EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Valeria Holanda da NÃbrega
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20283
Resumo: A proposta desta dissertaÃÃo à relacionar a compreensÃo acerca da EducaÃÃo Ambiental, implÃcita na prÃtica da comunidade do assentamento rural SÃo GonÃalo, com os princÃpios da EducaÃÃo Ambiental DialÃgica e descobrir como esses podem contribuir para a sustentabilidade do assentamento. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica à baseada na pedagogia de Paulo Freire e na Perspectiva Eco-Relacional. Hà de se ter em conta o sentido de mudanÃa da relaÃÃo da prÃpria comunidade com a natureza nÃo humana, com ela prÃpria e com o territÃrio. Portanto, essa abordagem procura trabalhar a educaÃÃo ambiental com o olhar da relaÃÃo transformadora pelo diÃlogo, pelo conhecimento, pela informaÃÃo e troca de saberes, contribuindo com a organizaÃÃo, participaÃÃo e autogestÃo do assentamento. Foram utilizados, como referÃncia, a Carta da Terra e o Tratado de EducaÃÃo Ambiental para Sociedades SustentÃveis e Responsabilidade Global, documentos importantes da ECO-92 ou CÃpula da Terra, que foi batizada de FÃrum Global 92, promovido por entidades da sociedade civil. Esses documentos vÃm com a afirmaÃÃo de princÃpios Ãticos e valores fundamentais que orientam comunidades, escolas, paÃses, culturas, raÃas e pessoas para o bem comum, atravÃs da sustentabilidade global, o que inclui justiÃa socioambiental e uma responsabilidade com o nÃo esgotamento da natureza como bem infinito. Durante a pesquisa, foram percebidas diferenÃas de concepÃÃes das pessoas entrevistadas e que participaram do cÃrculo de cultura no trato com a educaÃÃo ambiental e as aÃÃes cotidianas com o meio ambiente, a partir das representaÃÃes sociais sobre a educaÃÃo ambiental numa percepÃÃo que transitava entre uma leitura globalizante e antropocÃntrica. Essa diferenÃa implica numa contradiÃÃo prÃpria da contemporaneidade. Apresenta contradiÃÃes na forma de conduÃÃo do cuidado com a terra e os animais, assim como na direÃÃo dos trabalhos coletivos e individuais, porÃm, denota comprometimento nas aÃÃes coletivas do assentamento.
id UFC_0ffd9d28c30ebbdaaa6220ba5ac83e1a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12560
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver2017-07-28JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Ramofly Bicalho dos Santos01254994777http://lattes.cnpq.br/381521861798895521947414372http://lattes.cnpq.br/5615795658072714Ana Valeria Holanda da NÃbregaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR EducaÃÃo Ambiental Assentamento DialogicidadeEnvironmental Education Settlement DialogicityEDUCACAOA proposta desta dissertaÃÃo à relacionar a compreensÃo acerca da EducaÃÃo Ambiental, implÃcita na prÃtica da comunidade do assentamento rural SÃo GonÃalo, com os princÃpios da EducaÃÃo Ambiental DialÃgica e descobrir como esses podem contribuir para a sustentabilidade do assentamento. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica à baseada na pedagogia de Paulo Freire e na Perspectiva Eco-Relacional. Hà de se ter em conta o sentido de mudanÃa da relaÃÃo da prÃpria comunidade com a natureza nÃo humana, com ela prÃpria e com o territÃrio. Portanto, essa abordagem procura trabalhar a educaÃÃo ambiental com o olhar da relaÃÃo transformadora pelo diÃlogo, pelo conhecimento, pela informaÃÃo e troca de saberes, contribuindo com a organizaÃÃo, participaÃÃo e autogestÃo do assentamento. Foram utilizados, como referÃncia, a Carta da Terra e o Tratado de EducaÃÃo Ambiental para Sociedades SustentÃveis e Responsabilidade Global, documentos importantes da ECO-92 ou CÃpula da Terra, que foi batizada de FÃrum Global 92, promovido por entidades da sociedade civil. Esses documentos vÃm com a afirmaÃÃo de princÃpios Ãticos e valores fundamentais que orientam comunidades, escolas, paÃses, culturas, raÃas e pessoas para o bem comum, atravÃs da sustentabilidade global, o que inclui justiÃa socioambiental e uma responsabilidade com o nÃo esgotamento da natureza como bem infinito. Durante a pesquisa, foram percebidas diferenÃas de concepÃÃes das pessoas entrevistadas e que participaram do cÃrculo de cultura no trato com a educaÃÃo ambiental e as aÃÃes cotidianas com o meio ambiente, a partir das representaÃÃes sociais sobre a educaÃÃo ambiental numa percepÃÃo que transitava entre uma leitura globalizante e antropocÃntrica. Essa diferenÃa implica numa contradiÃÃo prÃpria da contemporaneidade. Apresenta contradiÃÃes na forma de conduÃÃo do cuidado com a terra e os animais, assim como na direÃÃo dos trabalhos coletivos e individuais, porÃm, denota comprometimento nas aÃÃes coletivas do assentamento. The purpose of this dissertation is to relate the understanding about Environmental Education, implicit in the practice of the community of rural settlement SÃo GonÃalo, with the principles of Environmental Dialogic Education and to discover how these