PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria Pereira Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11626
Resumo: Nesta tese, investigamos prÃticas de letramentos desenvolvidas nas aulas de LÃngua Portuguesa que ocorreram no LaboratÃrio Educativo de InformÃtica (LEI) das escolas pÃblicas de ensino mÃdio da regiÃo jaguaribana do estado do CearÃ, visando a verificar se essas prÃticas podem favorecer o letramento digital e a inclusÃo digital dos alunos, a partir da aplicaÃÃo da proposta dos documentos oficiais acerca da inserÃÃo das tecnologias na escola e da atuaÃÃo dos professores na preparaÃÃo e realizaÃÃo das aulas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental acerca da temÃtica. Nessa etapa analisamos os documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio e PCN+, matrizes do Exame Nacional do Ensino MÃdio, matrizes do Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica e matrizes de referÃncias e metodologias de apoio para o Ensino MÃdio da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do CearÃ. Em uma segunda etapa, acompanhamos quatro professores, por meio de entrevistas, questionÃrios e registros de aulas, incluindo as etapas de planejamento e execuÃÃo das atividades com as tecnologias. Investigamos as representaÃÃes acerca das relaÃÃes do trabalho com as tecnologias digitais; com o planejamento das aulas e com o processo de seleÃÃo dos gÃneros textuais trabalhados no LEI; as aulas de leitura e escrita e, a seguir, a realizaÃÃo destas aulas para que verificÃssemos quais letramentos estavam potencialmente presentes e com quais os professores efetivamente trabalharam. Constatamos que o LEI à uma sala de aula diferenciada em que hà uma proposta de integraÃÃo dos saberes linguÃsticos Ãs demandas institucionais e sociais, embora seu uso nÃo efetive plenamente as prÃticas de letramentos demandadas pelo uso dos recursos tecnolÃgicos ali existentes, porque nÃo hÃ, para o ensino da leitura e da escrita, a iniciativa de inserir textos autÃnticos situados em prÃticas sociais pertinentes Ãs culturas locais e/ou globais. Os letramentos literÃrio, multimodal, multimidiÃtico e digital estavam potencialmente presentes, mas as estratÃgias utilizadas pelos professores, na aplicaÃÃo das aulas e na conduta em relaÃÃo aos gÃneros textuais selecionados, nÃo permitiu que tais letramentos se efetivassem em uma proposta maior de inclusÃo digital dos alunos, porque as aÃÃes realizadas pelos professores estavam presas ao modelo de letramento autÃnomo e isso implicou nÃo contemplar a natureza dos letramentos demandados pelo ambiente tecnolÃgico. DaÃ, o livro didÃtico ser o modelo mais seguido para as atividades de leitura que tinham como objetivo a decodificaÃÃo, e as atividades de escrita reduzirem-se a cÃpias de textos coletados da internet, havendo uma subutilizaÃÃo dos recursos multimidiÃticos e multimodais disponÃveis. Quanto aos documentos oficiais, os professores afirmaram conhecer as propostas presente nos PCNs, nas matrizes referenciais e metodologias de apoio da SEDUC e nas matrizes referenciais de provas oficiais (ENEM, SAEB e SPAECE), citando-as em planejamentos e nas entrevistas, mas, quando estavam em momento de execuÃÃo de suas aulas no LEI, prevalecia o conteÃdo das matrizes referenciais da prova do ENEM, que nÃo trabalham isoladamente com os letramentos necessÃrios para a inclusÃo digital, reforÃando nossa conclusÃo de que as prÃticas de letramentos presentes no LEI estavam a serviÃo do modelo autÃnomo de letramento.
