MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luisa Amanda Santos Brito
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3320
Resumo: RESUMO Analisar a MemÃria Social e Educacional de participantes do grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio do Crato-CE à o objetivo principal deste estudo. Para isto nos amparamos em conceitos histÃricos de MemÃria e HistÃria Oral, acreditando na importÃncia da MemÃria de idosos para a construÃÃo do conhecimento histÃrico. Seguimos uma investigaÃÃo de cunho qualitativo, onde a partir de entrevistas selecionamos quatro histÃrias de vida, de participantes do citado grupo, para que, atravÃs de suas histÃrias, pudÃssemos entender suas trajetÃrias de vida, e investigar o porquà de hoje se encontrarem reunidos em grupos de socializaÃÃo, que buscam uma melhoria na qualidade de vida de idosos/pobres. Aqui os idosos aparecem com nomes fictÃcios, tendo suas caracterÃsticas prÃprias e semelhantes aos demais. Foram eles Seu Odair, homem que admira suas amizades e à muito popular no grupo; Dona AntÃnia, ainda muito apaixonada pelo marido; Dona Ãngela, que sente muito a morte da mÃe; e Seu Fausto, homem que nÃo esquece seus sofrimentos desde a sua infÃncia. Constatamos em suas memÃrias, que suas vidas haviam sido marcadas pelo sofrimento e por pouco acesso a instituiÃÃes de ensinos. Foram trabalhadores desde a infÃncia e hoje sÃo analfabetos, ou sabem ler muito pouco. Receberam a formaÃÃo para o trabalho atravÃs de relaÃÃes sociais como a familiar, e, ou, dentro dos prÃprios espaÃos onde trabalharam. Hoje estes idosos recebem benefÃcios e aposentadorias do Governo, o que lhes propiciam um sentimento de alegria, pois para a maioria à a Ãnica fase de suas vidas onde uma renda mensal fixa veio a fazer parte de suas realidades. Por fim, acreditam que participarem ativamente em reuniÃes de grupos de idosos, à um dos fatos que lhes trouxeram uma real melhoria na qualidade de vida.
id UFC_4cfc47a53afd4b0fdf291d68e4227d36
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:1949
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE. Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio Crato-CE2008-10-09Rui Martinho Rodrigues03733360397Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Zuleide Fernandes de Queiroz2324808439100371140340http://lattes.cnpq.br/4216471366816364Luisa Amanda Santos BritoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMemÃria educaÃÃo idososMemory education eldersHISTORIA DA EDUCACAORESUMO Analisar a MemÃria Social e Educacional de participantes do grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio do Crato-CE à o objetivo principal deste estudo. Para isto nos amparamos em conceitos histÃricos de MemÃria e HistÃria Oral, acreditando na importÃncia da MemÃria de idosos para a construÃÃo do conhecimento histÃrico. Seguimos uma investigaÃÃo de cunho qualitativo, onde a partir de entrevistas selecionamos quatro histÃrias de vida, de participantes do citado grupo, para que, atravÃs de suas histÃrias, pudÃssemos entender suas trajetÃrias de vida, e investigar o porquà de hoje se encontrarem reunidos em grupos de socializaÃÃo, que buscam uma melhoria na qualidade de vida de idosos/pobres. Aqui os idosos aparecem com nomes fictÃcios, tendo suas caracterÃsticas prÃprias e semelhantes aos demais. Foram eles Seu Odair, homem que admira suas amizades e à muito popular no grupo; Dona AntÃnia, ainda muito apaixonada pelo marido; Dona Ãngela, que sente muito a morte da mÃe; e Seu Fausto, homem que nÃo esquece seus sofrimentos desde a sua infÃncia. Constatamos em suas memÃrias, que suas vidas haviam sido marcadas pelo sofrimento e por pouco acesso a instituiÃÃes de ensinos. Foram trabalhadores desde a infÃncia e hoje sÃo analfabetos, ou sabem ler muito pouco. Receberam a formaÃÃo para o trabalho atravÃs de relaÃÃes sociais como a familiar, e, ou, dentro dos prÃprios espaÃos onde trabalharam. Hoje estes idosos recebem benefÃcios e aposentadorias do Governo, o que lhes propiciam um sentimento de alegria, pois para a maioria à a Ãnica fase de suas vidas onde uma renda mensal fixa veio a fazer parte de suas realidades. Por fim, acreditam que participarem ativamente em reuniÃes de grupos de idosos, à um dos fatos que lhes trouxeram uma real melhoria na qualidade de vida. ABSTRACT Analysing the Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio Crato-CE is the