Produção de abstracts no VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG: o que é requerido e o que é demonstrado?
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28562 |
Resumo: | Nas últimas décadas, tem se notabilizado um crescente interesse no tocante aos estudos enfocando a escrita de textos acadêmicos, tais quais, projetos de pesquisa, artigos científicos, resenhas acadêmicas, Abstracts (MOTTA-ROTH & HENDGES, 2010). Assim sendo, o presente trabalho coaduna-se a essa perspectiva, procurando contribuir com a descrição da estrutura retórica do Abstract, bem como colaborar com reflexões acerca das particularidades que um mesmo gênero pode apresentar quando produzido por diferentes áreas do conhecimento. A partir disso, estabelecemos como objetivos específicos caracterizar as orientações normativas que regem a produção desse gênero no VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, averiguando se há, ou não, relação entre essas orientações e a organização retórica padrão do gênero, evidenciada em três áreas do conhecimento, Ciências Humanas, Engenharias e Ciências Exatas e Ciências Agrárias e da Vida. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza documental cujo corpus é constituído por dois conjuntos de dados, o primeiro se refere às orientações normativas que regem a produção do Abstract no referido congresso. O segundo diz respeito a 45 Abstracts, sendo 15 de cada uma dessas três áreas, produzidos pelos participantes do congresso. Desse último conjunto de dados, realizamos um recorte, adotando três exemplares de Abstracts representativos dos resultados obtidos no estudo para ilustrar a análise. Nosso subsídio teórico advém, sobretudo, das contribuições de Swales (1990, 2001, 2009); Motta-Roth & Hendges (1996, 1998, 2010) e Biasi-Rodrigues (1998, 2000, 2005, 2009). No que se refere à análise dos dados, pudemos perceber que os Abstracts produzidos por autores pertencentes a áreas diferentes apresentam variações de estrutura retórica, ora aproximando-se do exigido palas normas do congresso ora distanciando-se. Tal realidade indicia a presença de pressões ideológicas, disciplinares e normativas, cercando essas produções. |
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Assim sendo, o presente trabalho coaduna-se a essa perspectiva, procurando contribuir com a descrição da estrutura retórica do Abstract, bem como colaborar com reflexões acerca das particularidades que um mesmo gênero pode apresentar quando produzido por diferentes áreas do conhecimento. A partir disso, estabelecemos como objetivos específicos caracterizar as orientações normativas que regem a produção desse gênero no VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, averiguando se há, ou não, relação entre essas orientações e a organização retórica padrão do gênero, evidenciada em três áreas do conhecimento, Ciências Humanas, Engenharias e Ciências Exatas e Ciências Agrárias e da Vida. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza documental cujo corpus é constituído por dois conjuntos de dados, o primeiro se refere às orientações normativas que regem a produção do Abstract no referido congresso. O segundo diz respeito a 45 Abstracts, sendo 15 de cada uma dessas três áreas, produzidos pelos participantes do congresso. Desse último conjunto de dados, realizamos um recorte, adotando três exemplares de Abstracts representativos dos resultados obtidos no estudo para ilustrar a análise. Nosso subsídio teórico advém, sobretudo, das contribuições de Swales (1990, 2001, 2009); Motta-Roth & Hendges (1996, 1998, 2010) e Biasi-Rodrigues (1998, 2000, 2005, 2009). No que se refere à análise dos dados, pudemos perceber que os Abstracts produzidos por autores pertencentes a áreas diferentes apresentam variações de estrutura retórica, ora aproximando-se do exigido palas normas do congresso ora distanciando-se. Tal realidade indicia a presença de pressões ideológicas, disciplinares e normativas, cercando essas produções.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaAbstractsAbstractsProdução de abstractsProduction of abstractsVIII Congresso de Iniciação científica da UFCGVIII UFCG Scientific Initiation CongressEstrutura retórica - abstractRhetorical structure - abstractProdução de abstracts no VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG: o que é requerido e o que é demonstrado?Production of abstracts at the VIII UFCG Scientific Initiation Congress: what is required and what is demonstrated?2013-032023-01-02T20:13:14Z2013-01-022023-01-02T20:13:14Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28562MENESES, Roberta Andrade. Produção de abstracts no VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG: o que é requerido e o que é demonstrado?. 2013. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28562info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28562/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALROBERTA ANDRADE MENESES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfROBERTA ANDRADE MENESES - MON. LIC. 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