Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabel MÃnica Souza de Brito
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150
Resumo: Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.
id UFC_37ce97f83841a6993ed19e1f5d092ba1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3808
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMachado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs CubasMachado de Assis: formation and literary autonomy in MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas 2010-08-16Odalice de Castro Silva01839330368Maria ValdÃnia da Silva17367662368http://lattes.cnpq.br/2705279722520840Josà Leite de Oliveira Junior16934040368http://lattes.cnpq.br/103779389709217300509894305http://lattes.cnpq.br/2261778318692127Isabel MÃnica Souza de BritoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBR Campo IdeolÃgico Atitude Autorreflexiva Autonomia LiterÃria InfluÃnciaCampo LiterÃrioLiterary Field Influence Literary Autonomy Autoreflexive Attitude Ideological FieldLETRASEste trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.This study tries to consider the literary text on the basis of the three main instances of literary communication: author, work and reader. The first chapter exposes the general conditions that make possible the appearance and the development of Machado de Assis and his work, taking into consideration the material conditions according to what author and work integrate the broad field of cultural productions. It is based on the conception of literary field, developed by Pierre Bourdieu, analogous to that of literary system by Antonio Candido. The second chapter presents some of the compositional resources of which availed Machado de Assis himself. It discusses about several conceptualizations of intertextuality and influence, important conceptions with which deal the Comparative Literature. The main researchers, of whose studies it has been making use, are Sandra Nitrini and Tania Carvalhal, who systematized the conceptual notions of important theoreticians of Comparatistic, as well as the categories by Harold Bloom. The third chapter is dedicated to the work, on which our proposal of interpretation has been concentrated: MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), by which, seeing that it is alike a key to the comprehension of the mature Machadian work, the writer has his literary autonomy asserted. It tries to investigate how Machado de Assis constructed the author-narrator of this work, who has emphasized the autoreflexive attitude that will be implicated within the narrative in the properties of temporality and affectivity. This autoreflexive attitude set the narrator BrÃs Cubas in search of himself, as it provides an intense dialogue among all tradition not only of literati but also of thinkers, situating the work in a vast ideological field. We have tried to make noticeable that this ideological field, just like it is represented in the work, constitutes one of the innovations of Machadian composition and, this way, confirms the originality and the expertise of the Brazilian author, whose work can be extended to several areas of Humanities.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:12Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Machado de Assis: formation and literary autonomy in MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
title Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
spellingShingle Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
Isabel MÃnica Souza de Brito
Campo IdeolÃgico
Atitude Autorreflexiva
Autonomia LiterÃria
InfluÃncia
Campo LiterÃrio
Literary Field
Influence
Literary Autonomy
Autoreflexive Attitude
Ideological Field
LETRAS
title_short Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
title_full Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
title_fullStr Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
title_full_unstemmed Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
title_sort Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas
author Isabel MÃnica Souza de Brito
author_facet Isabel MÃnica Souza de Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Odalice de Castro Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01839330368
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria ValdÃnia da Silva
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 17367662368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2705279722520840
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Leite de Oliveira Junior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16934040368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1037793897092173
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00509894305
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2261778318692127
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel MÃnica Souza de Brito
contributor_str_mv Odalice de Castro Silva
Maria ValdÃnia da Silva
Josà Leite de Oliveira Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Campo IdeolÃgico
Atitude Autorreflexiva
Autonomia LiterÃria
InfluÃncia
Campo LiterÃrio
topic Campo IdeolÃgico
Atitude Autorreflexiva
Autonomia LiterÃria
InfluÃncia
Campo LiterÃrio
Literary Field
Influence
Literary Autonomy
Autoreflexive Attitude
Ideological Field
LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Literary Field
Influence
Literary Autonomy
Autoreflexive Attitude
Ideological Field
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study tries to consider the literary text on the basis of the three main instances of literary communication: author, work and reader. The first chapter exposes the general conditions that make possible the appearance and the development of Machado de Assis and his work, taking into consideration the material conditions according to what author and work integrate the broad field of cultural productions. It is based on the conception of literary field, developed by Pierre Bourdieu, analogous to that of literary system by Antonio Candido. The second chapter presents some of the compositional resources of which availed Machado de Assis himself. It discusses about several conceptualizations of intertextuality and influence, important conceptions with which deal the Comparative Literature. The main researchers, of whose studies it has been making use, are Sandra Nitrini and Tania Carvalhal, who systematized the conceptual notions of important theoreticians of Comparatistic, as well as the categories by Harold Bloom. The third chapter is dedicated to the work, on which our proposal of interpretation has been concentrated: MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), by which, seeing that it is alike a key to the comprehension of the mature Machadian work, the writer has his literary autonomy asserted. It tries to investigate how Machado de Assis constructed the author-narrator of this work, who has emphasized the autoreflexive attitude that will be implicated within the narrative in the properties of temporality and affectivity. This autoreflexive attitude set the narrator BrÃs Cubas in search of himself, as it provides an intense dialogue among all tradition not only of literati but also of thinkers, situating the work in a vast ideological field. We have tried to make noticeable that this ideological field, just like it is represented in the work, constitutes one of the innovations of Machadian composition and, this way, confirms the originality and the expertise of the Brazilian author, whose work can be extended to several areas of Humanities.
description Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295143145504768