O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Maria Coelho Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4701
Resumo: Na gestÃo estratÃgica das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da InformaÃÃo (TI) à um aspecto fundamental cuja efetiva aplicaÃÃo requer o alinhamento com as estratÃgias de negÃcio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratÃgico (AE) da TI e das Ãreas de negÃcio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisÃo da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestÃo estratÃgica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigaÃÃo, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratÃriodescritivo na Universidade Federal do Cearà (UFC). Para a coleta dos dados primÃrios, foi desenvolvido um questionÃrio eletrÃnico, sendo respondido por 82 gestores universitÃrios, a saber: prÃreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadÃmicas. Os resultados obtidos nÃo sà permitiram a identificaÃÃo de um baixo nÃvel de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a anÃlise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relaÃÃo Ãs prÃticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenÃÃo dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.
id UFC_4fa56cf98c01bd6afa6b836f9f1ed778
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3242
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do Cearà The strategical alignment of the technology of information in the Universidade Federal do CearÃ2009-12-15Javam de Castro Machado19177526368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4723088A5Roselia Costa de Castro Machado24333220300CustÃdio Luis Silva de Almeida26311178320 http://lattes.cnpq.br/2127408625276716Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho 03458839852http://lattes.cnpq.br/8587567074814594 26234181368http://lattes.cnpq.br/2299094219395152Sandra Maria Coelho RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAlinhamento EstratÃgico Tecnologia da InformaÃÃo GestÃo EstratÃgica InstituiÃÃes de Ensino SuperiorStrategic Alignment Information Technology Strategic ManagementHigher Education InstitutionsCiÃncias HumanasNa gestÃo estratÃgica das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da InformaÃÃo (TI) à um aspecto fundamental cuja efetiva aplicaÃÃo requer o alinhamento com as estratÃgias de negÃcio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratÃgico (AE) da TI e das Ãreas de negÃcio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisÃo da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestÃo estratÃgica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigaÃÃo, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratÃriodescritivo na Universidade Federal do Cearà (UFC). Para a coleta dos dados primÃrios, foi desenvolvido um questionÃrio eletrÃnico, sendo respondido por 82 gestores universitÃrios, a saber: prÃreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadÃmicas. Os resultados obtidos nÃo sà permitiram a identificaÃÃo de um baixo nÃvel de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a anÃlise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relaÃÃo Ãs prÃticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenÃÃo dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.In the strategic management of Higher Education Institutions (HEIs), the Information Technology (IT) is a fundamental aspect whose effective application requires alignment with business strategies. The aim of this work is mainly to describe the alignment process of Information Technology and business areas in HEIs based on the application of the model developed by Jerry Luftman - SAMM (Strategic Alignment Maturity Model). The conceptual model was developed from a review of the literature on the subject of alignment with IT and business strategies and in particular, those related to strategic management in HEIs. We opted for an investigation combining quantitative and qualitative aspects in a descriptive exploratory case study at the Federal University of Cearà (UFC). To collect the primary data, we developed an electronic questionnaire, which was answered by 82 university administrators, namely: pro-rectors, engineers, principals, superintendents and heads of academic units. The results obtained, not only allowed the identification of a low level of maturity concerning the alignment with the IT and business strategies of the UFC but they also made possible the analysis of the factors that affect the process, especially as regards such facilitating and inhibiting practices. The research highlights the need to direct the attention of managers to some of these factors which can be translated into opportunities for the improvement of the process.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4701application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The strategical alignment of the technology of information in the Universidade Federal do CearÃ
title O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
Sandra Maria Coelho Rodrigues
Alinhamento EstratÃgico
Tecnologia da InformaÃÃo
GestÃo EstratÃgica InstituiÃÃes de Ensino Superior
Strategic Alignment
Information Technology
Strategic Management
Higher Education Institutions
CiÃncias Humanas
title_short O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
title_full O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
title_sort O alinhamento estratÃgico da tecnologia de informaÃÃo na Universidade Federal do CearÃ
author Sandra Maria Coelho Rodrigues
