Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico Jorge Ferreira Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175
Resumo: O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica.
id UFC_4627828bcf79bef55f78918a58687906
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:707
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIdeologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana. Ideology and Education in the perspective marxist ontology2007-06-08Maria Susana Vasconcelos Jimenez00203408349Maria Edna de Lima Bertoldo41267761415LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro21417792353http://lattes.cnpq.br/6368042791230986SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho93843720800Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/247989945764256329620007387http://lattes.cnpq.br/7944751664196175Frederico Jorge Ferreira CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBROntologia Ideologia EducaÃÃo Ontology, Ideology, EducationFILOSOFIA DA EDUCACAOO vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica.The ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ideology and Education in the perspective marxist ontology
title Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
spellingShingle Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
Frederico Jorge Ferreira Costa
Ontologia
Ideologia
EducaÃÃo
Ontology, Ideology, Education
FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
title_full Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
title_fullStr Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
title_full_unstemmed Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
title_sort Ideologia e EducaÃÃo na perspectiva da Ontologia Marxiana.
author Frederico Jorge Ferreira Costa
author_facet Frederico Jorge Ferreira Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Susana Vasconcelos Jimenez
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00203408349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Edna de Lima Bertoldo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 41267761415
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21417792353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 93843720800
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 26077787353
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 29620007387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7944751664196175
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico Jorge Ferreira Costa
contributor_str_mv Maria Susana Vasconcelos Jimenez
Maria Edna de Lima Bertoldo
LuÃs TÃvora Furtado Ribeiro
SÃrgio AfrÃnio Lessa Filho
Eduardo Ferreira Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Ontologia
Ideologia
EducaÃÃo
topic Ontologia
Ideologia
EducaÃÃo
Ontology, Ideology, Education
FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Ontology, Ideology, Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological.
description O vÃnculo ontolÃgico entre ideologia e educaÃÃo està presente no fato do processo de transmissÃo e apropriaÃÃo das objetivaÃÃes requeridas de cada indivÃduo para enfrentar as exigÃncias da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posiÃÃes teleolÃgicas socialmente desejÃveis. Estas estÃo necessariamente presentes num conjunto de ideaÃÃes as quais visam dar sentido Ãs repostas prÃtico-conscientes dos indivÃduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais â seja entre indivÃduo e comunidade ou comunidade e natureza â nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formaÃÃes sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educaÃÃo como imanentemente ideolÃgica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295117471121408