Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosivalda dos Santos Barreto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20033
Resumo: Esta tese aprofunda conclusÃes da dissertaÃÃo que abordou o PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro de Bom JuÃ, SalvadorâBahia. Para nÃs, o patrimÃnio cultural, as histÃrias de vida e formas de expressÃo dos moradores sÃo invisibilizados e excluÃdas da escola e do currÃculo. Agora estudamos comparativamente Bom Juà e Plataforma, enfatizando o territÃrio educador e o patrimÃnio cultural africano-brasileiro como desenvolvedores da identidade africano-brasileira do moradores desde a infÃncia. Para tanto analisamos as possibilidades educativas para a infÃncia nos territÃrios no campo de pesquisa enfocando o patrimÃnio cultural africano-brasileiro. Nesta esteira comparamos as narrativas da infÃncia; identificamos e explicamos o patrimÃnio cultural e suas possibilidades educativas, assim como analisamos as diretrizes pedagÃgicas da Secretaria Municipal de EducaÃÃo, Cultura e Lazer de Salvador que conta com o eixo norteador da educaÃÃo interÃtnica. A abordagens teÃricas contemplaram o territÃrio educador, aquele interconectado com a cidade e suas construÃÃes que educa tendo o patrimÃnio cultural africano-brasileiro inserido no ambiente e currÃculo escolar, como motor do processo educativo. O resultado do estudo apontou a possibilidade educativa para a infÃncia no territÃrio permeando o patrimÃnio africano-brasileiro; a disponibilidade do material didÃtico para desenvolver a aprendizagem visibilizando o patrimÃnio africano-brasileiro, para a aplicaÃÃo da Lei 10.639 /03, mas dependendo dos(as) professores(as) militantes; a infÃncia associada ao medo da violÃncia urbana e policial, um retrocesso em ralaÃÃo aos resultados do mestrado; a expropriaÃÃo das festas populares de origem africana ora em mÃo dos polÃticos partidÃrios e a demonizaÃÃo delas pelas igrejas cristÃs; a invisibilizaÃÃo do legado africano e folclorizaÃÃo do(a) negro(a) nos cadernos didÃticos da Secretaria, da mesma forma que os(as) professores(as) desconhecem as diretrizes citadas acima embora mencionem os ParÃmetros Curriculares Nacional e a Leis de Diretrizes de Base da EducaÃÃo Brasileira. E a interferÃncia das igrejas e polÃtica partidÃria dificultando a preservaÃÃo do legado africano, e que a Secretaria Municipal de EducaÃÃo atua com projetos aquÃm da realidade, nÃo contemplando a educaÃÃo patrimonial.
id UFC_3a59eaf88db7a25cb916e0119ef64e62
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11865
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/BahiaBuen Juà y plataforma: territorios que enseÃan el patrimonio cultural africano-brasileÃo a la infancia, Salvador / Bahia 2016-11-30Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/6041487079855448Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108Francisco Ari de Andrade16576381387Jose Gerardo Vasconcelos2613063734924037290510http://lattes.cnpq.br/2966255651791703Rosivalda dos Santos BarretoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRBom Juà Plataforma PatrimÃnio cultural africano-brasileiro TerritÃrio InfÃnciaBom Juà Plataforma Patrimonio cultural africano-brasileÃo territorio InfanciaEDUCACAO Esta tese aprofunda conclusÃes da dissertaÃÃo que abordou o PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro de Bom JuÃ, SalvadorâBahia. Para nÃs, o patrimÃnio cultural, as histÃrias de vida e formas de expressÃo dos moradores sÃo invisibilizados e excluÃdas da escola e do currÃculo. Agora estudamos comparativamente Bom Juà e Plataforma, enfatizando o territÃrio educador e o patrimÃnio cultural africano-brasileiro como desenvolvedores da identidade africano-brasileira do moradores desde a infÃncia. Para tanto analisamos as possibilidades educativas para a infÃncia nos territÃrios no campo de pesquisa enfocando o patrimÃnio cultural africano-brasileiro. Nesta esteira comparamos as narrativas da infÃncia; identificamos e explicamos o patrimÃnio cultural e suas possibilidades educativas, assim como analisamos as diretrizes pedagÃgicas da Secretaria Municipal de EducaÃÃo, Cultura e Lazer de Salvador que conta com o eixo norteador da educaÃÃo interÃtnica. A