A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Nadja de Moura.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
Resumo: Capes
id UFCG_36010472350f343e0ca7ff45f75fca68
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2300
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling OLIVEIRA, Alzir.OLIVEIRA, A.http://lattes.cnpq.br/0232304726251799MARIN, Maria Cristina de Melo.MARIN, M. C. M.http://lattes.cnpq.br/0336478202150403CARVALHO, N. M.http://lattes.cnpq.br/0231224517159954CARVALHO, Nadja de Moura.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-11-27T21:43:16Z No. of bitstreams: 1 NADJA DE MOURA CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991..pdf: 28140425 bytes, checksum: d2007e4749766eb509eea5869f6c5358 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-27T21:43:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NADJA DE MOURA CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991..pdf: 28140425 bytes, checksum: d2007e4749766eb509eea5869f6c5358 (MD5) Previous issue date: 1991-03CapesL'objet de notre étude, c'est la "cantoria de viola" (chants accompagnés de guitare) du Nordest du Brésil dans ses différentes manifestations, depuis la plus traditionnelle - la "cantoria de pé-de-parede" - plus attachés à son origine rurale, jusqu'aux formes plus liées à la vie urbaine, programmes radiophoniques, congrès et enregistrements sur disques. Notre but c'est de fournir un panorama general de son procès de production dans ses différents contextes, capable de rendre compte du déplacement de cette manifestation culturelle en sa trajectoire sociale. En ce sens, nons avons cherché à analyser les préoccupations et les craintes souvent exprimées par les "cantadores" (chanteurs) à l'égard de la perte des caracteristiques originales qu"a entratnée l'urbanisation de la "cantoria". Notre recherche s"est concentrée surtout dans la vi lie de Campina Grande - PB, oú l"on trouve grand nombre de professionnels dans ce genre. Là nous avons interviewé les "cantadores" et nous avons assiste à de nombreuses de leurs présentations. Nous avons aussi pris du materiel dans des enregistrements. Avec ce materiel nous avons fait une description de la "cantoria" en ses aspects structurels, aussi bien de la forme traditionnelle que des formes urbanisées et, ensuite, nous avons étudié certains questions telles que les conditions soeioéconomiques oú ce genre de musique apparaTt, les relations entre les gens et les conflits entre des éléments traditionnels et des éléments novateurs, les rapports entre le poete et son public et les conditions sous lesquelles la "cantoria" resiste, s"adapte et survit dans les temps actueis.Este trabalho tem por assunto a cantoria de viola nordestina, nas suas diferentes formas de manifestação, desde a mais tradicional - a cantoria de pé-de-parede -, mais ligada à sua origem rural, até as formas urbanizadas, programas radiofônicos, congressos e gravações em discos. É* nosso objetivo traçar um quadro geral do seu processo produtivo nestes diferentes contextos, capaz de explicar o sentido do deslocamento desta manifestação cultural em sua trajetória social. Neste sentido, buscamos analisar as preocupações e temores, externados frequentemente pelos cantadores, com a descaracterização causada pela urbanização da cantoria. A nossa investigação centrou-se na cidade de Campina Grande - PB, onde é grande a concentração de profissionais da viola. Aí entrevistamos cantadores e assistimos a inúmeras de suas apresentações, ao vivo e através de gravações. Com o material recolhido fazemos uma descrição da cantoria em seus aspectos estruturais, tanto na forma tradicional como nas formas urbanizadas e, a seguir, analisamos questões como as condições socio-econômicas em que se dá a cantoria, a convivência e os conflitos entre elementos tradicionais e elementos inovadores, a relação entre o poeta e seu público re as condições sob as quais a cantoria resiste, se adapta e sobrevive nos dias atuais.Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHCiência Sociais.Cantoria NordestinaRepentistasPoesia Repentista NordestinaCantoria de ViolaCantoria de Pé de ParedeCultura NordestinaCantadores de ViolaA cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.Le chant continue debout (du mur): Étude sur les formes de production de la poésie du nord-est repeint.1991-032018-11-27T21:43:17Z2018-11-272018-11-27T21:43:17Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300CARVALHO, Nadja de Moura. A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. 1991. 144f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALNADJA DE MOURA CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991..pdfNADJA DE MOURA CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991..pdfapplication/pdf28140425http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2300/3/NADJA+DE+MOURA+CARVALHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+1991..pdfd2007e4749766eb509eea5869f6c5358MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2300/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/23002022-10-11 14:08:48.489oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-11T17:08:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Le chant continue debout (du mur): Étude sur les formes de production de la poésie du nord-est repeint.
title A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
spellingShingle A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
CARVALHO, Nadja de Moura.
Ciência Sociais.
Cantoria Nordestina
Repentistas
Poesia Repentista Nordestina
Cantoria de Viola
Cantoria de Pé de Parede
Cultura Nordestina
Cantadores de Viola
title_short A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
title_full A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
title_fullStr A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
title_full_unstemmed A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
title_sort A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.
author CARVALHO, Nadja de Moura.
author_facet CARVALHO, Nadja de Moura.
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.pt_BR.fl_str_mv MARIN, M. C. M.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv OLIVEIRA, Alzir.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv OLIVEIRA, A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0232304726251799
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARIN, Maria Cristina de Melo.
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0336478202150403
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CARVALHO, N. M.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0231224517159954
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Nadja de Moura.
contributor_str_mv OLIVEIRA, Alzir.
MARIN, Maria Cristina de Melo.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência Sociais.
topic Ciência Sociais.
Cantoria Nordestina
Repentistas
Poesia Repentista Nordestina
Cantoria de Viola
Cantoria de Pé de Parede
Cultura Nordestina
Cantadores de Viola
dc.subject.por.fl_str_mv Cantoria Nordestina
Repentistas
Poesia Repentista Nordestina
Cantoria de Viola
Cantoria de Pé de Parede
Cultura Nordestina
Cantadores de Viola
description Capes
publishDate 1991
dc.date.issued.fl_str_mv 1991-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-27T21:43:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-27
2018-11-27T21:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Nadja de Moura. A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. 1991. 144f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
identifier_str_mv CARVALHO, Nadja de Moura. A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. 1991. 144f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2300/3/NADJA+DE+MOURA+CARVALHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCS+1991..pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/2300/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d2007e4749766eb509eea5869f6c5358
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308623728345088