O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Gustavo Oliveira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20201
Resumo: O futebol, além de um símbolo cultural brasileiro, há muito tempo deixou ser considerado apenas como uma atividade recreativa e assumiu o papel na área comercial, bem como na indústria do entretenimento nacional e internacional. Todavia, as bases organizacionais dos clubes de futebol brasileiros, desde o início, foram regidas pelo sistema das associações, modelo este que, com o passar do tempo, por conta de seu caráter voluntário e sem fins lucrativos, se mostrou ineficiente e vulnerável a partir da consolidação do capitalismo como sistema político e econômico mundial e, consequentemente, do novo paradigma mercadológico do futebol. Na intenção de modernizar, profissionalizar e incentivar uma maior captação de investimentos para as gestões desportivas surge então o instituto do Clube-Empresa como uma alternativa de superação do amadorismo, convertendo as bases associativas dos clubes para os moldes societários. Diferente de como ocorreu na Europa, no Brasil, a evolução das leis voltadas ao esporte não seguiu o mesmo ritmo, fundamentalmente, no que se refere a leis que permitessem, as agremiações futebolísticas, a possibilidade de adotarem o modelo do clube-empresa de uma forma justa, bem regulamentada e sustentável. A partir desse contexto, atualmente, há dois projetos de lei (o PL 5082/16 e o PL 5516/19) que buscam fortalecer a ideia do clube- empresa e criar a chamada Sociedade Anônima do Futebol, a fim de estabelecer procedimentos administrativos e de natureza tributária. Ademias, proporcionar diretrizes que impulsionem o potencial econômico dos times brasileiros, tornando-os mais competitivos e profissionais. Com base no exposto, este trabalho objetiva estudar e debater acerca do clube-empresa, levando em consideração o percurso histórico-legislativo do desporto, exemplos internacionais de legislações que disciplinam acerca da forma societária de administração de agremiações desportivas e as leis brasileiras vigentes, objetivando responder se há no Brasil, normas que ofereçam o suporte necessário para proporcionar, de forma justa e sustentável, a mudança dos clubes de futebol para os moldes do clube-empresa. Quanto a metodologia utilizada neste trabalho, se utilizou o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento histórico-comparativo e a técnica de pesquisa bibliográfica documental. Pressupõe-se que, a forma associativa de gestão conserva raízes de amadorismo e que o insucesso de leis que tentaram modernizar o futebol brasileiro é um sinal da necesseidade de uma legislação que leve em consideração as peculiaridades dos times, que aproveite o potencial econômico destes e que forneçam meios dos clubes se recuperarem financeiramente.
id UFCG_dd501aa0300edcf55d1747ca11595dc0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20201
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling MAIA, Kyev Moura.MAIA, K. M.http://lattes.cnpq.br/1289134692632682LIMA, Eligidério Gadelha de.LIMA, E. G.TARGINO, Giliard Cruz.TARGINO, G. C.CARDOSO, G. O.http://lattes.cnpq.br/1860797424383086CARDOSO, Gustavo Oliveira.O futebol, além de um símbolo cultural brasileiro, há muito tempo deixou ser considerado apenas como uma atividade recreativa e assumiu o papel na área comercial, bem como na indústria do entretenimento nacional e internacional. Todavia, as bases organizacionais dos clubes de futebol brasileiros, desde o início, foram regidas pelo sistema das associações, modelo este que, com o passar do tempo, por conta de seu caráter voluntário e sem fins lucrativos, se mostrou ineficiente e vulnerável a partir da consolidação do capitalismo como sistema político e econômico mundial e, consequentemente, do novo paradigma mercadológico do futebol. Na intenção de modernizar, profissionalizar e incentivar uma maior captação de investimentos para as gestões desportivas surge então o instituto do Clube-Empresa como uma alternativa de superação do amadorismo, convertendo as bases associativas dos clubes para os moldes societários. Diferente de como ocorreu na Europa, no Brasil, a evolução das leis voltadas ao esporte não seguiu o mesmo ritmo, fundamentalmente, no que se refere a leis que permitessem, as agremiações futebolísticas, a possibilidade de adotarem o modelo do clube-empresa de uma forma justa, bem regulamentada e sustentável. A partir desse contexto, atualmente, há dois projetos de lei (o PL 5082/16 e o PL 5516/19) que buscam fortalecer a ideia do clube- empresa e criar a chamada Sociedade Anônima do Futebol, a fim de estabelecer procedimentos administrativos e de natureza tributária. Ademias, proporcionar diretrizes que impulsionem o potencial econômico dos times brasileiros, tornando-os mais competitivos e profissionais. Com base no exposto, este trabalho objetiva estudar e debater acerca do clube-empresa, levando em consideração o percurso histórico-legislativo do desporto, exemplos internacionais de legislações que disciplinam acerca da forma societária de administração de agremiações desportivas e as leis brasileiras vigentes, objetivando responder se há no Brasil, normas