Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
DANTAS, Daiane Lourene Soares. |
Data de Publicação: |
2014 |
Tipo de documento: |
Trabalho de conclusão de curso
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9762
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Resumo: |
Sabe-se que a educação é responsável por todas as transformações sociais, portanto, a formação inicial dos profissionais que nela atuam é de extrema importância. Pois, é neste momento que os licenciandos estão abertos para novos conhecimentos, preparando-se para atuar na realidade da sala de aula. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e a educação básica. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial de futuros professores em Ciências Biológicas do CES-UFCG. Esta pesquisa em educação insere-se numa abordagem qualitativa e realizou-se mediante a aplicação de questionários estruturados, nos quais os entrevistados relataram suas experiências adquiridas no contexto do PIBID. Ao analisar os discursos dos participantes da pesquisa e interpretá-los, classificando-os de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, percebeu-se que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa buscou proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. |