O estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Francisca Ferreira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9185
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino, tendo por base os conceitos de língua e linguagem. Para isso, partimos de um estudo aprofundado sobre a contribuição que a Sociolinguística trouxe para a Linguística, assim como os conceitos de língua e linguagem, norma culta, para chegarmos ao estudo da Variação Linguística, especificando a variação diafásica, diatópica e diatrástica. Com isso, demonstramos que, o contexto social, em que vivem as pessoas, as características de cada região como também suas diferenças existentes na estrutura social, econômica e cultural, exercem forte influência na língua. Abordamos também a visão dos PCN, no que diz respeito ao estudo da variação linguística, desenvolvendo a contribuição que a análise linguística oferece para o funcionamento da linguagem, tomando por base, o aporte que esta trás para que o aluno, em sala de aula, ao apropriar-se dos instrumentos procedimentais e conceituais necessários para a reflexão linguística, no sentido de reconhecer os valores sociais nelas contidos e os preconceitos contra as maneiras populares de expressar-se. Portanto, diante da pesquisa sobre os PCN e a variação linguística, constatamos que há um compromisso em respeitar as diversidades de cada região, no âmbito cultural e político brasileiro, considerando a necessidade de construção das referências nacionais comuns no processo de educação de todas as regiões do Brasil. Nesta perspectiva, a escolha desta temática está justificada em buscar compreender a literatura concernente a Sociolinguística como ramo da linguística, que é responsável pela relação entre língua e sociedade, contribuindo assim, para a formação de novos professores que, em sala de aula, ao encontrar-se com alunos de diferentes variantes saibam como atuar. A fundamentação está baseada nos estudos de Alkmim; Camacho, (2001), Bagno (2007), Cagliari (2000), Fiorin, (2004), Hora (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Silva, (2005), Marcuschi (1986), nos PCN (1998) do Ensino Fundamental e outros. Quanto à pesquisa é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, descritiva e qualitativa, já que busca compreender o aporte que o estudo das variações oferece para a prática escolar.
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spelling PEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.SILVA, Abdoral Inácio da.SOUZA, F. F.http://lattes.cnpq.br/1859676692584361SOUZA, Francisca Ferreira de.Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino, tendo por base os conceitos de língua e linguagem. Para isso, partimos de um estudo aprofundado sobre a contribuição que a Sociolinguística trouxe para a Linguística, assim como os conceitos de língua e linguagem, norma culta, para chegarmos ao estudo da Variação Linguística, especificando a variação diafásica, diatópica e diatrástica. Com isso, demonstramos que, o contexto social, em que vivem as pessoas, as características de cada região como também suas diferenças existentes na estrutura social, econômica e cultural, exercem forte influência na língua. Abordamos também a visão dos PCN, no que diz respeito ao estudo da variação linguística, desenvolvendo a contribuição que a análise linguística oferece para o funcionamento da linguagem, tomando por base, o aporte que esta trás para que o aluno, em sala de aula, ao apropriar-se dos instrumentos procedimentais e conceituais necessários para a reflexão linguística, no sentido de reconhecer os valores sociais nelas contidos e os preconceitos contra as maneiras populares de expressar-se. Portanto, diante da pesquisa sobre os PCN e a variação linguística, constatamos que há um compromisso em respeitar as diversidades de cada região, no âmbito cultural e político brasileiro, considerando a necessidade de construção das referências nacionais comuns no processo de educação de todas as regiões do Brasil. Nesta perspectiva, a escolha desta temática está justificada em buscar compreender a literatura concernente a Sociolinguística como ramo da linguística, que é responsável pela relação entre língua e sociedade, contribuindo assim, para a formação de novos professores que, em sala de aula, ao encontrar-se com alunos de diferentes variantes saibam como atuar. A fundamentação está baseada nos estudos de Alkmim; Camacho, (2001), Bagno (2007), Cagliari (2000), Fiorin, (2004), Hora (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Silva, (2005), Marcuschi (1986), nos PCN (1998) do Ensino Fundamental e outros. Quanto à pesquisa é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, descritiva e qualitativa, já que busca compreender o aporte que o estudo das variações oferece para a prática escolar.This study aims to understand the importance of the study of language variation and its contributions to education, based on the concepts of language and language. For this, we start from a thorough study on the contribution that the Sociolinguistics brought to linguistics, as well as the language of concepts and language, cultural norms, to get to study variation Linguistics, specifying the diafásica variation diatopical and diatrástica. Thus, we demonstrate that the social context in which people live, the characteristics of each region as well as their differences in social, economic and cultural structure, exert a strong influence on the language. also approach the vision of PCN, with regard to the study of language variation, developing the contribution that linguistic analysis provides for the operation of language, based on the contribution that this back to the student in the classroom, to take ownership of procedural and conceptual tools necessary for linguistic reflection, to recognize the social values contained therein and prejudices against popular ways to express themselves. Therefore, before the research on the PCN and linguistic variation, we found that there is a commitment to respect the diversity of each region, in the cultural and Brazilian political, considering the need to build common national references in the educational process of all regions of Brazil. In this perspective, the choice of this theme is justified in seeking to understand the literature concerning Sociolinguistics as a branch of linguistics, which is responsible for the relationship between language and society, thus contributing to the formation of new teachers in the classroom, to find themselves with students of different variants know how to act. The reasoning is based on studies of Alkmim; Camacho (2001), Bagno (2007), Cagliari (2000), Fiorin, (2004), Time (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Smith (2005), Marcuschi (1986), the PCN (1998) of elementary school and others. The research is a qualitative approach, bibliographical nature, descriptive and qualitative, as it seeks to understand the contribution that the study of variations offers for school practice.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-11-14T10:45:54Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCA FERREIRA DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdf: 404715 bytes, checksum: 48b973f503cde340702458eac2795d80 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-14T10:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCA FERREIRA DE SOUZA. TCC. 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Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISCA FERREIRA DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfFRANCISCA FERREIRA DE SOUZA. TCC. 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