que ofereçam o suporte necessário para proporcionar, de forma justa e sustentável, a mudança dos clubes de futebol para os moldes do clube-empresa. Quanto a metodologia utilizada neste trabalho, se utilizou o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento histórico-comparativo e a técnica de pesquisa bibliográfica documental. Pressupõe-se que, a forma associativa de gestão conserva raízes de amadorismo e que o insucesso de leis que tentaram modernizar o futebol brasileiro é um sinal da necesseidade de uma legislação que leve em consideração as peculiaridades dos times, que aproveite o potencial econômico destes e que forneçam meios dos clubes se recuperarem financeiramente.Soccer, besides being a Brazilian cultural symbol, has long ago stopped being considered just a recreational activity, to assume its role in the commercial area and in the national and international entertainment industry. However, the organizational bases of the Brazilian soccer clubs, since the beginning, have been governed by the system of associations, a model that, which over time, due to its voluntary and non- profit nature, it proved inefficient and vulnerable to the consolidation of capitalism as a world political and economic system and, consequently, to the new soccer market paradigm. In order to modernize, professionalize and encourage greater investment in sports management, the club-company Institute emerges as an alternative for overcoming amateurism, converting the associative foundations of clubs to corporate forms. Different from what happened in Europe, in Brazil, the evolution of the laws related to sports has not followed the same pace, especially when it comes to laws that give soccer associations the possibility of adopting the club-company model in a fair, well-regulated, and sustainable way. From this context, there are currently two bills (PL 5082/16 and PL 5516/19) that seek to strengthen the idea of the club-company and create the so-called Soccer Corporations in order to establish administrative and tax procedures, and provide guidelines to boost the economic potential of Brazilian teams, making them more competitive and professional. Based on the foregoing, the objective work is to study and debate about the club-company, taking into account the historical- legislative course of sport, international examples of legislation that govern the corporate form of administration of sports associations and the current Brazilian laws in order to answer whether there are, in Brazil, rules that offer the necessary support to provide, in a fair and sustainable way, the change of the soccer clubs to the club- company model. As for the methodology used in this work, the deductive approach method was used, the historical-comparative procedure method and the documental bibliographical research technique. It will be seen that the associative form of management retains amateurish roots and that the failure of successive laws that have tried to modernize Brazilian soccer is a sign of the necessity for legislation that takes into consideration the peculiarities of the teams, that takes advantage of their economic potential, and that provides a means for clubs to recover financially.Submitted by Samara Santiago (samarasantiagopc@gmail.com) on 2021-07-22T18:57:48Z No. of bitstreams: 1 GUSTAVO OLIVEIRA CARDOSO.pdf: 386938 bytes, checksum: eebcc4b37bfd6f8dcf455a463771447b (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-22T18:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUSTAVO OLIVEIRA CARDOSO.pdf: 386938 bytes, checksum: eebcc4b37bfd6f8dcf455a463771447b (MD5) Previous issue date: 2021-05-12Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSDireitoClubes de futebol brasileiros.Entretenimento.Clube- empresa no Brasil.Associações.Agremiações desportivas.Legislação desportiva brasileira.Brazilian football clubs.Training.Club- company in Brazil.Associations.Sports clubs.Brazilian sports legislation.O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.The game of the 4 lines: the club-company and the football corporation facing the new market paradigm of Brazilian football.2021-05-122021-07-22T18:57:48Z2021-07-212021-07-22T18:57:48Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20201CARDOSO, Gustavo Oliveira. O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro. 2021, 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/20201/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGUSTAVO OLIVEIRA CARDOSO.pdfGUSTAVO OLIVEIRA CARDOSO.pdfapplication/pdf386938http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/20201/1/GUSTAVO+OLIVEIRA+CARDOSO.pdfeebcc4b37bfd6f8dcf455a463771447bMD51riufcg/202012021-07-22 15:57:48.296oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-22T18:57:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The game of the 4 lines: the club-company and the football corporation facing the new market paradigm of Brazilian football.
title O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
spellingShingle O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
CARDOSO, Gustavo Oliveira.
Direito
Clubes de futebol brasileiros.
Entretenimento.
Clube- empresa no Brasil.
Associações.
