EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
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Publication Date: | 2013 |
Format: | Master thesis |
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Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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Summary: | Este trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric WeilEducation and Instruction in Political Philosophy of Eric Weil2013-05-10Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668Ursula Anne Matthias 62506021353http://lattes.cnpq.br/7683745044690539 Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd54019303991http://lattes.cnpq.br/4699855762198405 SÃrgio de Siqueira Camargo33430187168http://lattes.cnpq.br/752203545020977801195192320http://lattes.cnpq.br/0309122465644976Marcela da Silva UchÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRInstruÃÃo EducaÃÃo Eric Weil MoralInstrution Education Eric Weil MoralFILOSOFIAEste trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas. This work will focus on explaining the concepts of Instruction and Education of Eric Weil, as well as the relation between them, which is a fundamental tool for effecting a reasonable action, which shows the extremely ethical sense of philosophy in Weilâs thought. The thought of the philosopher reflects the issue of education under the aspect of morality. The formal Kantian morality can be used as a basis for Weil reflection on the reasonable educational action. According to Weil, the historical role of the educator is to teach the individual to discern the reason in the world, since the goal of education is to offer the violent individual a way of virtuous acting with other community members. Hence derive the differences between education and instruction. The overvaluation of the instruction, the demand for skills and training of skilled labor for the capitalist system hide what should be the true meaning of education which is to educate men to undergo spontaneously to the universal law (natural), an education in opposite of being a slave of passions and to be held by them.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9744application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com - |
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This work will focus on explaining the concepts of Instruction and Education of Eric Weil, as well as the relation between them, which is a fundamental tool for effecting a reasonable action, which shows the extremely ethical sense of philosophy in Weilâs thought. The thought of the philosopher reflects the issue of education under the aspect of morality. The formal Kantian morality can be used as a basis for Weil reflection on the reasonable educational action. According to Weil, the historical role of the educator is to teach the individual to discern the reason in the world, since the goal of education is to offer the violent individual a way of virtuous acting with other community members. Hence derive the differences between education and instruction. The overvaluation of the instruction, the demand for skills and training of skilled labor for the capitalist system hide what should be the true meaning of education which is to educate men to undergo spontaneously to the universal law (natural), an education in opposite of being a slave of passions and to be held by them. |
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