Aplicação de métodos de previsão de demanda para cargas marítimas enviadas a uma plataforma de petróleo offshore.
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | A logística marítima offshore é responsável pela manutenção das operações e da produção de petróleo na Bacia de Campos, as quais dependem de um diversificado número de insumos: produtos químicos, alimentos, equipamentos, containers, entre outros. Estes produtos, para serem transportados, precisam ser embalados em caixas metálicas, contentores, cestas metálicas ou skids metálicos, a depender do tipo de carga. A movimentação é feita através de barcos, com uma periodicidade de cinco dias. Este trabalho pretende demonstrar a importância da previsão de demandas através de métodos quantitativos como ferramenta no planejamento e programação dessas cargas, possibilitando maior organização do espaço de recebimento de cargas, evitando atrasos na operação entre plataforma e embarcação, acúmulos em áreas de consolidação de cargas, faltas de insumos nos estoques e erro no dimensionamento das frotas marítimas por mal planejamento dos atendimentos às unidades de produção. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se métodos exploratórios com pesquisa de levantamento, análise das séries temporais das três categorias de maior representatividade para a operação (Refil PQ A, Contentor A e Contentor ALIM) e a aplicação dos métodos de Médias Móveis Simples e Amortecimento Exponencial Simples, assim como os erros de previsão MAD e o critério 4MAD para comparação e validação dos resultados. |
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A movimentação é feita através de barcos, com uma periodicidade de cinco dias. Este trabalho pretende demonstrar a importância da previsão de demandas através de métodos quantitativos como ferramenta no planejamento e programação dessas cargas, possibilitando maior organização do espaço de recebimento de cargas, evitando atrasos na operação entre plataforma e embarcação, acúmulos em áreas de consolidação de cargas, faltas de insumos nos estoques e erro no dimensionamento das frotas marítimas por mal planejamento dos atendimentos às unidades de produção. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se métodos exploratórios com pesquisa de levantamento, análise das séries temporais das três categorias de maior representatividade para a operação (Refil PQ A, Contentor A e Contentor ALIM) e a aplicação dos métodos de Médias Móveis Simples e Amortecimento Exponencial Simples, assim como os erros de previsão MAD e o critério 4MAD para comparação e validação dos resultados.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Logística marítima offshoreOffshorePrevisão de demandasSéries temporaisIndústria offshorePlataforma de petróleo offshoreLogística offshoreCargas marítimasOffshore maritime logisticsDemand forecastTime seriesOffshore industryOffshore oil platformOffshore logisticsSea cargo8Aplicação de métodos de previsão de demanda para cargas marítimas enviadas a uma plataforma de petróleo offshore.Application of demand forecasting methods for maritime cargo sent to an offshore oil platform.20202023-10-24T00:06:07Z2023-10-232023-10-24T00:06:07Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32280BRITO, Bruna Bittencourt da Costa; SOBRAL, Ana Paula Barbosa. Aplicação de métodos de previsão de demanda para cargas marítimas enviadas a uma plataforma de petróleo offshore. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. 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A logística marítima offshore é responsável pela manutenção das operações e da produção de petróleo na Bacia de Campos, as quais dependem de um diversificado número de insumos: produtos químicos, alimentos, equipamentos, containers, entre outros. Estes produtos, para serem transportados, precisam ser embalados em caixas metálicas, contentores, cestas metálicas ou skids metálicos, a depender do tipo de carga. A movimentação é feita através de barcos, com uma periodicidade de cinco dias. Este trabalho pretende demonstrar a importância da previsão de demandas através de métodos quantitativos como ferramenta no planejamento e programação dessas cargas, possibilitando maior organização do espaço de recebimento de cargas, evitando atrasos na operação entre plataforma e embarcação, acúmulos em áreas de consolidação de cargas, faltas de insumos nos estoques e erro no dimensionamento das frotas marítimas por mal planejamento dos atendimentos às unidades de produção. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se métodos exploratórios com pesquisa de levantamento, análise das séries temporais das três categorias de maior representatividade para a operação (Refil PQ A, Contentor A e Contentor ALIM) e a aplicação dos métodos de Médias Móveis Simples e Amortecimento Exponencial Simples, assim como os erros de previsão MAD e o critério 4MAD para comparação e validação dos resultados. |
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