SeguranÃa, biopolÃtica e educaÃÃo: o empresariamento da seguranÃa pÃblica como dispositivo pedagÃgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Duarte Barboza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20583
Resumo: A partir da obra de Michel Foucault, e vislumbrando a emergÃncia de uma sociedade de (in)seguranÃa, buscou-se neste trabalho compreender como foi possÃvel o estabelecimento do paradigma da gestÃo empresarial como Ãnico modelo de eficiÃncia possÃvel para as polÃticas pÃblicas de um modo geral e, de modo especÃfico, para o campo da seguranÃa pÃblica brasileira. Na sequÃncia, investigou-se, a partir da anÃlise das ideias e teorias presentes nos novos programas e planos de reduÃÃo de homicÃdios instalados em diversos estados brasileiros, seus efeitos pedagÃgicos sobre o conjunto dos operadores de seguranÃa pÃblica, chamados genericamente de policiais, bem como sobre os indivÃduos da populaÃÃo, alvo das (bio)polÃticas em questÃo.Problematizou-se este empresariamento da seguranÃa pÃblica e os processos de subjetivaÃÃo que desencadeia,os quais se dÃo por meio de dispositivos pedagÃgicos â mecanismos de educaÃÃo nÃo formal que operam de forma contÃnua, ininterrupta e a cÃu aberto â que, fabricando subjetividades policialescas, produzem novos estilos de vida, novas relaÃÃes dos sujeitos consigoe com os demais, bem como novos arranjos entre indivÃduos, Estado e mercado.
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