id UFC_3013ec80e9747775d671d252ee94d866
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7944
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesaLiteracies practices and digital inclusion in Portuguese language class2013-12-13Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMaria Cristina Parreira da Silva10934945810http://lattes.cnpq.br/2404604521445065BÃrbara OlÃmpia Ramos de Melo52709795353http://lattes.cnpq.br/2014480730656031LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin1568660448736259195320http://lattes.cnpq.br/1412248256443525Ana Maria Pereira LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLetramentos Letramento digital Tecnologias digitais RepresentaÃÃesLiteracies Digital literacy Digital technologies RepresentationsLINGUISTICANesta tese, investigamos prÃticas de letramentos desenvolvidas nas aulas de LÃngua Portuguesa que ocorreram no LaboratÃrio Educativo de InformÃtica (LEI) das escolas pÃblicas de ensino mÃdio da regiÃo jaguaribana do estado do CearÃ, visando a verificar se essas prÃticas podem favorecer o letramento digital e a inclusÃo digital dos alunos, a partir da aplicaÃÃo da proposta dos documentos oficiais acerca da inserÃÃo das tecnologias na escola e da atuaÃÃo dos professores na preparaÃÃo e realizaÃÃo das aulas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental acerca da temÃtica. Nessa etapa analisamos os documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio e PCN+, matrizes do Exame Nacional do Ensino MÃdio, matrizes do Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica e matrizes de referÃncias e metodologias de apoio para o Ensino MÃdio da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do CearÃ. Em uma segunda etapa, acompanhamos quatro professores, por meio de entrevistas, questionÃrios e registros de aulas, incluindo as etapas de planejamento e execuÃÃo das atividades com as tecnologias. Investigamos as representaÃÃes acerca das relaÃÃes do trabalho com as tecnologias digitais; com o planejamento das aulas e com o processo de seleÃÃo dos gÃneros textuais trabalhados no LEI; as aulas de leitura e escrita e, a seguir, a realizaÃÃo destas aulas para que verificÃssemos quais letramentos estavam potencialmente presentes e com quais os professores efetivamente trabalharam. Constatamos que o LEI à uma sala de aula diferenciada em que hà uma proposta de integraÃÃo dos saberes linguÃsticos Ãs demandas institucionais e sociais, embora seu uso nÃo efetive plenamente as prÃticas de letramentos demandadas pelo uso dos recursos tecnolÃgicos ali existentes, porque nÃo hÃ, para o ensino da leitura e da escrita, a iniciativa de inserir textos autÃnticos situados em prÃticas sociais pertinentes Ãs culturas locais e/ou globais. Os letramentos literÃrio, multimodal, multimidiÃtico e digital estavam potencialmente presentes, mas as estratÃgias utilizadas pelos professores, na aplicaÃÃo das aulas e na conduta em relaÃÃo aos gÃneros textuais selecionados, nÃo permitiu que tais letramentos se efetivassem em uma proposta maior de inclusÃo digital dos alunos, porque as aÃÃes realizadas pelos professores estavam presas ao modelo de letramento autÃnomo e isso implicou nÃo contemplar a natureza dos letramentos demandados pelo ambiente tecnolÃgico. DaÃ, o livro didÃtico ser o modelo mais seguido para as atividades de leitura que tinham como objetivo a decodificaÃÃo, e as atividades de escrita reduzirem-se a cÃpias de textos coletados da internet, havendo uma subutilizaÃÃo dos recursos multimidiÃticos e multimodais disponÃveis. Quanto aos documentos oficiais, os professores afirmaram conhecer as propostas presente nos PCNs, nas matrizes referenciais e metodologias de apoio da SEDUC e nas matrizes referenciais de provas oficiais (ENEM, SAEB e SPAECE), citando-as em planejamentos e nas entrevistas, mas, quando estavam em momento de execuÃÃo de suas aulas no LEI, prevalecia o conteÃdo das matrizes referenciais da prova do ENEM, que nÃo trabalham isoladamente com os letramentos necessÃrios para a inclusÃo digital, reforÃando nossa conclusÃo de que as prÃticas de letramentos presentes no LEI estavam a serviÃo do modelo autÃnomo de letramento.In this thesis, we investigate the practices of literacies developed in Portuguese Language classes that took place at the Laboratory of Computer Education (LCE) of public high schools of Jaguaribe region of the state of CearÃ, in order to verify whether these practices can promote digital literacy and digital inclusion for students deriving from the implementation of the proposal of official documents on the integration of technology in schools and the performance of teachers in preparing and conducting classes. We developed a survey in two stages. The first one was a documentary research on the theme. At this stage we analyzed the official documents: the Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, the ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio and the PCN +, documents of the Exame Nacional do Ensino MÃdio, documents of the Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica and documents of reference and supporting material for High School of the Department of Education of the State of CearÃ. In a second step, we monitored four teachers through interviews, questionnaires and class recordings, including the stages of planning and implementation of activities with the technologies. We investigated the representations about the working relationships with digital technologies, with lesson planning and the selection process of textual genres studied in LCE, reading and writing