Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773
Resumo: Nos dias atuais é cada vez mais necessário discutir a formação inicial e contínua e os saberes docentes, como forma de repensar a prática pedagógica diante dos desafios do dia-a-dia. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a relevância dos saberes docentes e os desafios da profissão. Assim sendo, este estudo objetivou refletir sobre a importância da formação inicial e contínua, bem como investigar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes, discutir a importância dos saberes necessários à prática dos professores, identificar as principais dificuldades dos professores no processo de formação contínua e os desafios da profissão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer melhor o tema, seguida de uma pesquisa de campo realizada com 4 (quatro) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Barro-CE. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 9 (nove) questões. Os dados foram analisados a partir das falas das docentes fazendo a mediação teórica com autores como Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), entre outros. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelas professoras, como a ausência ou pouca disponibilidade de outros profissionais para substitui-las durante as formações, a falta de tempo para participarem das formações, a não parceria entre família e escola, entre outras. Essa situação aponta a importância da formação inicial e a necessidade de uma formação contínua como possibilidade de construir novos conhecimentos para enfrentar os desafios docentes, assim como para ressignificar os saberes necessários à prática educativa.
id UFCG_2f9835075e18c657203b25a77ae1257c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6773
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.Initial and continuous training of teachers and the knowledge necessary for their practice in the face of current challenges.Formação docenteSaberes docentesPrática docenteTeacher trainingTeaching knowledgeTeaching practiceEducação.Nos dias atuais é cada vez mais necessário discutir a formação inicial e contínua e os saberes docentes, como forma de repensar a prática pedagógica diante dos desafios do dia-a-dia. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a relevância dos saberes docentes e os desafios da profissão. Assim sendo, este estudo objetivou refletir sobre a importância da formação inicial e contínua, bem como investigar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes, discutir a importância dos saberes necessários à prática dos professores, identificar as principais dificuldades dos professores no processo de formação contínua e os desafios da profissão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer melhor o tema, seguida de uma pesquisa de campo realizada com 4 (quatro) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Barro-CE. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 9 (nove) questões. Os dados foram analisados a partir das falas das docentes fazendo a mediação teórica com autores como Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), entre outros. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelas professoras, como a ausência ou pouca disponibilidade de outros profissionais para substitui-las durante as formações, a falta de tempo para participarem das formações, a não parceria entre família e escola, entre outras. Essa situação aponta a importância da formação inicial e a necessidade de uma formação contínua como possibilidade de construir novos conhecimentos para enfrentar os desafios docentes, assim como para ressignificar os saberes necessários à prática educativa.Nowadays, it is increasingly necessary to discuss initial and continuing education and teacher knowledge, as a way of rethinking pedagogical practice in the face of everyday challenges. This theme was chosen with the purpose of broadening the knowledge about the subject and better understanding the relevance of the teaching knowledge and the challenges of the profession. Thus, this study aimed to reflect on the importance of initial and continuing training, as well as investigate the conceptions of initial and continuing teacher training, discuss the importance of the knowledge needed for teachers' practice, identify the main difficulties teachers face in the training process The challenges of the profession. For that, an exploratory research was carried out to better clarify the theme, followed by a field survey conducted with 4 (four) teachers from the first years of elementary school, from a municipal school in the city of Barro-CE. A semi-structured interview with 9 (nine) questions was used as data collection instrument. The data were analyzed from the lectures of the teachers doing the theoretical mediation with authors like Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), among others. The results pointed out the many difficulties experienced by the teachers, such as the absence or lack of availability of other professionals to replace them during training, lack of time to participate in training, non-partnership between family and school, among others. This situation points to the importance of initial training and the need for continuous training as a possibility to build new knowledge to face the teaching challenges, as well as to re-significate the knowledge necessary for the educational practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.LIRA , Rejane Maria de Araújo.SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.2017-08-232019-09-05T19:49:26Z2019-09-052019-09-05T19:49:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro. Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:50:19Zoai:localhost:riufcg/6773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:50:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
Initial and continuous training of teachers and the knowledge necessary for their practice in the face of current challenges.
title Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
spellingShingle Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
Formação docente
Saberes docentes
Prática docente
Teacher training
Teaching knowledge
Teaching practice
Educação.
title_short Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
title_full Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
title_fullStr Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
title_full_unstemmed Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
title_sort Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.
author SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
author_facet SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.
LIRA , Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Saberes docentes
Prática docente
Teacher training
Teaching knowledge
Teaching practice
Educação.
topic Formação docente
Saberes docentes
Prática docente
Teacher training
Teaching knowledge
Teaching practice
Educação.
description Nos dias atuais é cada vez mais necessário discutir a formação inicial e contínua e os saberes docentes, como forma de repensar a prática pedagógica diante dos desafios do dia-a-dia. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a relevância dos saberes docentes e os desafios da profissão. Assim sendo, este estudo objetivou refletir sobre a importância da formação inicial e contínua, bem como investigar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes, discutir a importância dos saberes necessários à prática dos professores, identificar as principais dificuldades dos professores no processo de formação contínua e os desafios da profissão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer melhor o tema, seguida de uma pesquisa de campo realizada com 4 (quatro) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Barro-CE. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 9 (nove) questões. Os dados foram analisados a partir das falas das docentes fazendo a mediação teórica com autores como Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), entre outros. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelas professoras, como a ausência ou pouca disponibilidade de outros profissionais para substitui-las durante as formações, a falta de tempo para participarem das formações, a não parceria entre família e escola, entre outras. Essa situação aponta a importância da formação inicial e a necessidade de uma formação contínua como possibilidade de construir novos conhecimentos para enfrentar os desafios docentes, assim como para ressignificar os saberes necessários à prática educativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
2019-09-05T19:49:26Z
2019-09-05
2019-09-05T19:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773
SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro. Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773
identifier_str_mv SILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro. Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392592818176