Os labirínticos caminhos da cura: tensões entre a medicina científica e as práticas de curandeirismo na Paraíba (1920-1945).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria José Bezerra dos.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11361
Resumo: A primeira metade do seculo XX foi marcada em todo o Brasil por uma serie de mudanças com relação a estrutura das cidades, com o objetivo de enquadra-las dentro dos ideais de modernidade e civilização, transformações que também se fizeram sentir na Paraíba. Para tanto, fazia-se necessário afastar praticas consideradas pelos idealizadores e realizadores dos referidos ideais como atrasadas, arcaicas e supersticiosas. Dentro desse ideário, as praticas populares de cura eram consideradas incompatíveis com as mudanças que se implementavam, por não serem informadas pelos princípios científicos que passaram a ser o referencial para se ler o mundo. Assim, elas teriam que desaparecer. Mas a maioria da população não experimentava os ideais de progresso e modernidade da mesma forma que a elite, ou seja, não achavam que as praticas de cura populares eram pemiciosas e deveriam ser extintas. O que levou as autoridades do Estado e da justiça, alem outros letrados, a empreenderem uma verdadeira guerra contra os agentes de cura popular. Através de perseguições, prisões e publicações na imprensa buscavam mostrar a população que a medicina era a forma mais correta de se praticar a cura. A analise da convivência tensa e conflituosa entre medicina e curandeirismo, nos levou a perceber que, da forma que a historia da medicina foi narrada tradicionalmente, desconsiderou situações e atores que ajudaram a compor essa historia, que foi transformada numa sequencia de fatos, datas e nomes, harmônica, sem questionamentos ou contradições e isolada de outras formas de se praticar a cura. Sendo que a pesquisa mostrou que a medicina não estava isolada das outras praticas de cura e sim que ela manteve relações estreitas, influenciou e foi influenciada por elas.
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Mas a maioria da população não experimentava os ideais de progresso e modernidade da mesma forma que a elite, ou seja, não achavam que as praticas de cura populares eram pemiciosas e deveriam ser extintas. O que levou as autoridades do Estado e da justiça, alem outros letrados, a empreenderem uma verdadeira guerra contra os agentes de cura popular. Através de perseguições, prisões e publicações na imprensa buscavam mostrar a população que a medicina era a forma mais correta de se praticar a cura. A analise da convivência tensa e conflituosa entre medicina e curandeirismo, nos levou a perceber que, da forma que a historia da medicina foi narrada tradicionalmente, desconsiderou situações e atores que ajudaram a compor essa historia, que foi transformada numa sequencia de fatos, datas e nomes, harmônica, sem questionamentos ou contradições e isolada de outras formas de se praticar a cura. Sendo que a pesquisa mostrou que a medicina não estava isolada das outras praticas de cura e sim que ela manteve relações estreitas, influenciou e foi influenciada por elas.The first half of the 20th century was remarked in Brazil for a range of changes related to the structure of the cities, aiming at framing them inside the ideal of modern civilization, what was also present in Paraiba. Thus, it was necessary to dismiss practices considered by the idealizers and executors, from the mentioned ideals, as retrogrades, old and superstitious. In this way of think, the healing popular practices were considered incompatible to the changes that were implemented, due to they were not transformed by the scientific principles that became the referential to read the word. Thus, they would have to disappear. However, most of the population did not experience the ideals of progress and modernity in the same way as the elite, that is, they did not think that healing popular practices were pernicious, and they should be extinct. This led the State authorities, justice, and other lettered to go in a really war against the agents of the popular healing. Using persecution, prisons, and medium publications, they tried to show to the population that medicine was the most accurate way of healing. The analysis of the tense relationship between medicine and quackery showed that the way the history of medicine was traditionally reported, disregarded situations and actors that helped make this history, that was transformed in a harmonic sequence of events without questioning or contradictions, and isolated from the other ways of healing practices, otherwise it maintained close relationships, influenced and it was influenced by the them.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-01-30T12:12:54Z No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ BEZERRA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCS 2007.pdf: 9991053 bytes, checksum: aa8a21eb0a5513fb8602ce8b0d09b0ad (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-30T12:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ BEZERRA DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCS 2007.pdf: 9991053 bytes, checksum: aa8a21eb0a5513fb8602ce8b0d09b0ad (MD5) Previous issue date: 2007-12Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHOs labirínticos caminhos da cura: tensões entre a medicina científica e as práticas de curandeirismo na Paraíba (1920-1945).The labyrinths of healing: tensions between scientific medicine and the practices of healing in Paraíba (1920-1945).2007-122020-01-30T12:12:54Z2020-01-302020-01-30T12:12:54Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11361SANTOS, Maria José Bezerra dos. Os labirínticos caminhos da cura: tensões entre a medicina científica e as práticas de curandeirismo na Paraíba (1920-1945). 2007. 159f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. 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