main objective of this paper. For this we used historical concepts of Memory and Oral History, trusting in the importance of the Elderlyâs Memory for the construction of the historical knowledge. We performed a qualitative research and through interviews we selected four life histories of participants from the mentioned group, in order that, through their histories, we could understand their lives and investigate why nowadays they are reunited in socializing groups which seek improvements in the life quality of elders/poor. The elderly appear with fictitious names, having their own characteristics and similar to the others. They were Odair, a man who admires his friendships and is very popular in the group; Antonia, who is still in love with her husband; Ãngela, who mourns her motherâs death; and Fausto, a man who has not forgotten his suffering since his childhood. We noticed in their memories that they had suffered a lot and they had not had much access education institutions. They had been workers since their childhood and nowadays they are illiterate or know how to read just a little. They had received their training for working through social relations such as familiar and/or inside their own spaces where they worked. Nowadays these elders receive benefits or retirement grants from the Government which offer them a feeling of joy, because for the majority, this is the only phase of their lives which a monthly fixed incoming becomes part of their realities. Finally, they believe that frequently participating in meetings of elderly groups is one of the facts that brought them a real improvement in their life quality. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3320application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:24Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio Crato-CE
title MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
spellingShingle MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
Luisa Amanda Santos Brito
MemÃria
educaÃÃo
idosos
Memory
education
elders
HISTORIA DA EDUCACAO
title_short MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
title_full MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
title_fullStr MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
title_full_unstemmed MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
title_sort MemÃria Social e MemÃria Educacional: O caso do grupo de idosos SÃo Josà do bairro SeminÃrio, Crato-CE.
author Luisa Amanda Santos Brito
author_facet Luisa Amanda Santos Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rui Martinho Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03733360397
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23248084391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00371140340
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4216471366816364
dc.contributor.author.fl_str_mv Luisa Amanda Santos Brito
contributor_str_mv Rui Martinho Rodrigues
Jose Gerardo Vasconcelos
Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv MemÃria
educaÃÃo
idosos
topic MemÃria
educaÃÃo
idosos
Memory
education
elders
HISTORIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Memory
education
elders
dc.subject.cnpq.fl_str_mv HISTORIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv RESUMO Analisar a MemÃria Social e Educacional de participantes do grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio do Crato-CE à o objetivo principal deste estudo. Para isto nos amparamos em conceitos histÃricos de MemÃria e HistÃria Oral, acreditando na importÃncia da MemÃria de idosos para a construÃÃo do conhecimento histÃrico. Seguimos uma investigaÃÃo de cunho qualitativo, onde a partir de entrevistas selecionamos quatro histÃrias de vida, de participantes do citado grupo, para que, atravÃs de suas histÃrias, pudÃssemos entender suas trajetÃrias de vida, e investigar o porquà de hoje se encontrarem reunidos em grupos de socializaÃÃo, que buscam uma melhoria na qualidade de vida de idosos/pobres. Aqui os idosos aparecem com nomes fictÃcios, tendo suas caracterÃsticas prÃprias e semelhantes aos demais. Foram eles Seu Odair, homem que admira suas amizades e à muito popular no grupo; Dona AntÃnia, ainda muito apaixonada pelo marido; Dona Ãngela, que sente muito a morte da mÃe; e Seu Fausto, homem que nÃo esquece seus sofrimentos desde a sua infÃncia. Constatamos em suas memÃrias, que suas vidas haviam