abordagens teÃricas contemplaram o territÃrio educador, aquele interconectado com a cidade e suas construÃÃes que educa tendo o patrimÃnio cultural africano-brasileiro inserido no ambiente e currÃculo escolar, como motor do processo educativo. O resultado do estudo apontou a possibilidade educativa para a infÃncia no territÃrio permeando o patrimÃnio africano-brasileiro; a disponibilidade do material didÃtico para desenvolver a aprendizagem visibilizando o patrimÃnio africano-brasileiro, para a aplicaÃÃo da Lei 10.639 /03, mas dependendo dos(as) professores(as) militantes; a infÃncia associada ao medo da violÃncia urbana e policial, um retrocesso em ralaÃÃo aos resultados do mestrado; a expropriaÃÃo das festas populares de origem africana ora em mÃo dos polÃticos partidÃrios e a demonizaÃÃo delas pelas igrejas cristÃs; a invisibilizaÃÃo do legado africano e folclorizaÃÃo do(a) negro(a) nos cadernos didÃticos da Secretaria, da mesma forma que os(as) professores(as) desconhecem as diretrizes citadas acima embora mencionem os ParÃmetros Curriculares Nacional e a Leis de Diretrizes de Base da EducaÃÃo Brasileira. E a interferÃncia das igrejas e polÃtica partidÃria dificultando a preservaÃÃo do legado africano, e que a Secretaria Municipal de EducaÃÃo atua com projetos aquÃm da realidade, nÃo contemplando a educaÃÃo patrimonial. Esta tesis profundiza las conclusiones de la disertaciÃn que abordà el Patrimonio cultural, infancia e identidad en el barrio de Bom JuÃ, Salvador-Bahia. Para nosotros, el patrimonio cultural, las historias de vida y las formas de expresiÃn de los residentes son invisibilizadas y exlcuidas de la escuela y del currÃculo. Ahora estudiamos comparativamente Bom Juà y Plataforma, enfatizando el territorio educador y el patrimonio cultural africano-brasileÃo como desarrolladores de la identidad africano-brasileÃa de los habitantes desde la infancia. Para ello analizamos las posibilidades educativas para la infancia en los territorios en el campo de investigaciÃn enfocando el patrimonio cultural africano-brasileÃo. En esta estera comparamos las narrativas de la infancia; identificamos y explicamos el patrimonio cultural y sus posibilidades educativas, asà como analizamos las directrices pedagÃgicas de la SecretarÃa Municipal de EducaciÃn, Cultura y Lazer de Salvador que cuenta con el eje la guÃa de la educaciÃn entre grupos Ãtnicos. Las bases teÃricas utilizadas fueron el territorio educador, aquel interconectado con la ciudad y sus construcciones que educa teniendo el patrimonio cultural africano-brasileÃo inserto en el ambiente y currÃculo escolar, como motor del proceso educativo. El resultado del estudio seÃalà la posibilidad de que la educaciÃn en el territorio; la prestaciÃn de la enseÃanza material para desarrollar un trabajo que muestra el patrimonio Africanoo-BrasileÃo, pero segÃn los profesores militantes a la aplicaciÃn de la Ley 10. 639 /03; la infancianiÃez que existe asociadao con el temor de los males actuales del territorio sometido a la violencia policial, un paso hacia atrÃs en relaciÃn a los resultados del maestriao. Concluimos entonces que hay una posibilidad de educaciÃn patrimonial espontÃneamente en el territorio; TodavÃa se trata en la escuela con superficialidad. Y que la SMED alternadamente trabaja con proyectos se quedan cortos de la realidad no contemplan la educaciÃn patrimonial aunque hay en el adoptar orientaciÃn pedagÃgica para la ciudad educadora. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20033application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Buen Juà y plataforma: territorios que enseÃan el patrimonio cultural africano-brasileÃo a la infancia, Salvador / Bahia
title Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
spellingShingle Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
Rosivalda dos Santos Barreto
Bom JuÃ
Plataforma
PatrimÃnio cultural africano-brasileiro
TerritÃrio
InfÃncia
Bom JuÃ
Plataforma
Patrimonio cultural africano-brasileÃo
territorio
Infancia
EDUCACAO
title_short Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
title_full Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
title_fullStr Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
