Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATIAS, Cláudia Ferreira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
Resumo: Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social.
id UFCG_ff16acf7110e338bc136832cec87dced
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4795
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling OLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875BALBINO, Débora Prazeres.BALBINO, D. P.http://lattes.cnpq.br/5339310049708008CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MATIAS, C. F.MATIAS, Cláudia Ferreira.Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social.Currently, the use of falsified luxury goods is becoming prominent in Brazilian market. Falsification can be considered as products reproduction and unauthorized use of brands, in order to create economic benefits to fraudsters and, in other hand, to cause loss to companies. However, there are social and symbolic motivations that drive some consumers, such as the young public, to adopt this practice. Therefore, the purpose of this research was to analyze the consumption behavior of young students from Federal University of Campina Grande (UFCG) when it comes to consumption of falsified luxury goods. Hence, it was made a quantitative and qualitative survey, using a sample space of 392 UFCG students. The results expose the researched students’ profile, showing that 65,05% of them consume falsified luxury goods and the majority of the shopping occur at least once a trimester. The most purchased products by this public was clothing, clocks, purses, shoes and accessories like earrings and bracelets. The research also evidenced that young students consume falsified products to reach acceptance in their determined social groups and they believe that these brands represent social status, functioning as a social fitting element.Submitted by Ermesson Brito (joffilybrito@gmail.com) on 2019-07-09T11:53:11Z No. of bitstreams: 1 CLÁUDIA FERREIRA MATIAS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017..pdf: 924791 bytes, checksum: 1c315413a0c29f24567a5998053171ad (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-09T11:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLÁUDIA FERREIRA MATIAS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017..pdf: 924791 bytes, checksum: 1c315413a0c29f24567a5998053171ad (MD5) Previous issue date: 2017-03Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoComportamento do consumidorConsumoFalsificaçõesLuxoJovens universitáriosConsumer behaviorConsumptionFalsificationLuxuryYoung university students.Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.Consumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG.2017-032019-07-09T11:53:11Z2019-07-092019-07-09T11:53:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALCLÁUDIA FERREIRA MATIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfCLÁUDIA FERREIRA MATIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfapplication/pdf730567http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/3/CLA%CC%81UDIA+FERREIRA+MATIAS+-+RELATO%CC%81RIO+DE+ESTA%CC%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2017.pdf9d4515d21f9b3df74855742b881bf18cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/47952022-01-26 12:24:37.555oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T15:24:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG.
title Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
spellingShingle Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
MATIAS, Cláudia Ferreira.
Administração
Comportamento do consumidor
Consumo
Falsificações
Luxo
Jovens universitários
Consumer behavior
Consumption
Falsification
Luxury
Young university students.
title_short Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
title_full Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
title_fullStr Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
title_full_unstemmed Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
title_sort Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
author MATIAS, Cláudia Ferreira.
author_facet MATIAS, Cláudia Ferreira.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv OLIVEIRA, V. M.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BALBINO, Débora Prazeres.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv BALBINO, D. P.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5339310049708008
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CORREIA, S. É. N.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
dc.contributor.authorID.fl_str_mv MATIAS, C. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATIAS, Cláudia Ferreira.
contributor_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de.
BALBINO, Débora Prazeres.
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Comportamento do consumidor
Consumo
Falsificações
Luxo
Jovens universitários
Consumer behavior
Consumption
Falsification
Luxury
Young university students.
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo
Falsificações
Luxo
Jovens universitários
Consumer behavior
Consumption
Falsification
Luxury
Young university students.
description Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-09T11:53:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-09
2019-07-09T11:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
identifier_str_mv MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/3/CLA%CC%81UDIA+FERREIRA+MATIAS+-+RELATO%CC%81RIO+DE+ESTA%CC%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2017.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d4515d21f9b3df74855742b881bf18c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308649610346496