra teve a aula, aplicação do jogo e questionário. A pesquisa buscou identificar através do jogo didático com conteúdo de vírus, se á sua aplicação seria propícia para facilitar a construção do conhecimento e de habilidades. Com a utilização do jogo didático e questionário foi possível analisar as dificuldades e possibilidades para os alunos compreender os conceitos biológicos. E os fatores que ocasionam para que este instrumento não seja utilizado dentro do espaço escolar. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.
id UFCG_09187cd5191e613417eba4be17211800
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5830
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.Learn by playing: the playful in teaching biology.Jogos didáticosEnsino de biologiaAbordagens lúdicas-ensinoEducational gamesBiology TeachingPlayful teaching approachesEste trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, Município de Sumé-Paraíba na disciplina de Biologia nas turmas do 2º Ano. O objetivo principal foi construir um jogo didático, aplicá-lo no ensino de biologia e verificar se este recurso facilita na compreensão dos conceitos biológicos, facilitando a aprendizagem. Foi empregado o método exploratório experimental, utilizando de pesquisa de campo e referenciais teóricos. A coleta dos dados foi através da observação, aplicação de jogo “microcaminho”- vírus e questionário. Sua abordagem é qualitativa / quantitativa por apresentar argumentos construtivistas não apenas em torno de números, mas também de análises dos momentos vivenciados relevantes do problema que se vale de informações fundamentais para a pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de duas turmas do 2º Ano, da Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Sumé- PB, em que uma turma teve aula do conteúdo e aplicação do questionário enquanto a outra teve a aula, aplicação do jogo e questionário. A pesquisa buscou identificar através do jogo didático com conteúdo de vírus, se á sua aplicação seria propícia para facilitar a construção do conhecimento e de habilidades. Com a utilização do jogo didático e questionário foi possível analisar as dificuldades e possibilidades para os alunos compreender os conceitos biológicos. E os fatores que ocasionam para que este instrumento não seja utilizado dentro do espaço escolar. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.Didactic games are a powerful tool for the learning-teaching process, and they are also an alternative for the teachers to contextualize and to deal with complex subjects. In this context, the present work is about didactic games in biology teaching. This work is the result of a research in the Professor José Gonçalves de Queiroz school, at Sumé city, Paraiba State, Brazil. The study was conducted on biology classes of the 2nd year of the high school. The aim of this study was to build a didactic game and to applie it on class. The game, called “Microcaminhos-virus” was developed with low cost material and good visual resources. The idea of this game was to help the teachers and students with the microbiology classes, in specially about virus. It was originally developed in microbiology classes of the graduation course in Field Education at the Federal University of Campina Grande, under the supervision of the professorGlauciane Danusa Coelho. For this research the game was modified and restricted to virus subject. So, images and questions was carefully selected to perform the game. A questionnaire was applied to verify the quality of the didactic game. The classes where the game was used showed a better performance in the questionnaire answers. The Fisher´s exact test showed significant (p<0.05) differences in a metadata analysis. The results leads to conclude that the game “Microcaminhos-virus” is a good tool for microbiology teaching, and should be used by the biology teachers as a ludical propose of study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMAIA, Rafael Trindade.MAIA, R. T.http://lattes.cnpq.br/2415016408445222COELHO, Glauciane Danusa.MENEZES, Marcus Bessa de.MELO, Claudia Lima de.2014-04-162019-08-15T20:10:40Z2019-08-152019-08-15T20:10:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.melohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830MELO, Claudia Lima de. Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T16:16:09Zoai:localhost:riufcg/5830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T16:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
Learn by playing: the playful in teaching biology.
title Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
spellingShingle Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
MELO, Claudia Lima de.
Jogos didáticos
Ensino de biologia
Abordagens lúdicas-ensino
Educational games
Biology Teaching
Playful teaching approaches
title_short Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
title_full Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
title_fullStr Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
title_full_unstemmed Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
title_sort Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia.
author MELO, Claudia Lima de.
author_facet MELO, Claudia Lima de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAIA, Rafael Trindade.
MAIA, R. T.
http://lattes.cnpq.br/2415016408445222
COELHO, Glauciane Danusa.
MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Claudia Lima de.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Ensino de biologia
Abordagens lúdicas-ensino
Educational games
Biology Teaching
Playful teaching approaches
topic Jogos didáticos
Ensino de biologia
Abordagens lúdicas-ensino
Educational games
Biology Teaching
Playful teaching approaches
description Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, Município de Sumé-Paraíba na disciplina de Biologia nas turmas do 2º Ano. O objetivo principal foi construir um jogo didático, aplicá-lo no ensino de biologia e verificar se este recurso facilita na compreensão dos conceitos biológicos, facilitando a aprendizagem. Foi empregado o método exploratório experimental, utilizando de pesquisa de campo e referenciais teóricos. A coleta dos dados foi através da observação, aplicação de jogo “microcaminho”- vírus e questionário. Sua abordagem é qualitativa / quantitativa por apresentar argumentos construtivistas não apenas em torno de números, mas também de análises dos momentos vivenciados relevantes do problema que se vale de informações fundamentais para a pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de duas turmas do 2º Ano, da Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Sumé- PB, em que uma turma teve aula do conteúdo e aplicação do questionário enquanto a outra teve a aula, aplicação do jogo e questionário. A pesquisa buscou identificar através do jogo didático com conteúdo de vírus, se á sua aplicação seria propícia para facilitar a construção do conhecimento e de habilidades. Com a utilização do jogo didático e questionário foi possível analisar as dificuldades e possibilidades para os alunos compreender os conceitos biológicos. E os fatores que ocasionam para que este instrumento não seja utilizado dentro do espaço escolar. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-16
2019-08-15T20:10:40Z
2019-08-15
2019-08-15T20:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
MELO, Claudia Lima de. Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.melo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
identifier_str_mv MELO, Claudia Lima de. Aprender jogando: o lúdico no ensino de biologia. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386484862976