author_facet Sandra Maria Coelho Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Javam de Castro Machado
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 19177526368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4723088A5
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Roselia Costa de Castro Machado
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 24333220300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CustÃdio Luis Silva de Almeida
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26311178320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2127408625276716
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03458839852
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8587567074814594
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 26234181368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2299094219395152
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra Maria Coelho Rodrigues
contributor_str_mv Javam de Castro Machado
Roselia Costa de Castro Machado
CustÃdio Luis Silva de Almeida
Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento EstratÃgico
Tecnologia da InformaÃÃo
GestÃo EstratÃgica InstituiÃÃes de Ensino Superior
topic Alinhamento EstratÃgico
Tecnologia da InformaÃÃo
GestÃo EstratÃgica InstituiÃÃes de Ensino Superior
Strategic Alignment
Information Technology
Strategic Management
Higher Education Institutions
CiÃncias Humanas
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic Alignment
Information Technology
Strategic Management
Higher Education Institutions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CiÃncias Humanas
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Na gestÃo estratÃgica das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da InformaÃÃo (TI) à um aspecto fundamental cuja efetiva aplicaÃÃo requer o alinhamento com as estratÃgias de negÃcio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratÃgico (AE) da TI e das Ãreas de negÃcio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisÃo da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestÃo estratÃgica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigaÃÃo, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratÃriodescritivo na Universidade Federal do Cearà (UFC). Para a coleta dos dados primÃrios, foi desenvolvido um questionÃrio eletrÃnico, sendo respondido por 82 gestores universitÃrios, a saber: prÃreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadÃmicas. Os resultados obtidos nÃo sà permitiram a identificaÃÃo de um baixo nÃvel de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a anÃlise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relaÃÃo Ãs prÃticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenÃÃo dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In the strategic management of Higher Education Institutions (HEIs), the Information Technology (IT) is a fundamental aspect whose effective application requires alignment with business strategies. The aim of this work is mainly to describe the alignment process of Information Technology and business areas in HEIs based on the application of the model developed by Jerry Luftman - SAMM (Strategic Alignment Maturity Model). The conceptual model was developed from a review of the literature on the subject of alignment with IT and business strategies and in particular, those related to strategic management in HEIs. We opted for an investigation combining quantitative and qualitative aspects in a descriptive exploratory case study at the Federal University of Cearà (UFC). To collect the primary data, we developed an electronic questionnaire, which was answered by 82 university administrators, namely: pro-rectors, engineers, principals, superintendents and heads of academic units. The results obtained, not only allowed the identification of a low level of maturity concerning the alignment with the IT and business strategies of the UFC but they also made possible the analysis of the factors that affect the process, especially as regards such facilitating and inhibiting practices. The research highlights the need to direct the attention of managers to some of these factors which can be translated into opportunities for the improvement of the process.
description Na gestÃo estratÃgica das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES), a Tecnologia da InformaÃÃo (TI) à um aspecto fundamental cuja efetiva aplicaÃÃo requer o alinhamento com as estratÃgias de negÃcio. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratÃgico (AE) da TI e das Ãreas de negÃcio numa IES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisÃo da literatura sobre o tema de AE e, em especial, aqueles relacionados à gestÃo estratÃgica em IES. O modelo SAMM (Strategic Alignment Maturity Model) serviu de base para a investigaÃÃo, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratÃriodescritivo na Universidade Federal do Cearà (UFC). Para a coleta dos dados primÃrios, foi desenvolvido um questionÃrio eletrÃnico, sendo respondido por 82 gestores universitÃrios, a saber: prÃreitores, coordenadores, diretores, superintendentes e chefes de unidades acadÃmicas. Os resultados obtidos nÃo sà permitiram a identificaÃÃo de um baixo nÃvel de maturidade quanto ao AE na UFC como possibilitaram a anÃlise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relaÃÃo Ãs prÃticas facilitadoras e inibidoras. A pesquisa evidencia a necessidade de dirigir a atenÃÃo dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4701
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295139686252544