title_full_unstemmed Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
title_sort Bom Juà e plataforma: territÃrios que ensinam o patrimÃnio cultural africano-brasileiro à infÃncia, Salvador/Bahia
author Rosivalda dos Santos Barreto
author_facet Rosivalda dos Santos Barreto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Roberto Xavier
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01357695748
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041487079855448
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Emanuel LuÃs Roques Soares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16952685553
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3011122221613108
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24037290510
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2966255651791703
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosivalda dos Santos Barreto
contributor_str_mv Josà RogÃrio Santana
Antonio Roberto Xavier
Emanuel LuÃs Roques Soares
Francisco Ari de Andrade
Jose Gerardo Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Bom JuÃ
Plataforma
PatrimÃnio cultural africano-brasileiro
TerritÃrio
InfÃncia
topic Bom JuÃ
Plataforma
PatrimÃnio cultural africano-brasileiro
TerritÃrio
InfÃncia
Bom JuÃ
Plataforma
Patrimonio cultural africano-brasileÃo
territorio
Infancia
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv Bom JuÃ
Plataforma
Patrimonio cultural africano-brasileÃo
territorio
Infancia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese aprofunda conclusÃes da dissertaÃÃo que abordou o PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro de Bom JuÃ, SalvadorâBahia. Para nÃs, o patrimÃnio cultural, as histÃrias de vida e formas de expressÃo dos moradores sÃo invisibilizados e excluÃdas da escola e do currÃculo. Agora estudamos comparativamente Bom Juà e Plataforma, enfatizando o territÃrio educador e o patrimÃnio cultural africano-brasileiro como desenvolvedores da identidade africano-brasileira do moradores desde a infÃncia. Para tanto analisamos as possibilidades educativas para a infÃncia nos territÃrios no campo de pesquisa enfocando o patrimÃnio cultural africano-brasileiro. Nesta esteira comparamos as narrativas da infÃncia; identificamos e explicamos o patrimÃnio cultural e suas possibilidades educativas, assim como analisamos as diretrizes pedagÃgicas da Secretaria Municipal de EducaÃÃo, Cultura e Lazer de Salvador que conta com o eixo norteador da educaÃÃo interÃtnica. A abordagens teÃricas contemplaram o territÃrio educador, aquele interconectado com a cidade e suas construÃÃes que educa tendo o patrimÃnio cultural africano-brasileiro inserido no ambiente e currÃculo escolar, como motor do processo educativo. O resultado do estudo apontou a possibilidade educativa para a infÃncia no territÃrio permeando o patrimÃnio africano-brasileiro; a disponibilidade do material didÃtico para desenvolver a aprendizagem visibilizando o patrimÃnio africano-brasileiro, para a aplicaÃÃo da Lei 10.639 /03, mas dependendo dos(as) professores(as) militantes; a infÃncia associada ao medo da violÃncia urbana e policial, um retrocesso em ralaÃÃo aos resultados do mestrado; a expropriaÃÃo das festas populares de origem africana ora em mÃo dos polÃticos partidÃrios e a demonizaÃÃo delas pelas igrejas cristÃs; a invisibilizaÃÃo do legado africano e folclorizaÃÃo do(a) negro(a) nos cadernos didÃticos da Secretaria, da mesma forma que os(as) professores(as) desconhecem as diretrizes citadas acima embora mencionem os ParÃmetros Curriculares Nacional e a Leis de Diretrizes de Base da EducaÃÃo Brasileira. E a interferÃncia das igrejas e polÃtica partidÃria dificultando a preservaÃÃo do legado africano, e que a Secretaria Municipal de EducaÃÃo atua com projetos aquÃm da realidade, nÃo contemplando a educaÃÃo patrimonial.