Mobilidade urbana através de um modelo metodológico georreferenciado de sintaxe espacial para cidades de porte médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Cláudio Germano dos Santos.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17320
Resumo: Introdução – O mundo vivenciou, na última metade do século XIX, a consolidação de duas tendências que influenciaram a vida social, o crescimento populacional e o crescente processo de urbanização. Os efeitos desse processo migratório — expansão da mancha urbana, poluição, criminalidade, segregação social, desigualdade, ausência de mobilidade e de acessibilidade, dentre outros — ocasionaram perda da qualidade de vida urbana. Objetivo – Dada a importância das cidades de porte médio, neste contexto, elegeu-se Campina Grande (PB) para a realização da pesquisa, com o objetivo de desenvolver um modelo metodológico de análise e diagnóstico da mobilidade urbana para cidades contando entre 250.000 e 500.000 habitantes, sob a perspectiva da Teoria da Lógica Social do Espaço. Métodos – A pesquisa utilizou o método indutivo de generalizações particulares, de caráter exploratório, empírico, bibliográfico e documental. Quanto ao processo, é uma pesquisa quantitativa que fez uso de um sete de informações georreferenciadas baseada na ferramenta Sintaxe Espacial. Aos resultados processados através do Depthmap® e do QGIS, aplicaram-se ferramentas matemáticas e estatísticas do tipo Correlação de Pearson, Histograma, Intervalo de Confiança, Box-Plot, Teste T de Student e o Teste F de Snedecor, para análise das médias e das variâncias. Resultados – A cidade apresenta uma configuração da malha urbana do tipo radiocêntrica, na qual todas as vias convergem para a região central, característica de sua formação histórica, com expansão do centro para a periferia. Em relação ao sistema de transporte coletivo, existe uma tendência de decréscimo do número de viagens e uma estabilização da frota individual de automóveis e de motocicletas. Com relação à análise da malha urbana, através dos resultados das medidas sintáticas, a cidade apresentou um NAIN médio de (Integração) 1,007 e NACH médio de (Escolha) 0,911, que são superiores aos encontrados para média das cidades brasileiras, 0,867 e 0,901, respectivamente. Os bairros com formato ortogonal apresentaram melhor escore, enquanto os bairros com formato orgânico apresentaram melhores resultados no que se refere à caminhabilidade num raio de 500m. O itinerário do sistema de transporte se correlaciona com as vias de maior integração e escolha numa ordem de aproximadamente 0,3. Conclusão – O método da Sintaxe Espacial mostrou-se adequado para a cidade de porte médio e identificou que 40% das vias apresentam uma boa Integração e 54% oferecem boas Escolhas. As áreas mais periféricas, com baixos índices socioeconômicos, são as que apresentam uma configuração menos integrada, com poucas opções de escolha. É possível inferir que os bairros periféricos apresentam uma característica mais restritiva quanto ao movimento na cidade, porém, nas regiões centrais, encontra-se um padrão mais favorável à mobilidade dos cidadãos que utilizam transporte individual.
