Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470 |
Resumo: | Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho. |
id |
UFCG_97e16f79327af3e6d165e6c35f2d429c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6470 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
LEAL, Francisco NeryLEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125SOUSA, DarconSOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666MARTINS, Maria de FatimaMARTINS, M. F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991NASCIMENTO, D. A. A.http://lattes.cnpq.br/7194814268748874NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do.Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho.This work has the concern to display theoretically the evolution process of the marketing concept, thus giving base of sustentation for the understanding of the central subjects of this work , that are the political marketing and electoral marketing, since its concepts until the differences and similarities that occur between them. The universe of an electoral campaign is given credit that these subjects can be the great factor of an electoral campaign is given credit that these subjects can be the great factor of success in an electoral campaign, therefore currently meets each time more competitive, compelling to the candidates that concur for an election to show its differential of expressing form, thus glimpsing a possible victory in the day of the election. Based on the political marketing and electoral marketing, the work resulted in the elaboration of a Manual Proposal for an Electoral Campaign, that will serve of support for any candidate whom it desires is to concur for an election to an elective office in the some levels of the federacy: Local, State and National. Through the consultation of the manual considered in this work, the candidate will gain a more significant familiarity with the way that it is inserted (in the electoral campaign), that occurs only for some months that precede the election. For this reason the candidate must be intensive in the assembly of its strategy to win the elective office he seeks for; with aid of the Manual it becomes a more easy way for the candidate. The present work uses as methodology the bibliographical revision and the half-structuralized interview, thus allowing the elaboration of the resultant manual.Submitted by Vivianne Morais (vivianne.santos.morais@gmail.com) on 2019-09-01T16:27:33Z No. of bitstreams: 1 DEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO – TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 894299 bytes, checksum: 2ca471c6b3112020c2de1682fdb1bdb5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-01T16:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO – TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 894299 bytes, checksum: 2ca471c6b3112020c2de1682fdb1bdb5 (MD5) Previous issue date: 2014-04Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoMarketing políticoMarketing eleitoralCampanha eleitoralPolitical marketingElectoral marketingElectoral campaignElaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing.Preparation of a manual proposal for an election campaign under the guidance of marketing.2014-042019-09-01T16:27:33Z2019-09-012019-09-01T16:27:33Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfDEMOHAB AMAN ALVES DO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfapplication/pdf739085http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/3/DEMOHAB+AMAN+ALVES+DO+NASCIMENTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2014.pdf1a5af614538db06a230b2b5799217a01MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/64702022-01-27 16:02:44.039oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T19:02:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Preparation of a manual proposal for an election campaign under the guidance of marketing. |
title |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
spellingShingle |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Administração Marketing político Marketing eleitoral Campanha eleitoral Political marketing Electoral marketing Electoral campaign |
title_short |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
title_full |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
title_fullStr |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
title_full_unstemmed |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
title_sort |
Elaboração de uma proposta de manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do marketing. |
author |
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LEAL, Francisco Nery |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
LEAL, F. N. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SOUSA, Darcon |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
SOUSA, D. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARTINS, Maria de Fatima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
MARTINS, M. F. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
NASCIMENTO, D. A. A. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7194814268748874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. |
contributor_str_mv |
LEAL, Francisco Nery SOUSA, Darcon MARTINS, Maria de Fatima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Marketing político Marketing eleitoral Campanha eleitoral Political marketing Electoral marketing Electoral campaign |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing político Marketing eleitoral Campanha eleitoral Political marketing Electoral marketing Electoral campaign |
description |
Este trabalho tem a preocupação de expor teoricamente o processo evolutivo do conceito de marketing, dando assim base de sustentação para a compreensão dos temas centrais desse trabalho, que são o marketing político e marketing eleitoral, desde os seus conceitos até as diferenças e semelhanças que ocorrem entre eles. Acredita-se que esses temas podem ser o grande fator de sucesso em uma campanha eleitoral, pois atualmente o universo de uma campanha eleitoral encontra-se cada vez mais competitivo, obrigando aos candidatos que concorrem a uma eleição mostrarem o seu diferencial de forma expressiva, vislumbrando assim uma possível vitória no dia da eleição. Fundamentado nos temas de marketing político e marketing eleitoral, o trabalho resultou na elaboração de uma Proposta de Manual para uma Campanha Eleitoral, que servirá de suporte para qualquer candidato que deseje concorrer a uma eleição pleiteando uma vaga a um cargo eletivo nos vários níveis da federação: Municipal, Estadual e Nacional. Através da consulta do manual proposto neste trabalho, o candidato ganhará uma familiaridade mais significante com o meio que ele está inserido (campanha eleitoral), que ocorre apenas por alguns meses que antecedem a eleição. Por esse motivo o candidato deve ser intensivo na montagem de sua estratégia pra vencer o pleito, com ajuda do manual torna-se esse caminho mais fácil para o candidato. O presente trabalho utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e a entrevista semi-estruturada, permitindo assim a elaboração do manual resultante desse trabalho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-01T16:27:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-01 2019-09-01T16:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Demohab Aman Alves do. Elaboração de um manual para uma campanha eleitoral sob a orientação do Marketing. 2014. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/3/DEMOHAB+AMAN+ALVES+DO+NASCIMENTO+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2014.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6470/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a5af614538db06a230b2b5799217a01 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308667250540544 |