Economia solidária e educação de surdos: estudo reflexivo com alunos surdos da EJA em Sumé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.nascimento0
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5339
Resumo: Este trabalho pesquisou a possibilidade de introdução dos princípios da Economia solidária na educação dos surdos da EJA, na Escola Presidente Vargas em Sumé/ PB. A pesquisa se efetivou de acordo com a abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, o registro em caderno de campo e entrevista semiestruturada com os discentes surdos, professora e instrutor de Libras. O objetivo geral se propôs a investigar e analisar a viabilidade de aplicação dos princípios da Economia solidária na educação dos surdos da EJA, na Escola Presidente Vargas em Sumé, fazendo um breve recorte acerca da exclusão social oriunda do capitalismo e acerca da Economia solidária na EJA, como uma proposta de inserção social para pessoas surdas. Quanto aos objetivos específicos buscou-se investigar como se desenvolve o ensino e aprendizagem destinado aos alunos surdos da EJA da Escola Presidente Vargas; verificar as aproximações dos princípios da Economia solidária com as práticas educacionais e sociais dos surdos; analisar como os princípios da Economia solidária poderiam ser aplicados na educação dos alunos surdos da EJA da referida escola e compreender como a Economia solidária pode contribuir para a formação educacional e laboral dos alunos surdos da EJA. Os resultados apontaram a abordagem educacional bilíngue como aquela que melhor permite o desenvolvimento do educando surdo, pois tem a língua de sinais como mediadora no processo educacional e comunicativo. Como também se constatou que a Economia solidária pode ser uma alternativa viável no processo educativo e de inserção do surdo em uma atividade laboral.
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(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5339Este trabalho pesquisou a possibilidade de introdução dos princípios da Economia solidária na educação dos surdos da EJA, na Escola Presidente Vargas em Sumé/ PB. A pesquisa se efetivou de acordo com a abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, o registro em caderno de campo e entrevista semiestruturada com os discentes surdos, professora e instrutor de Libras. O objetivo geral se propôs a investigar e analisar a viabilidade de aplicação dos princípios da Economia solidária na educação dos surdos da EJA, na Escola Presidente Vargas em Sumé, fazendo um breve recorte acerca da exclusão social oriunda do capitalismo e acerca da Economia solidária na EJA, como uma proposta de inserção social para pessoas surdas. Quanto aos objetivos específicos buscou-se investigar como se desenvolve o ensino e aprendizagem destinado aos alunos surdos da EJA da Escola Presidente Vargas; verificar as aproximações dos princípios da Economia solidária com as práticas educacionais e sociais dos surdos; analisar como os princípios da Economia solidária poderiam ser aplicados na educação dos alunos surdos da EJA da referida escola e compreender como a Economia solidária pode contribuir para a formação educacional e laboral dos alunos surdos da EJA. Os resultados apontaram a abordagem educacional bilíngue como aquela que melhor permite o desenvolvimento do educando surdo, pois tem a língua de sinais como mediadora no processo educacional e comunicativo. Como também se constatou que a Economia solidária pode ser uma alternativa viável no processo educativo e de inserção do surdo em uma atividade laboral.This work investigated the possibility of introducing the principles of the Solidarity Economy in the education of the deaf of the EJA, at the Presidente Vargas School in Sumé/PB. The research was carried out according to a qualitative approach. The data collection instruments were observation, field notebook recording, and semi-structured interview with deaf students, teacher and Libras (Brazilian sign language) instructor. The general aim was to investigate and analyze the feasibility of applying the Principles of Solidarity Economy in the education of the EJA deaf students, at the Presidente Vargas School in Sumé, making a brief cut about the social exclusion that comes from capitalism and about Solidarity Economy in the EJA, as a proposal of social insertion for deaf people. The Specific goals were to investigate how the teaching-learning process for EJA deaf students of the Presidente Vargas School develops; verifying the approximation of Solidarity Economy principles with the educational and social practices of the deaf; analyzing how the solidarity economy principles could be applied in the education of EJA deaf students of the discussed school and to understand how the Solidarity Economy can contribute to the educational and labor training of the EJA deaf students. The results pointed out to the bilingual educational approach as the one that best allows the development of the deaf student, since it has sign language as mediator in the educational and communicative process. Moreover, it was also verified that the Solidarity Economy can be a feasible alternative in the educational and insertion process of the deaf in a labor activity.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-08-02T11:09:37Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017..pdf: 840430 bytes, checksum: 79ca32288a64428f7b2ca1f99a81ba19 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T11:09:37Z (GMT). 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