Uma avaliação multicriterial do sistema de transportes de cargas do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Sebastião Inácio Fernandes.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2853
Resumo: Este trabalho propõe uma metodologia para a avaliação do sistema de transporte inter- regional de carga com a aplicação do método de tomada de decisão interativa multicriterio - TODIM e teoria de grafos. Os métodos multicriteriais permitem levar em consideração os interesses de vários grupos envolvidos ou afetados pelo sistema, bem como os critérios relevantes para estes grupos; quer sejam estes quantificáveis ou de difícil quantificação. A teoria de grafos serve para avaliar sistemas de grande porte, como o caso em questão. A metodologia proposta f o i aplicada ao sistema de transporte de carga inter-regional do Brasil . Os resultados desta aplicação indicam as modalidades ferrovia e hidrovia como as que provocam menor índice de desutilidades ao sistema, consumindo menos combustíveis fósseis e consequentemente emitindo menor nível de poluição ambiental. 0 trabalho, de acordo com os resultados obtidos, sugere uma prioridade de 36,4% dos investimentos governamentais destinados aos transportes na modalidade ferroviária e 45,6% no modal hidroviário, afim de garantir a alocação mais eficiente dos recursos cada vez mais escassos.
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Os resultados desta aplicação indicam as modalidades ferrovia e hidrovia como as que provocam menor índice de desutilidades ao sistema, consumindo menos combustíveis fósseis e consequentemente emitindo menor nível de poluição ambiental. 0 trabalho, de acordo com os resultados obtidos, sugere uma prioridade de 36,4% dos investimentos governamentais destinados aos transportes na modalidade ferroviária e 45,6% no modal hidroviário, afim de garantir a alocação mais eficiente dos recursos cada vez mais escassos.This work proposes a methodology for the evaluation of the inter - regional freight, transport system of Brazil with the a plication of the Multi criteria Interactive Decision Making Method and Graph Teory. The multi criteria methods' permits to take into consideration the interests of several groups involved, or affected by the system. As well as the relevant criteria, quantitatively determinable or not for these groups. The graph theory serves to evaluate large sized systems as in the case of study. The methodology- was applied to the inter-regional transports system of Brazil . The results of this application indicate that the railway and waterway modes minimize transportation disutility index to the system, providin gless pollution level and consequenty less environmental impact of combustion. The results of this study indicate that, up to 36,4% .of governamental resources should be alocated to railways and 4 5,6% to waterways, in order to obtain the most efficient manner for the allocation of limited resources.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2019-02-20T12:34:40Z No. of bitstreams: 1 SEBASTIÃO INÁCIO FERNANDES - DISSERTAÇÃO PPGECA 1996..pdf: 2902557 bytes, checksum: 67de17ab9b91b7b0e4b6d3de03ea6469 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-20T12:34:40Z (GMT). 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