EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil

Bibliographic Details
Main Author: Marcela da Silva UchÃa
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9744
Summary: Este trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas.
id UFC_30bf97656a8afa3e2f43ab8371d73031
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6674
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric WeilEducation and Instruction in Political Philosophy of Eric Weil2013-05-10Evanildo Costeski65801334068 http://lattes.cnpq.br/7167511496779668Ursula Anne Matthias 62506021353http://lattes.cnpq.br/7683745044690539 Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd54019303991http://lattes.cnpq.br/4699855762198405 SÃrgio de Siqueira Camargo33430187168http://lattes.cnpq.br/752203545020977801195192320http://lattes.cnpq.br/0309122465644976Marcela da Silva UchÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRInstruÃÃo EducaÃÃo Eric Weil MoralInstrution Education Eric Weil MoralFILOSOFIAEste trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas. This work will focus on explaining the concepts of Instruction and Education of Eric Weil, as well as the relation between them, which is a fundamental tool for effecting a reasonable action, which shows the extremely ethical sense of philosophy in Weilâs thought. The thought of the philosopher reflects the issue of education under the aspect of morality. The formal Kantian morality can be used as a basis for Weil reflection on the reasonable educational action. According to Weil, the historical role of the educator is to teach the individual to discern the reason in the world, since the goal of education is to offer the violent individual a way of virtuous acting with other community members. Hence derive the differences between education and instruction. The overvaluation of the instruction, the demand for skills and training of skilled labor for the capitalist system hide what should be the true meaning of education which is to educate men to undergo spontaneously to the universal law (natural), an education in opposite of being a slave of passions and to be held by them.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9744application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education and Instruction in Political Philosophy of Eric Weil
title EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
spellingShingle EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
Marcela da Silva UchÃa
InstruÃÃo
EducaÃÃo
Eric Weil
Moral
Instrution
Education
Eric Weil
Moral
FILOSOFIA
title_short EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
title_full EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
title_fullStr EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
title_full_unstemmed EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
title_sort EducaÃÃo e InstruÃÃo na Filosofia PolÃtica de Eric Weil
author Marcela da Silva UchÃa
author_facet Marcela da Silva UchÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evanildo Costeski
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 65801334068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167511496779668
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ursula Anne Matthias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 62506021353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7683745044690539
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 54019303991
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4699855762198405
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SÃrgio de Siqueira Camargo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 33430187168
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7522035450209778
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01195192320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0309122465644976
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcela da Silva UchÃa
contributor_str_mv Evanildo Costeski
Ursula Anne Matthias
Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd
SÃrgio de Siqueira Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv InstruÃÃo
EducaÃÃo
Eric Weil
Moral
topic InstruÃÃo
EducaÃÃo
Eric Weil
Moral
Instrution
Education
Eric Weil
Moral
FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Instrution
Education
Eric Weil
Moral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work will focus on explaining the concepts of Instruction and Education of Eric Weil, as well as the relation between them, which is a fundamental tool for effecting a reasonable action, which shows the extremely ethical sense of philosophy in Weilâs thought. The thought of the philosopher reflects the issue of education under the aspect of morality. The formal Kantian morality can be used as a basis for Weil reflection on the reasonable educational action. According to Weil, the historical role of the educator is to teach the individual to discern the reason in the world, since the goal of education is to offer the violent individual a way of virtuous acting with other community members. Hence derive the differences between education and instruction. The overvaluation of the instruction, the demand for skills and training of skilled labor for the capitalist system hide what should be the true meaning of education which is to educate men to undergo spontaneously to the universal law (natural), an education in opposite of being a slave of passions and to be held by them.
description Este trabalho terà como foco explicitar os conceitos de InstruÃÃo e EducaÃÃo em Eric Weil, bem como a relaÃÃo existente entre eles, sendo esta relaÃÃo um dos instrumentos fundamentais para efetivaÃÃo de uma aÃÃo razoÃvel; o que mostra o sentido radicalmente Ãtico da filosofia no pensamento de Weil. O pensamento do filÃsofo reflete a questÃo da educaÃÃo sob o aspecto da moralidade. A moral formal kantiana serve de fundamento para a reflexÃo weiliana sobre a aÃÃo educativa razoÃvel. Segundo Weil, o papel histÃrico do educador à levar o indivÃduo a discernir sobre a razÃo no mundo, visto que o objetivo da educaÃÃo à oferecer ao indivÃduo violento um modo de agir virtuoso com os outros membros da comunidade. Daà decorrem as diferenÃas entre educaÃÃo e instruÃÃo. A valorizaÃÃo excessiva da instruÃÃo, da procura por qualificaÃÃo e da formaÃÃo de mÃo-de-obra para o sistema capitalista esconde o que deveria ser o verdadeiro sentido da educaÃÃo, a saber: educar os homens para que se submetam espontaneamente à lei universal (natural), uma educaÃÃo que se opÃe a ser escravo das paixÃes e se realiza por meio delas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9744
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179764924416