Níveis de poluição sonora e dióxido de carbono em três diferentes pontos de Campina Grande.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
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Resumo: | O Dióxido de Carbono (CO2) é um gás que em temperatura ambiente é incolor e inodoro, sendo essencial para vida no planeta, já que é um dos compostos principais para fotossíntese. Porém, alta concentração deste gás afeta a qualidade do ar que respiramos tornando-se prejudicial à saúde humana. As emissões estão relacionadas principalmente pelo processo de combustão e queima incompleta dos combustíveis. Segundo um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), até o ano de 2016 a frota no município de Campina Grande era de aproximadamente 162 mil veículos. A estatística disponibiliza ainda que até julho de 2017, a frota de carros com mais de 15 anos em Campina Grande era de 44.832. O volume de gases nocivos à saúde gerado pelo motor de um carro com mais de 15 anos de uso pode ser até 28 vezes maior que o de um novo, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). A capacidade ambiental no trânsito, muitas vezes é estudada apenas sob a ótica da poluição atmosférica, já que a poluição sonora não deixa traços visíveis da sua influência no ambiente como a poluição do ar e da água (LIMA et al., 2015). Porém, é necessário entender que o tráfego de veículos gera grande contribuição sobre a poluição sonora o que causa muito incômodo à população. A exposição constante a ruídos pode causar danos ao ser humano, acarretando na perda auditiva, denominada Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), que é causada pela exposição contínua a ruídos excessivos e é um tipo de surdez caracterizada pela perda progressiva e irreversível da audição através das células ciliares do órgão de Corti (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006). A identificação e o reconhecimento do ponto de vista técnico destes parâmetros em relação aos seus riscos são importantes para auxiliar na implementação de medidas de controle que visam assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas que de alguma forma estão expostas a esses ambientes. Portanto, objetivou-se mensurar os níveis de ruído e concentração de dióxido de carbono em setembro de 2014 e 2017, em três diferentes pontos da cidade de Campina Grande, nos horários de maior pico para que assim seja monitorado o conforto humano nesses ambientes. |
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Segundo um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), até o ano de 2016 a frota no município de Campina Grande era de aproximadamente 162 mil veículos. A estatística disponibiliza ainda que até julho de 2017, a frota de carros com mais de 15 anos em Campina Grande era de 44.832. O volume de gases nocivos à saúde gerado pelo motor de um carro com mais de 15 anos de uso pode ser até 28 vezes maior que o de um novo, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). A capacidade ambiental no trânsito, muitas vezes é estudada apenas sob a ótica da poluição atmosférica, já que a poluição sonora não deixa traços visíveis da sua influência no ambiente como a poluição do ar e da água (LIMA et al., 2015). Porém, é necessário entender que o tráfego de veículos gera grande contribuição sobre a poluição sonora o que causa muito incômodo à população. 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Níveis de poluição sonora e dióxido de carbono em três diferentes pontos de Campina Grande. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. 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