lessons, and then, the implementation of these classes in order we could check what kind of literacies were potentially present and the teachers Who worked effectively. We noted that the LCE is a differentiated classroom where there is a proposal for the integration of linguistic knowledge to the social and institutional demands, although its use did not fully promoted practices of literacies demanded by the use of technological resources that exist in LCE, because for the teaching of reading and writing there is not the initiative to insert authentic texts placed in relevant social practices to local and /or global cultures. The multimodal, multimediatic and digital literacies were potentially present, but the strategies used by teachers in implementing the lessons and the conduct in relation to the selected text genres did not allow such literacies were achieved in a proposal of greater digital inclusion of students because the actions taken by the teachers were attached to the autonomous literacy model and that meant not contemplating the nature of literacies required by the technological environment. Hence, the textbook was the model followed in most reading activities that were aimed at decoding, and the writing activities were only copies of texts collected from the internet, which meant a subutilization of multimidiatic and multimodal resources available. As to official documents, the teachers said they knew these proposals in PCNs, in the supporting material of SEDUC, in reference documents and in the documents of references for official tests (ENEM and SAEB ), mentionig them in planning and in interviews, but when they were currently implementing their lessons in LCE, the content of the reference documents of ENEM test was reinforced which alone does not work with the literacies needed for digital inclusion, reinforcing our conclusion that the practices of literacies were present in the LCE were under the service of the autonomous model of literacy. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11626application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Literacies practices and digital inclusion in Portuguese language class
title PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
spellingShingle PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
Ana Maria Pereira Lima
Letramentos
Letramento digital
Tecnologias digitais
RepresentaÃÃes
Literacies
Digital literacy
Digital technologies
Representations
LINGUISTICA
title_short PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
title_full PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
title_fullStr PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
title_full_unstemmed PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
title_sort PrÃticas de letramentos e inclusÃo digital na aula de lÃngua portuguesa
author Ana Maria Pereira Lima
author_facet Ana Maria Pereira Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Elias Soares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02178761372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Cristina Parreira da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 10934945810
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2404604521445065
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BÃrbara OlÃmpia Ramos de Melo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 52709795353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2014480730656031
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 07025433810
dc.contributor.referee4.fl_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 15686604487
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36259195320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1412248256443525
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Maria Pereira Lima
contributor_str_mv Maria Elias Soares
Maria Cristina Parreira da Silva
BÃrbara OlÃmpia Ramos de Melo
LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Letramento digital
Tecnologias digitais
RepresentaÃÃes
topic Letramentos
Letramento digital
Tecnologias digitais
RepresentaÃÃes
Literacies
Digital literacy
Digital technologies
Representations
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacies
Digital literacy
Digital technologies
Representations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nesta tese, investigamos prÃticas de letramentos desenvolvidas nas aulas de LÃngua Portuguesa que ocorreram no LaboratÃrio Educativo de InformÃtica (LEI) das escolas pÃblicas de ensino mÃdio da regiÃo jaguaribana do estado do CearÃ, visando a verificar se essas prÃticas podem favorecer o letramento digital e a inclusÃo digital dos alunos, a partir da aplicaÃÃo da proposta dos documentos oficiais acerca da inserÃÃo das tecnologias na escola e da atuaÃÃo dos professores na preparaÃÃo e realizaÃÃo das aulas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental acerca da temÃtica. Nessa etapa analisamos os documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio e PCN+, matrizes do Exame Nacional do Ensino MÃdio, matrizes do Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica e matrizes de referÃncias e metodologias de apoio para o Ensino MÃdio da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do CearÃ. Em uma segunda etapa, acompanhamos quatro professores, por meio de entrevistas, questionÃrios e registros de aulas, incluindo as etapas de planejamento e execuÃÃo das atividades com as tecnologias. Investigamos as representaÃÃes acerca das relaÃÃes do trabalho com as tecnologias digitais; com o planejamento das aulas e com o processo