can contribute to the sustainability of the settlement. Environmental Dialogic Education is based on the pedagogy of Paulo Freire and the Eco-Relational Perspective. One might take into account that the relation between the community itself and the nonhuman nature differs from the one between community and itself and, also, community between the territories. Therefore, this approach seeks to work environmental education under the lights of the transforming relationship through dialogue, knowledge, information and knowledge exchange. It contributes to the organization, participation and self-management of the settlement. As a reference, it was used the Earth Charter and the Environmental Education Treaty for Sustainable Societies and Global Responsibility, important documents of the ECO-92 or Earth Summit, also called the Global Forum 92, promoted by civil society organizations. These documents affirm ethical principles and fundamental values that guide communities, schools, countries, cultures, races and people for the common good, through global sustainability, which includes socioenvironmental justice and a responsibility with the non-exhaustion of nature as infinite resource. During the research, differences of conceptions of the people interviewed and who participated in the circle of culture in the treatment of environmental education and daily actions with the environment were perceived, from the social representations about the environmental education in a perception that transited between a reading globalizing and anthropocentric. This difference implies a contradiction proper to contemporaneity. It presents contradictions in the way of conducting care with land and animals, as well as in the direction of collective and individual work, but it denotes commitment to the collective actions of the settlement.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20283application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
title EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
spellingShingle EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
Ana Valeria Holanda da NÃbrega
EducaÃÃo Ambiental
Assentamento
Dialogicidade
Environmental Education
Settlement
Dialogicity
EDUCACAO
title_short EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
title_full EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
title_fullStr EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
title_full_unstemmed EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
title_sort EducaÃÃo ambiental dialÃgica no Assentamento SÃo GonÃalo â CrateÃs-Ce: a terra como mÃe, a ternura no caminhar e novas atitudes no viver
author Ana Valeria Holanda da NÃbrega
author_facet Ana Valeria Holanda da NÃbrega
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ramofly Bicalho dos Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 01254994777
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3815218617988955
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 21947414372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615795658072714
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Valeria Holanda da NÃbrega
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Celecina de Maria Veras Sales
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Ramofly Bicalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Ambiental
Assentamento
Dialogicidade
topic EducaÃÃo Ambiental
Assentamento
Dialogicidade
Environmental Education
Settlement
Dialogicity
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Education
Settlement
Dialogicity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A proposta desta dissertaÃÃo à relacionar a compreensÃo acerca da EducaÃÃo Ambiental, implÃcita na prÃtica da comunidade do assentamento rural SÃo GonÃalo, com os princÃpios da EducaÃÃo Ambiental DialÃgica e descobrir como esses podem contribuir para a sustentabilidade do assentamento. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica à baseada na pedagogia de Paulo Freire e na Perspectiva Eco-Relacional. Hà de se ter em conta o sentido de mudanÃa da relaÃÃo da prÃpria comunidade com a natureza nÃo humana, com ela prÃpria e com o territÃrio. Portanto, essa abordagem procura trabalhar a educaÃÃo ambiental com o olhar da relaÃÃo transformadora pelo diÃlogo, pelo conhecimento, pela informaÃÃo e troca de saberes, contribuindo com a organizaÃÃo, participaÃÃo e autogestÃo do assentamento. Foram utilizados, como referÃncia, a Carta da Terra e o Tratado de EducaÃÃo Ambiental para Sociedades SustentÃveis e Responsabilidade Global, documentos importantes da ECO-92 ou CÃpula da Terra, que foi batizada de FÃrum Global 92, promovido por entidades da sociedade civil. Esses documentos vÃm com a afirmaÃÃo de princÃpios Ãticos e valores fundamentais que orientam comunidades, escolas, paÃses, culturas, raÃas e pessoas para o bem comum, atravÃs da sustentabilidade global, o que inclui justiÃa socioambiental e uma responsabilidade com o nÃo esgotamento da natureza como bem infinito. Durante a pesquisa, foram percebidas diferenÃas de concepÃÃes das pessoas entrevistadas e que participaram do cÃrculo de cultura no trato com a educaÃÃo ambiental e as aÃÃes cotidianas com o meio ambiente, a partir das representaÃÃes sociais sobre a educaÃÃo ambiental numa percepÃÃo que transitava entre uma leitura globalizante e antropocÃntrica. Essa diferenÃa implica numa contradiÃÃo prÃpria da contemporaneidade. Apresenta contradiÃÃes na forma de conduÃÃo do cuidado com a terra e os animais, assim como na direÃÃo dos trabalhos coletivos e individuais, porÃm, denota comprometimento nas aÃÃes coletivas do assentamento.