O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Vieira Monte Filha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.
id UFC_168c29169824baf83afb8e12b41fab5b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3973
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua maternaThe teacher action on teaching of textual genres in native language classes2010-05-17EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487AntÃnia Dilamar AraÃjo04791002334LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista0702543381064730913353http://lattes.cnpq.br/5704653097285795Maria Vieira Monte FilhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBREnsino de ProduÃÃo Escrita Contexto de ProduÃÃo Agir RealTeaching of Writing Context of Production Real ActingLINGUISTICA APLICADAEste trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.The objective of this work is to analyze the teacherâs actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The studentsâ textual productions are also part of this researchâs corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacherâs writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that itâs denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulated.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher action on teaching of textual genres in native language classes
title O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
spellingShingle O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
Maria Vieira Monte Filha
Ensino de ProduÃÃo Escrita
Contexto de ProduÃÃo
Agir Real
Teaching of Writing
Context of Production
Real Acting
LINGUISTICA APLICADA
title_short O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
title_full O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
title_fullStr O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
title_full_unstemmed O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
title_sort O agir do professor no ensino de gÃneros textuais em sala de lÃngua materna
author Maria Vieira Monte Filha
author_facet Maria Vieira Monte Filha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15686604487
dc.contributor.referee1.fl_str_mv AntÃnia Dilamar AraÃjo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04791002334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07025433810
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 64730913353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5704653097285795
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Vieira Monte Filha
contributor_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
AntÃnia Dilamar AraÃjo
LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ProduÃÃo Escrita
Contexto de ProduÃÃo
Agir Real
topic Ensino de ProduÃÃo Escrita
Contexto de ProduÃÃo
Agir Real
Teaching of Writing
Context of Production
Real Acting
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of Writing
Context of Production
Real Acting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The objective of this work is to analyze the teacherâs actions during the Textual Genres teaching and its surrounds. In order to achieve this goal, we used Sociodiscoursive Interactionism as theoretical support. (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) We did a qualitative research and for data collection we used ethnographic research tools. The corpus is composed of ten Portuguese Language classes on a sixth grade at a private elementary school in Fortaleza-CE. The studentsâ textual productions are also part of this researchâs corpus as well the teaching material used during the lessons. Thereby data analysis, we concluded the teacherâs writing guidelines were disregarded during the establishment of criteria for text correction. We also noticed that itâs denied to students the perception of dialogical nature about writing. The texts were reduced to an education object that confines itself. The social functions of writing were ignored, leading to the realization of an artificial activity and simulated.
description Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gÃneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teÃrico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnogrÃfica. O corpus à constituÃdo por dez aulas de lÃngua portuguesa do 6 ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produÃÃes textuais dos alunos corrigidas pelo professor tambÃm fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didÃtico usado durante essas aulas. AtravÃs da anÃlise dos dados, concluÃmos que as orientaÃÃes do professor para produÃÃo textual sÃo desconsideradas durante o estabelecimento dos critÃrios de correÃÃo do texto. Vimos tambÃm que à negada, aos alunos, a percepÃÃo do carÃter dialÃgico da escrita. Os textos sÃo reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funÃÃes sociais da escrita sÃo desconsideradas, proporcionando a realizaÃÃo de uma atividade artificial e simulada.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295144507604992