ApropriaÃÃo cultural da estÃtica negra: prÃticas discursivas e lutas de representaÃÃo no ciberespaÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talita Brasil e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20568
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender o debate sobre apropriaÃÃo cultural da estÃtica negra no cenÃrio brasileiro tal como este se expressa nas matÃrias publicadas por GeledÃs â Instituto da Mulher negra, no Ãmbito do ciberespaÃo. As investigaÃÃes aqui conduzidas orientam-se pela tentativa de apreender a noÃÃo de apropriaÃÃo cultural empregada em tais discussÃes, identificar os agentes que operam tais prÃticas de apropriaÃÃo, como tambÃm os possÃveis elementos constitutivos do debate em questÃo. O corpus deste trabalho constituiu-se pelo levantamento e anÃlise de dezoito publicaÃÃes veiculadas pelo Instituto de modo a reconstruir a percepÃÃo sobre o fenÃmeno estudado. Esta pesquisa apresenta, portanto, carÃter qualitativo dada sua intencionalidade em explorar as prÃticas discursivas e significados compartilhados em cada uma das matÃrias selecionadas, identificando assim a construÃÃo de representaÃÃes sociais em torno da ideia de apropriaÃÃo cultural da estÃtica negra. Apresenta-se como hipÃtese geral a ideia de que as prÃticas de apropriaÃÃo aqui investigadas associam-se ao esvaziamento de significados iniciais atribuÃdos a determinadas manifestaÃÃes culturais afro- brasileiras. Tais esvaziamentos se processam pela aÃÃo do Estado, ao converter elementos Ãtnicos em sÃmbolos de nacionalidade, pela aÃÃo do mercado, ao tornar bens culturais em mercadorias exÃticas, e por fim, pela aÃÃo dos prÃprios sujeitos, ao reelaborarem mediante distintas recepÃÃes, os significados iniciais atribuÃdos a tais bens e manifestaÃÃes culturais. As conclusÃes apresentadas evidenciam disputas travadas em torno da legitimidade dos sentidos atribuÃdos Ãs manifestaÃÃes culturais afro-brasileiras, configurando assim, lutas de representaÃÃes entre os movimentos negros e os agentes que operam tais prÃticas de apropriaÃÃo
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisApropriaÃÃo cultural da estÃtica negra: prÃticas discursivas e lutas de representaÃÃo no ciberespaÃo2018-10-00Mariana Mont'Alverne Barreto Lima52439453315http://lattes.cnpq.br/140220462088124212395145632Talita Brasil e Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBR CiberespaÃo ApropriaÃÃo Cultural PrÃticas Discursivas Lutas de RepresentaÃÃo CiberespaÃo ApropriaÃÃo Cultural, PrÃticas Discursivas, Lutas de RepresentaÃÃoCyberspace cultural appropriation discursive practices representation disputesSOCIOLOGIA Esta pesquisa objetiva compreender o debate sobre apropriaÃÃo cultural da estÃtica negra no cenÃrio brasileiro tal como este se expressa nas matÃrias publicadas por GeledÃs â Instituto da Mulher negra, no Ãmbito do ciberespaÃo. As investigaÃÃes aqui conduzidas orientam-se pela tentativa de apreender a noÃÃo de apropriaÃÃo cultural empregada em tais discussÃes, identificar os agentes que operam tais prÃticas de apropriaÃÃo, como tambÃm os possÃveis elementos constitutivos do debate em questÃo. O corpus deste trabalho constituiu-se pelo levantamento e anÃlise de dezoito publicaÃÃes veiculadas pelo Instituto de modo a reconstruir a percepÃÃo sobre o fenÃmeno estudado. Esta pesquisa apresenta, portanto, carÃter qualitativo dada sua intencionalidade em explorar as prÃticas discursivas e significados compartilhados em cada uma das matÃrias selecionadas, identificando assim a construÃÃo de representaÃÃes sociais em torno da ideia de apropriaÃÃo cultural da estÃtica negra. Apresenta-se como hipÃtese geral a ideia de que as prÃticas de apropriaÃÃo aqui investigadas associam-se ao esvaziamento de significados iniciais atribuÃdos a determinadas manifestaÃÃes culturais afro- brasileiras. Tais esvaziamentos se processam pela aÃÃo do Estado, ao converter elementos Ãtnicos em sÃmbolos de nacionalidade, pela aÃÃo do mercado, ao tornar bens culturais em mercadorias exÃticas, e por fim, pela aÃÃo dos prÃprios sujeitos, ao reelaborarem mediante distintas recepÃÃes, os significados iniciais atribuÃdos a tais bens e manifestaÃÃes culturais. As conclusÃes apresentadas evidenciam disputas travadas em torno da legitimidade dos sentidos atribuÃdos Ãs manifestaÃÃes culturais afro-brasileiras, configurando assim, lutas de representaÃÃes entre os movimentos negros e os agentes que operam tais prÃticas de apropriaÃÃoThis research aims to understand the discussion about cultural appropriation and black aesthetics in the brazilian context and how it is expressed in the articles published by GeledÃs â Instituto da Mulher Negra, on the cyberspace. These investigations are guided by the attempt to understand the notion of cultural appropriation used in the discussions, indentify agents that operate appropriation practices and constitutive elements of these debates. The research corpus is made of a collection and analysis of eighteen articles published by the Instituto, trying to rebuild the perception about the observed phenomenon. Hence, it is a qualitative research because of itâs goals of exploring discursive practices and meanings shared in each one of the selected articles, identifying the construction of social representations around the idea of cultural appropriation from black aesthetics. The general hypothesis is that the appropriation practices here investigated are associated to the emptying of the original meaning assigned to some afro-brazilian cultural manifestations. This empyting is performed by Stateâs actions, that converts ethnic elements in national symbols, by marketâs action, that turns these elements in exotic goods, and by peopleâs actions, that rework, among different perceptions, the original meanings of such cultural manifestations. From this, it was inferred that there are conflicts around the legitimacy of meanings assigned to afro-brazilian cultural manifestations, setting representation disputes between the black movements and agents that operate these appropriation practices.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20568application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:05Zmail@mail.com -
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