Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470
Resumo: Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho.
id UFCG_97e16f79327af3e6d165e6c35f2d429c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6470
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling LEAL, Francisco NeryLEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125SOUSA, DarconSOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666MARTINS, Maria de FatimaMARTINS, M. F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991NASCIMENTO, D. A. A.http://lattes.cnpq.br/7194814268748874NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho.This work has the concern to display theoretically the evolution process of the marketing concept, thus giving base of sustentation for the understanding of the central subjects of this work , that are the political marketing and electoral marketing, since its concepts until the differences and similarities that occur between them. The universe of an electoral campaign is given credit that these subjects can be the great factor of an electoral campaign is given credit that these subjects can be the great factor of success in an electoral campaign, therefore currently meets each time more competitive, compelling to the candidates that concur for an election to show its differential of expressing form, thus glimpsing a possible victory in the day of the election. Based on the political marketing and electoral marketing, the work resulted in the elaboration of a Manual Proposal for an Electoral Campaign, that will serve of support for any candidate whom it desires is to concur for an election to an elective office in the some levels of the federacy: Local, State and National. Through the consultation of the manual considered in this work, the candidate will gain a more significant familiarity with the way that it is inserted (in the electoral campaign), that occurs only for some months that precede the election. For this reason the candidate must be intensive in the assembly of its strategy to win the elective office he seeks for; with aid of the Manual it becomes a more easy way for the candidate. The present work uses as methodology the bibliographical revision and the half-structuralized interview, thus allowing the elaboration of the resultant manual.Submitted by Vivianne Morais (vivianne.santos.morais@gmail.com) on 2019-09-01T16:27:33Z No. of bitstreams: 1 DEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO – TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 894299 bytes, checksum: 2ca471c6b3112020c2de1682fdb1bdb5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-01T16:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO – TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 894299 bytes, checksum: 2ca471c6b3112020c2de1682fdb1bdb5 (MD5) Previous issue date: 2014-04Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoMarketing políticoMarketing eleitoralCampanha eleitoralPolitical marketingElectoral marketingElectoral campaignElaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.Preparation of a manual proposal for an election campaign under the guidance of marketing.2014-042019-09-01T16:27:33Z2019-09-012019-09-01T16:27:33Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfDEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfapplication/pdf739085http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/3/DEMOHAB+AMAN+ALVES+DO+NASCIMENTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2014.pdf1a5af614538db06a230b2b5799217a01MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/64702022-01-27 16:02:44.039oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T19:02:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Preparation of a manual proposal for an election campaign under the guidance of marketing.
title Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
spellingShingle Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.
Administração
Marketing político
Marketing eleitoral
Campanha eleitoral
Political marketing
Electoral marketing
Electoral campaign
title_short Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
title_full Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
title_fullStr Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
title_full_unstemmed Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
title_sort Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
author NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.
author_facet NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEAL, Francisco Nery
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv LEAL, F. N.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOUSA, Darcon
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv SOUSA, D.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARTINS, Maria de Fatima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MARTINS, M. F.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5764682036707991
dc.contributor.authorID.fl_str_mv NASCIMENTO, D. A. A.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7194814268748874
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.
contributor_str_mv LEAL, Francisco Nery
SOUSA, Darcon
MARTINS, Maria de Fatima
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Marketing político
Marketing eleitoral
Campanha eleitoral
Political marketing
Electoral marketing
Electoral campaign
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Marketing eleitoral
Campanha eleitoral
Political marketing
Electoral marketing
Electoral campaign
description Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-01T16:27:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-01
2019-09-01T16:27:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470
identifier_str_mv NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/3/DEMOHAB+AMAN+ALVES+DO+NASCIMENTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2014.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a5af614538db06a230b2b5799217a01
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308667250540544