Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 |
Resumo: | Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social. |
id |
UFCG_ff16acf7110e338bc136832cec87dced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4795 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
OLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875BALBINO, Débora Prazeres.BALBINO, D. P.http://lattes.cnpq.br/5339310049708008CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MATIAS, C. F.MATIAS, Cláudia Ferreira.Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social.Currently, the use of falsified luxury goods is becoming prominent in Brazilian market. Falsification can be considered as products reproduction and unauthorized use of brands, in order to create economic benefits to fraudsters and, in other hand, to cause loss to companies. However, there are social and symbolic motivations that drive some consumers, such as the young public, to adopt this practice. Therefore, the purpose of this research was to analyze the consumption behavior of young students from Federal University of Campina Grande (UFCG) when it comes to consumption of falsified luxury goods. Hence, it was made a quantitative and qualitative survey, using a sample space of 392 UFCG students. The results expose the researched students’ profile, showing that 65,05% of them consume falsified luxury goods and the majority of the shopping occur at least once a trimester. The most purchased products by this public was clothing, clocks, purses, shoes and accessories like earrings and bracelets. The research also evidenced that young students consume falsified products to reach acceptance in their determined social groups and they believe that these brands represent social status, functioning as a social fitting element.Submitted by Ermesson Brito (joffilybrito@gmail.com) on 2019-07-09T11:53:11Z No. of bitstreams: 1 CLÁUDIA FERREIRA MATIAS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017..pdf: 924791 bytes, checksum: 1c315413a0c29f24567a5998053171ad (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-09T11:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLÁUDIA FERREIRA MATIAS - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017..pdf: 924791 bytes, checksum: 1c315413a0c29f24567a5998053171ad (MD5) Previous issue date: 2017-03Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoComportamento do consumidorConsumoFalsificaçõesLuxoJovens universitáriosConsumer behaviorConsumptionFalsificationLuxuryYoung university students.Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.Consumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG.2017-032019-07-09T11:53:11Z2019-07-092019-07-09T11:53:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALCLÁUDIA FERREIRA MATIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfCLÁUDIA FERREIRA MATIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfapplication/pdf730567http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/3/CLA%CC%81UDIA+FERREIRA+MATIAS+-+RELATO%CC%81RIO+DE+ESTA%CC%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2017.pdf9d4515d21f9b3df74855742b881bf18cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/47952022-01-26 12:24:37.555oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T15:24:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Consumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG. |
title |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
spellingShingle |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. MATIAS, Cláudia Ferreira. Administração Comportamento do consumidor Consumo Falsificações Luxo Jovens universitários Consumer behavior Consumption Falsification Luxury Young university students. |
title_short |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
title_full |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
title_fullStr |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
title_full_unstemmed |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
title_sort |
Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG. |
author |
MATIAS, Cláudia Ferreira. |
author_facet |
MATIAS, Cláudia Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
OLIVEIRA, V. M. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
BALBINO, Débora Prazeres. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
BALBINO, D. P. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5339310049708008 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CORREIA, S. É. N. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
MATIAS, C. F. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MATIAS, Cláudia Ferreira. |
contributor_str_mv |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. BALBINO, Débora Prazeres. CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Comportamento do consumidor Consumo Falsificações Luxo Jovens universitários Consumer behavior Consumption Falsification Luxury Young university students. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo Falsificações Luxo Jovens universitários Consumer behavior Consumption Falsification Luxury Young university students. |
description |
Atualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-09T11:53:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-09 2019-07-09T11:53:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 |
identifier_str_mv |
MATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/3/CLA%CC%81UDIA+FERREIRA+MATIAS+-+RELATO%CC%81RIO+DE+ESTA%CC%81GIO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2017.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4795/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d4515d21f9b3df74855742b881bf18c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308649610346496 |