de seleÃÃo dos gÃneros textuais trabalhados no LEI; as aulas de leitura e escrita e, a seguir, a realizaÃÃo destas aulas para que verificÃssemos quais letramentos estavam potencialmente presentes e com quais os professores efetivamente trabalharam. Constatamos que o LEI à uma sala de aula diferenciada em que hà uma proposta de integraÃÃo dos saberes linguÃsticos Ãs demandas institucionais e sociais, embora seu uso nÃo efetive plenamente as prÃticas de letramentos demandadas pelo uso dos recursos tecnolÃgicos ali existentes, porque nÃo hÃ, para o ensino da leitura e da escrita, a iniciativa de inserir textos autÃnticos situados em prÃticas sociais pertinentes Ãs culturas locais e/ou globais. Os letramentos literÃrio, multimodal, multimidiÃtico e digital estavam potencialmente presentes, mas as estratÃgias utilizadas pelos professores, na aplicaÃÃo das aulas e na conduta em relaÃÃo aos gÃneros textuais selecionados, nÃo permitiu que tais letramentos se efetivassem em uma proposta maior de inclusÃo digital dos alunos, porque as aÃÃes realizadas pelos professores estavam presas ao modelo de letramento autÃnomo e isso implicou nÃo contemplar a natureza dos letramentos demandados pelo ambiente tecnolÃgico. DaÃ, o livro didÃtico ser o modelo mais seguido para as atividades de leitura que tinham como objetivo a decodificaÃÃo, e as atividades de escrita reduzirem-se a cÃpias de textos coletados da internet, havendo uma subutilizaÃÃo dos recursos multimidiÃticos e multimodais disponÃveis. Quanto aos documentos oficiais, os professores afirmaram conhecer as propostas presente nos PCNs, nas matrizes referenciais e metodologias de apoio da SEDUC e nas matrizes referenciais de provas oficiais (ENEM, SAEB e SPAECE), citando-as em planejamentos e nas entrevistas, mas, quando estavam em momento de execuÃÃo de suas aulas no LEI, prevalecia o conteÃdo das matrizes referenciais da prova do ENEM, que nÃo trabalham isoladamente com os letramentos necessÃrios para a inclusÃo digital, reforÃando nossa conclusÃo de que as prÃticas de letramentos presentes no LEI estavam a serviÃo do modelo autÃnomo de letramento.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In this thesis, we investigate the practices of literacies developed in Portuguese Language classes that took place at the Laboratory of Computer Education (LCE) of public high schools of Jaguaribe region of the state of CearÃ, in order to verify whether these practices can promote digital literacy and digital inclusion for students deriving from the implementation of the proposal of official documents on the integration of technology in schools and the performance of teachers in preparing and conducting classes. We developed a survey in two stages. The first one was a documentary research on the theme. At this stage we analyzed the official documents: the Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, the ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio and the PCN +, documents of the Exame Nacional do Ensino MÃdio, documents of the Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica and documents of reference and supporting material for High School of the Department of Education of the State of CearÃ. In a second step, we monitored four teachers through interviews, questionnaires and class recordings, including the stages of planning and implementation of activities with the technologies. We investigated the representations about the working relationships with digital technologies, with lesson planning and the selection process of textual genres studied in LCE, reading and writing lessons, and then, the implementation of these classes in order we could check what kind of literacies were potentially present and the teachers Who worked effectively. We noted that the LCE is a differentiated classroom where there is a proposal for the integration of linguistic knowledge to the social and institutional demands, although its use did not fully promoted practices of literacies demanded by the use of technological resources that exist in LCE, because for the teaching of reading and writing there is not the initiative to insert authentic texts placed in relevant social practices to local and /or global cultures. The multimodal, multimediatic and digital literacies were potentially present, but the strategies used by teachers in implementing the lessons and the conduct in relation to the selected text genres did not allow such literacies were achieved in a proposal of greater digital inclusion of students because the actions taken by the teachers were attached to the autonomous literacy model and that meant not contemplating the nature of literacies required by the technological environment. Hence, the textbook was the model followed in most reading activities that were aimed at decoding, and the writing activities were only copies of texts collected from the internet, which meant a subutilization of multimidiatic and multimodal resources available. As to official documents, the teachers said they knew these proposals in PCNs, in the supporting material of SEDUC, in reference documents and in the documents of references for official tests (ENEM and SAEB ), mentionig them in planning and in interviews, but when they were currently implementing their lessons in LCE, the content of the reference documents of ENEM test was reinforced which alone does not work with the literacies needed for digital inclusion, reinforcing our conclusion that the practices of literacies were present in the LCE were under the service of the autonomous model of literacy.