Agremiações desportivas.
Legislação desportiva brasileira.
Brazilian football clubs.
Training.
Club- company in Brazil.
Associations.
Sports clubs.
Brazilian sports legislation.
title_short O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
title_full O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
title_fullStr O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
title_full_unstemmed O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
title_sort O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro.
author CARDOSO, Gustavo Oliveira.
author_facet CARDOSO, Gustavo Oliveira.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAIA, Kyev Moura.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv MAIA, K. M.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1289134692632682
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LIMA, Eligidério Gadelha de.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv LIMA, E. G.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TARGINO, Giliard Cruz.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv TARGINO, G. C.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CARDOSO, G. O.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1860797424383086
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Gustavo Oliveira.
contributor_str_mv MAIA, Kyev Moura.
LIMA, Eligidério Gadelha de.
TARGINO, Giliard Cruz.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Direito
topic Direito
Clubes de futebol brasileiros.
Entretenimento.
Clube- empresa no Brasil.
Associações.
Agremiações desportivas.
Legislação desportiva brasileira.
Brazilian football clubs.
Training.
Club- company in Brazil.
Associations.
Sports clubs.
Brazilian sports legislation.
dc.subject.por.fl_str_mv Clubes de futebol brasileiros.
Entretenimento.
Clube- empresa no Brasil.
Associações.
Agremiações desportivas.
Legislação desportiva brasileira.
Brazilian football clubs.
Training.
Club- company in Brazil.
Associations.
Sports clubs.
Brazilian sports legislation.
description O futebol, além de um símbolo cultural brasileiro, há muito tempo deixou ser considerado apenas como uma atividade recreativa e assumiu o papel na área comercial, bem como na indústria do entretenimento nacional e internacional. Todavia, as bases organizacionais dos clubes de futebol brasileiros, desde o início, foram regidas pelo sistema das associações, modelo este que, com o passar do tempo, por conta de seu caráter voluntário e sem fins lucrativos, se mostrou ineficiente e vulnerável a partir da consolidação do capitalismo como sistema político e econômico mundial e, consequentemente, do novo paradigma mercadológico do futebol. Na intenção de modernizar, profissionalizar e incentivar uma maior captação de investimentos para as gestões desportivas surge então o instituto do Clube-Empresa como uma alternativa de superação do amadorismo, convertendo as bases associativas dos clubes para os moldes societários. Diferente de como ocorreu na Europa, no Brasil, a evolução das leis voltadas ao esporte não seguiu o mesmo ritmo, fundamentalmente, no que se refere a leis que permitessem, as agremiações futebolísticas, a possibilidade de adotarem o modelo do clube-empresa de uma forma justa, bem regulamentada e sustentável. A partir desse contexto, atualmente, há dois projetos de lei (o PL 5082/16 e o PL 5516/19) que buscam fortalecer a ideia do clube- empresa e criar a chamada Sociedade Anônima do Futebol, a fim de estabelecer procedimentos administrativos e de natureza tributária. Ademias, proporcionar diretrizes que impulsionem o potencial econômico dos times brasileiros, tornando-os mais competitivos e profissionais. Com base no exposto, este trabalho objetiva estudar e debater acerca do clube-empresa, levando em consideração o percurso histórico-legislativo do desporto, exemplos internacionais de legislações que disciplinam acerca da forma societária de administração de agremiações desportivas e as leis brasileiras vigentes, objetivando responder se há no Brasil, normas que ofereçam o suporte necessário para proporcionar, de forma justa e sustentável, a mudança dos clubes de futebol para os moldes do clube-empresa. Quanto a metodologia utilizada neste trabalho, se utilizou o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento histórico-comparativo e a técnica de pesquisa bibliográfica documental. Pressupõe-se que, a forma associativa de gestão conserva raízes de amadorismo e que o insucesso de leis que tentaram modernizar o futebol brasileiro é um sinal da necesseidade de uma legislação que leve em consideração as peculiaridades dos times, que aproveite o potencial econômico destes e que forneçam meios dos clubes se recuperarem financeiramente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T18:57:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-21
2021-07-22T18:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20201
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Gustavo Oliveira. O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro. 2021, 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20201
identifier_str_mv CARDOSO, Gustavo Oliveira. O jogo das 4 linhas: o clube-empresa e a sociedade anônima do futebol frente ao novo paradigma mercadológico do futebol brasileiro. 2021, 70fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/20201/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/20201/1/GUSTAVO+OLIVEIRA+CARDOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
eebcc4b37bfd6f8dcf455a463771447b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308816618094592