E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VAZ, Vinícius Maciel.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SENNA, Viviane de., SOUZA, Adriano Mendonça.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569
Resumo: O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020.
id UFCG_464370b80c576740e26abcfa8ae34818
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32569
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2023-11-01T17:47:01Z No. of bitstreams: 1 E-COMMERCE - EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdf: 249525 bytes, checksum: df6121e3bf8fbc63b5da99680ded5c19 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-01T17:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E-COMMERCE - EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdf: 249525 bytes, checksum: df6121e3bf8fbc63b5da99680ded5c19 (MD5) Previous issue date: 2021O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.E-commercePandemia e comércio eletrônicoComércio eletrônicoCOVID-19 e e-commerceE-businessE-commercePandemic and e-commerceE-commerceCOVID-19 and e-commerceE-business9E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.E-commerce: expectations versus reality in the face of the COVID-19 pandemic.20212023-11-01T17:47:01Z2023-11-012023-11-01T17:47:01Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporVAZ, Vinícius Maciel.SENNA, Viviane de.SOUZA, Adriano Mendonça.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32569/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALE-COMMERCE - EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfE-COMMERCE - EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfapplication/pdf249525http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32569/1/E-COMMERCE+-+EXPECTATIVA+VERSUS+REALIDADE+FRENTE+A+PANDEMIA+DE+COVID-19+-+ANAIS+IX+SIMEP+ARTIGO+2021.pdfdf6121e3bf8fbc63b5da99680ded5c19MD51riufcg/325692023-11-28 16:09:36.408oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T19:09:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv E-commerce: expectations versus reality in the face of the COVID-19 pandemic.
title E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
spellingShingle E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
VAZ, Vinícius Maciel.
Engenharia de Produção.
E-commerce
Pandemia e comércio eletrônico
Comércio eletrônico
COVID-19 e e-commerce
E-business
E-commerce
Pandemic and e-commerce
E-commerce
COVID-19 and e-commerce
E-business
title_short E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
title_full E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
title_fullStr E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
title_full_unstemmed E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
title_sort E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19.
author VAZ, Vinícius Maciel.
author_facet VAZ, Vinícius Maciel.
SENNA, Viviane de.
SOUZA, Adriano Mendonça.
author_role author
author2 SENNA, Viviane de.
SOUZA, Adriano Mendonça.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VAZ, Vinícius Maciel.
SENNA, Viviane de.
SOUZA, Adriano Mendonça.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
E-commerce
Pandemia e comércio eletrônico
Comércio eletrônico
COVID-19 e e-commerce
E-business
E-commerce
Pandemic and e-commerce
E-commerce
COVID-19 and e-commerce
E-business
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Pandemia e comércio eletrônico
Comércio eletrônico
COVID-19 e e-commerce
E-business
E-commerce
Pandemic and e-commerce
E-commerce
COVID-19 and e-commerce
E-business
description O e-commerce facilita a negociação, pois é capaz de unir compradores e vendedores rapidamente. Com a pandemia de Covid-19 essa forma de comércio passou a ser uma alternativa de manutenção das atividades para vendedores e consumidores. Por isso, o objetivo da pesquisa é identificar se houve alteração do padrão de consumo utilizando o ecommerce durante o período de pandêmica. Através da metodologia da análise de regressão aplicada ao Índice de Faturamento Online e Variações - Brasil, com periodicidade mensal, entre janeiro de 2018 até outubro de 2020, foi possível verificar que no período de pandemia o e-commerce ampliou sua participação de mercado acima dos valores previstos para 2020.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-01T17:47:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-01
2023-11-01T17:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569
dc.identifier.citation.fl_str_mv VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569
identifier_str_mv VAZ, Vinícius Maciel; SENNA, Viviane de; SOUZA, Adriano Mendonça. E-commerce: expectativa versus realidade frente a pandemia de COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32569/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32569/1/E-COMMERCE+-+EXPECTATIVA+VERSUS+REALIDADE+FRENTE+A+PANDEMIA+DE+COVID-19+-+ANAIS+IX+SIMEP+ARTIGO+2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
df6121e3bf8fbc63b5da99680ded5c19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308953722552320