Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175 |
Resumo: | O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica. |
id |
UFC_4627828bcf79bef55f78918a58687906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:707 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIdeologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. Ideology and Education in the perspective marxist ontology2007-06-08Maria Susana Vasconcelos Jimenez00203408349Maria Edna de Lima Bertoldo41267761415LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho93843720800Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/247989945764256329620007387http://lattes.cnpq.br/7944751664196175Frederico Jorge Ferreira CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROntologia Ideologia EducaÃÃo Ontology, Ideology, EducationFILOSOFIA DA EDUCACAOO vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica.The ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ideology and Education in the perspective marxist ontology |
title |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
spellingShingle |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. Frederico Jorge Ferreira Costa Ontologia Ideologia EducaÃÃo Ontology, Ideology, Education FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
title_full |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
title_fullStr |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
title_full_unstemmed |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
title_sort |
Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. |
author |
Frederico Jorge Ferreira Costa |
author_facet |
Frederico Jorge Ferreira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Susana Vasconcelos Jimenez |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00203408349 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Edna de Lima Bertoldo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
41267761415 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
21417792353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6368042791230986 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
93843720800 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eduardo Ferreira Chagas |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
26077787353 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2479899457642563 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
29620007387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7944751664196175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico Jorge Ferreira Costa |
contributor_str_mv |
Maria Susana Vasconcelos Jimenez Maria Edna de Lima Bertoldo LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho Eduardo Ferreira Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ontologia Ideologia EducaÃÃo |
topic |
Ontologia Ideologia EducaÃÃo Ontology, Ideology, Education FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ontology, Ideology, Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological. |
description |
O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295117471121408 |