description Nesta tese, investigamos prÃticas de letramentos desenvolvidas nas aulas de LÃngua Portuguesa que ocorreram no LaboratÃrio Educativo de InformÃtica (LEI) das escolas pÃblicas de ensino mÃdio da regiÃo jaguaribana do estado do CearÃ, visando a verificar se essas prÃticas podem favorecer o letramento digital e a inclusÃo digital dos alunos, a partir da aplicaÃÃo da proposta dos documentos oficiais acerca da inserÃÃo das tecnologias na escola e da atuaÃÃo dos professores na preparaÃÃo e realizaÃÃo das aulas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental acerca da temÃtica. Nessa etapa analisamos os documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio e PCN+, matrizes do Exame Nacional do Ensino MÃdio, matrizes do Sistema de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo BÃsica e matrizes de referÃncias e metodologias de apoio para o Ensino MÃdio da Secretaria da EducaÃÃo do Estado do CearÃ. Em uma segunda etapa, acompanhamos quatro professores, por meio de entrevistas, questionÃrios e registros de aulas, incluindo as etapas de planejamento e execuÃÃo das atividades com as tecnologias. Investigamos as representaÃÃes acerca das relaÃÃes do trabalho com as tecnologias digitais; com o planejamento das aulas e com o processo de seleÃÃo dos gÃneros textuais trabalhados no LEI; as aulas de leitura e escrita e, a seguir, a realizaÃÃo destas aulas para que verificÃssemos quais letramentos estavam potencialmente presentes e com quais os professores efetivamente trabalharam. Constatamos que o LEI à uma sala de aula diferenciada em que hà uma proposta de integraÃÃo dos saberes linguÃsticos Ãs demandas institucionais e sociais, embora seu uso nÃo efetive plenamente as prÃticas de letramentos demandadas pelo uso dos recursos tecnolÃgicos ali existentes, porque nÃo hÃ, para o ensino da leitura e da escrita, a iniciativa de inserir textos autÃnticos situados em prÃticas sociais pertinentes Ãs culturas locais e/ou globais. Os letramentos literÃrio, multimodal, multimidiÃtico e digital estavam potencialmente presentes, mas as estratÃgias utilizadas pelos professores, na aplicaÃÃo das aulas e na conduta em relaÃÃo aos gÃneros textuais selecionados, nÃo permitiu que tais letramentos se efetivassem em uma proposta maior de inclusÃo digital dos alunos, porque as aÃÃes realizadas pelos professores estavam presas ao modelo de letramento autÃnomo e isso implicou nÃo contemplar a natureza dos letramentos demandados pelo ambiente tecnolÃgico. DaÃ, o livro didÃtico ser o modelo mais seguido para as atividades de leitura que tinham como objetivo a decodificaÃÃo, e as atividades de escrita reduzirem-se a cÃpias de textos coletados da internet, havendo uma subutilizaÃÃo dos recursos multimidiÃticos e multimodais disponÃveis. Quanto aos documentos oficiais, os professores afirmaram conhecer as propostas presente nos PCNs, nas matrizes referenciais e metodologias de apoio da SEDUC e nas matrizes referenciais de provas oficiais (ENEM, SAEB e SPAECE), citando-as em planejamentos e nas entrevistas, mas, quando estavam em momento de execuÃÃo de suas aulas no LEI, prevalecia o conteÃdo das matrizes referenciais da prova do ENEM, que nÃo trabalham isoladamente com os letramentos necessÃrios para a inclusÃo digital, reforÃando nossa conclusÃo de que as prÃticas de letramentos presentes no LEI estavam a serviÃo do modelo autÃnomo de letramento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11626
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295186331107328