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Esta tesis profundiza las conclusiones de la disertaciÃn que abordà el Patrimonio cultural, infancia e identidad en el barrio de Bom JuÃ, Salvador-Bahia. Para nosotros, el patrimonio cultural, las historias de vida y las formas de expresiÃn de los residentes son invisibilizadas y exlcuidas de la escuela y del currÃculo. Ahora estudiamos comparativamente Bom Juà y Plataforma, enfatizando el territorio educador y el patrimonio cultural africano-brasileÃo como desarrolladores de la identidad africano-brasileÃa de los habitantes desde la infancia. Para ello analizamos las posibilidades educativas para la infancia en los territorios en el campo de investigaciÃn enfocando el patrimonio cultural africano-brasileÃo. En esta estera comparamos las narrativas de la infancia; identificamos y explicamos el patrimonio cultural y sus posibilidades educativas, asà como analizamos las directrices pedagÃgicas de la SecretarÃa Municipal de EducaciÃn, Cultura y Lazer de Salvador que cuenta con el eje la guÃa de la educaciÃn entre grupos Ãtnicos. Las bases teÃricas utilizadas fueron el territorio educador, aquel interconectado con la ciudad y sus construcciones que educa teniendo el patrimonio cultural africano-brasileÃo inserto en el ambiente y currÃculo escolar, como motor del proceso educativo. El resultado del estudio seÃalà la posibilidad de que la educaciÃn en el territorio; la prestaciÃn de la enseÃanza material para desarrollar un trabajo que muestra el patrimonio Africanoo-BrasileÃo, pero segÃn los profesores militantes a la aplicaciÃn de la Ley 10. 639 /03; la infancianiÃez que existe asociadao con el temor de los males actuales del territorio sometido a la violencia policial, un paso hacia atrÃs en relaciÃn a los resultados del maestriao. Concluimos entonces que hay una posibilidad de educaciÃn patrimonial espontÃneamente en el territorio; TodavÃa se trata en la escuela con superficialidad. Y que la SMED alternadamente trabaja con proyectos se quedan cortos de la realidad no contemplan la educaciÃn patrimonial aunque hay en el adoptar orientaciÃn pedagÃgica para la ciudad educadora.
description Esta tese aprofunda conclusÃes da dissertaÃÃo que abordou o PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro de Bom JuÃ, SalvadorâBahia. Para nÃs, o patrimÃnio cultural, as histÃrias de vida e formas de expressÃo dos moradores sÃo invisibilizados e excluÃdas da escola e do currÃculo. Agora estudamos comparativamente Bom Juà e Plataforma, enfatizando o territÃrio educador e o patrimÃnio cultural africano-brasileiro como desenvolvedores da identidade africano-brasileira do moradores desde a infÃncia. Para tanto analisamos as possibilidades educativas para a infÃncia nos territÃrios no campo de pesquisa enfocando o patrimÃnio cultural africano-brasileiro. Nesta esteira comparamos as narrativas da infÃncia; identificamos e explicamos o patrimÃnio cultural e suas possibilidades educativas, assim como analisamos as diretrizes pedagÃgicas da Secretaria Municipal de EducaÃÃo, Cultura e Lazer de Salvador que conta com o eixo norteador da educaÃÃo interÃtnica. A abordagens teÃricas contemplaram o territÃrio educador, aquele interconectado com a cidade e suas construÃÃes que educa tendo o patrimÃnio cultural africano-brasileiro inserido no ambiente e currÃculo escolar, como motor do processo educativo. O resultado do estudo apontou a possibilidade educativa para a infÃncia no territÃrio permeando o patrimÃnio africano-brasileiro; a disponibilidade do material didÃtico para desenvolver a aprendizagem visibilizando o patrimÃnio africano-brasileiro, para a aplicaÃÃo da Lei 10.639 /03, mas dependendo dos(as) professores(as) militantes; a infÃncia associada ao medo da violÃncia urbana e policial, um retrocesso em ralaÃÃo aos resultados do mestrado; a expropriaÃÃo das festas populares de origem africana ora em mÃo dos polÃticos partidÃrios e a demonizaÃÃo delas pelas igrejas cristÃs; a invisibilizaÃÃo do legado africano e folclorizaÃÃo do(a) negro(a) nos cadernos didÃticos da Secretaria, da mesma forma que os(as) professores(as) desconhecem as diretrizes citadas acima embora mencionem os ParÃmetros Curriculares Nacional e a Leis de Diretrizes de Base da EducaÃÃo Brasileira. E a interferÃncia das igrejas e polÃtica partidÃria dificultando a preservaÃÃo do legado africano, e que a Secretaria Municipal de EducaÃÃo atua com projetos aquÃm da realidade, nÃo contemplando a educaÃÃo patrimonial.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20033
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236758175744