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The purpose of this dissertation is to relate the understanding about Environmental Education, implicit in the practice of the community of rural settlement SÃo GonÃalo, with the principles of Environmental Dialogic Education and to discover how these can contribute to the sustainability of the settlement. Environmental Dialogic Education is based on the pedagogy of Paulo Freire and the Eco-Relational Perspective. One might take into account that the relation between the community itself and the nonhuman nature differs from the one between community and itself and, also, community between the territories. Therefore, this approach seeks to work environmental education under the lights of the transforming relationship through dialogue, knowledge, information and knowledge exchange. It contributes to the organization, participation and self-management of the settlement. As a reference, it was used the Earth Charter and the Environmental Education Treaty for Sustainable Societies and Global Responsibility, important documents of the ECO-92 or Earth Summit, also called the Global Forum 92, promoted by civil society organizations. These documents affirm ethical principles and fundamental values that guide communities, schools, countries, cultures, races and people for the common good, through global sustainability, which includes socioenvironmental justice and a responsibility with the non-exhaustion of nature as infinite resource. During the research, differences of conceptions of the people interviewed and who participated in the circle of culture in the treatment of environmental education and daily actions with the environment were perceived, from the social representations about the environmental education in a perception that transited between a reading globalizing and anthropocentric. This difference implies a contradiction proper to contemporaneity. It presents contradictions in the way of conducting care with land and animals, as well as in the direction of collective and individual work, but it denotes commitment to the collective actions of the settlement.
description A proposta desta dissertaÃÃo à relacionar a compreensÃo acerca da EducaÃÃo Ambiental, implÃcita na prÃtica da comunidade do assentamento rural SÃo GonÃalo, com os princÃpios da EducaÃÃo Ambiental DialÃgica e descobrir como esses podem contribuir para a sustentabilidade do assentamento. A EducaÃÃo Ambiental DialÃgica à baseada na pedagogia de Paulo Freire e na Perspectiva Eco-Relacional. Hà de se ter em conta o sentido de mudanÃa da relaÃÃo da prÃpria comunidade com a natureza nÃo humana, com ela prÃpria e com o territÃrio. Portanto, essa abordagem procura trabalhar a educaÃÃo ambiental com o olhar da relaÃÃo transformadora pelo diÃlogo, pelo conhecimento, pela informaÃÃo e troca de saberes, contribuindo com a organizaÃÃo, participaÃÃo e autogestÃo do assentamento. Foram utilizados, como referÃncia, a Carta da Terra e o Tratado de EducaÃÃo Ambiental para Sociedades SustentÃveis e Responsabilidade Global, documentos importantes da ECO-92 ou CÃpula da Terra, que foi batizada de FÃrum Global 92, promovido por entidades da sociedade civil. Esses documentos vÃm com a afirmaÃÃo de princÃpios Ãticos e valores fundamentais que orientam comunidades, escolas, paÃses, culturas, raÃas e pessoas para o bem comum, atravÃs da sustentabilidade global, o que inclui justiÃa socioambiental e uma responsabilidade com o nÃo esgotamento da natureza como bem infinito. Durante a pesquisa, foram percebidas diferenÃas de concepÃÃes das pessoas entrevistadas e que participaram do cÃrculo de cultura no trato com a educaÃÃo ambiental e as aÃÃes cotidianas com o meio ambiente, a partir das representaÃÃes sociais sobre a educaÃÃo ambiental numa percepÃÃo que transitava entre uma leitura globalizante e antropocÃntrica. Essa diferenÃa implica numa contradiÃÃo prÃpria da contemporaneidade. Apresenta contradiÃÃes na forma de conduÃÃo do cuidado com a terra e os animais, assim como na direÃÃo dos trabalhos coletivos e individuais, porÃm, denota comprometimento nas aÃÃes coletivas do assentamento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20283
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237942018048