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Objetivo – Dada a importância das cidades de porte médio, neste contexto, elegeu-se Campina Grande (PB) para a realização da pesquisa, com o objetivo de desenvolver um modelo metodológico de análise e diagnóstico da mobilidade urbana para cidades contando entre 250.000 e 500.000 habitantes, sob a perspectiva da Teoria da Lógica Social do Espaço. Métodos – A pesquisa utilizou o método indutivo de generalizações particulares, de caráter exploratório, empírico, bibliográfico e documental. Quanto ao processo, é uma pesquisa quantitativa que fez uso de um sete de informações georreferenciadas baseada na ferramenta Sintaxe Espacial. Aos resultados processados através do Depthmap® e do QGIS, aplicaram-se ferramentas matemáticas e estatísticas do tipo Correlação de Pearson, Histograma, Intervalo de Confiança, Box-Plot, Teste T de Student e o Teste F de Snedecor, para análise das médias e das variâncias. Resultados – A cidade apresenta uma configuração da malha urbana do tipo radiocêntrica, na qual todas as vias convergem para a região central, característica de sua formação histórica, com expansão do centro para a periferia. Em relação ao sistema de transporte coletivo, existe uma tendência de decréscimo do número de viagens e uma estabilização da frota individual de automóveis e de motocicletas. Com relação à análise da malha urbana, através dos resultados das medidas sintáticas, a cidade apresentou um NAIN médio de (Integração) 1,007 e NACH médio de (Escolha) 0,911, que são superiores aos encontrados para média das cidades brasileiras, 0,867 e 0,901, respectivamente. Os bairros com formato ortogonal apresentaram melhor escore, enquanto os bairros com formato orgânico apresentaram melhores resultados no que se refere à caminhabilidade num raio de 500m. O itinerário do sistema de transporte se correlaciona com as vias de maior integração e escolha numa ordem de aproximadamente 0,3. Conclusão – O método da Sintaxe Espacial mostrou-se adequado para a cidade de porte médio e identificou que 40% das vias apresentam uma boa Integração e 54% oferecem boas Escolhas. As áreas mais periféricas, com baixos índices socioeconômicos, são as que apresentam uma configuração menos integrada, com poucas opções de escolha. É possível inferir que os bairros periféricos apresentam uma característica mais restritiva quanto ao movimento na cidade, porém, nas regiões centrais, encontra-se um padrão mais favorável à mobilidade dos cidadãos que utilizam transporte individual.Introduction - In the last half of the 19th century, the world experienced the consolidation of two trends that influenced social life, population growth and the growing process of urbaniza- tion. The effects of this migratory process - expansion of the urban area, pollution, crime, so- cial segregation, inequality, lack of mobility and accessibility, among others - caused a loss of the quality of urban life. Objective - Given the importance of medium-sized cities, in this context, Campina Grande (PB) was chosen to carry out the research, with the objective of developing a methodological model of analysis and diagnosis of urban mobility for cities counting between 250,000 and 500,000 inhabitants, under the perspective of the Theory of Social Logic of Space. Methods - The research used the inductive method of particular gen- eralizations, of an exploratory, empirical, bibliographic and documentary character. As for the process, it is a quantitative research that made use of seven georeferenced information based on the Spatial Syntax tool. To the results processed through Depthmap® and QGIS, mathematical and statistical tools such as Pearson's Correlation, Histogram, Confidence Interval, Box-Plot, Student's T Test and the Snedecor F Test were applied for analysis of means and variances. Results - The city presents a configuration of the urban network of the radiocentric type, in which all roads converge to the central region, characteristic of its historical formation, with expansion from the center to the periphery. In relation to the public transport system, there is a tendency to decrease the number of trips and a stabilization of the individual car and motorcycle fleet. Regarding the analysis of the urban network, through the results of the syntactic measures, the city presented an average NAIN of (Integration) 1.007 and an average NACH of (Choice) 0.911, which are higher than those found for the average of Brazilian cities, 0.867 and 0.901, respectively. Neighborhoods with an orthogonal shape had the best score, while neighborhoods with an organic shape showed better results with regard to walking within a 500m radius. The itinerary of the transport system correlates with the routes of greater integration and choose in an order of approximately 0.3. Conclusion - The Spatial Syntax method proved to be suitable for the medium-sized city and identified that 40% of the roads have a good integration and 54% offer good choices. The most peripheral areas, with low socioeconomic indices, are those with a less integrated configuration, with few options to choose from. It is possible to infer that the peripheral neighborhoods have a more restrictive feature regarding movement in the city, however, in the central regions, there is a pattern more favorable to the mobility of citizens who use individual transport.Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2021-02-23T00:22:37Z No. of bitstreams: 1 CLÁUDIO GERMANO DOS SANTOS OLIVEIRA – TESE (PPGEGRN) 2020.pdf: 10091259 bytes, checksum: d5643b71f4cb3a7ae4e82ceb7ff7bfd2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-23T00:22:37Z (GMT). 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Mobilidade urbana através de um modelo metodológico georreferenciado de sintaxe espacial para cidades de porte médio. 2020. 346 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. 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