sido marcadas pelo sofrimento e por pouco acesso a instituiÃÃes de ensinos. Foram trabalhadores desde a infÃncia e hoje sÃo analfabetos, ou sabem ler muito pouco. Receberam a formaÃÃo para o trabalho atravÃs de relaÃÃes sociais como a familiar, e, ou, dentro dos prÃprios espaÃos onde trabalharam. Hoje estes idosos recebem benefÃcios e aposentadorias do Governo, o que lhes propiciam um sentimento de alegria, pois para a maioria à a Ãnica fase de suas vidas onde uma renda mensal fixa veio a fazer parte de suas realidades. Por fim, acreditam que participarem ativamente em reuniÃes de grupos de idosos, à um dos fatos que lhes trouxeram uma real melhoria na qualidade de vida.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv ABSTRACT Analysing the Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio Crato-CE is the main objective of this paper. For this we used historical concepts of Memory and Oral History, trusting in the importance of the Elderlyâs Memory for the construction of the historical knowledge. We performed a qualitative research and through interviews we selected four life histories of participants from the mentioned group, in order that, through their histories, we could understand their lives and investigate why nowadays they are reunited in socializing groups which seek improvements in the life quality of elders/poor. The elderly appear with fictitious names, having their own characteristics and similar to the others. They were Odair, a man who admires his friendships and is very popular in the group; Antonia, who is still in love with her husband; Ãngela, who mourns her motherâs death; and Fausto, a man who has not forgotten his suffering since his childhood. We noticed in their memories that they had suffered a lot and they had not had much access education institutions. They had been workers since their childhood and nowadays they are illiterate or know how to read just a little. They had received their training for working through social relations such as familiar and/or inside their own spaces where they worked. Nowadays these elders receive benefits or retirement grants from the Government which offer them a feeling of joy, because for the majority, this is the only phase of their lives which a monthly fixed incoming becomes part of their realities. Finally, they believe that frequently participating in meetings of elderly groups is one of the facts that brought them a real improvement in their life quality.
description RESUMO Analisar a MemÃria Social e Educacional de participantes do grupo de Idosos SÃo Josà do SeminÃrio do Crato-CE à o objetivo principal deste estudo. Para isto nos amparamos em conceitos histÃricos de MemÃria e HistÃria Oral, acreditando na importÃncia da MemÃria de idosos para a construÃÃo do conhecimento histÃrico. Seguimos uma investigaÃÃo de cunho qualitativo, onde a partir de entrevistas selecionamos quatro histÃrias de vida, de participantes do citado grupo, para que, atravÃs de suas histÃrias, pudÃssemos entender suas trajetÃrias de vida, e investigar o porquà de hoje se encontrarem reunidos em grupos de socializaÃÃo, que buscam uma melhoria na qualidade de vida de idosos/pobres. Aqui os idosos aparecem com nomes fictÃcios, tendo suas caracterÃsticas prÃprias e semelhantes aos demais. Foram eles Seu Odair, homem que admira suas amizades e à muito popular no grupo; Dona AntÃnia, ainda muito apaixonada pelo marido; Dona Ãngela, que sente muito a morte da mÃe; e Seu Fausto, homem que nÃo esquece seus sofrimentos desde a sua infÃncia. Constatamos em suas memÃrias, que suas vidas haviam sido marcadas pelo sofrimento e por pouco acesso a instituiÃÃes de ensinos. Foram trabalhadores desde a infÃncia e hoje sÃo analfabetos, ou sabem ler muito pouco. Receberam a formaÃÃo para o trabalho atravÃs de relaÃÃes sociais como a familiar, e, ou, dentro dos prÃprios espaÃos onde trabalharam. Hoje estes idosos recebem benefÃcios e aposentadorias do Governo, o que lhes propiciam um sentimento de alegria, pois para a maioria à a Ãnica fase de suas vidas onde uma renda mensal fixa veio a fazer parte de suas realidades. Por fim, acreditam que participarem ativamente em reuniÃes de grupos de idosos, à um dos fatos que lhes trouxeram uma real melhoria na qualidade de vida.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3320
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295130936934400