Talking about art and identity with Bom Jardim youth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GeÃsa Sombra de Castro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3694
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as implicaÃÃes da participaÃÃo em um grupo de arte-identidade no movimento da identidade de jovens vinculados ao Movimento de SaÃde Mental ComunitÃria do Bom Jardim (MSMCBJ), organizaÃÃo nÃo governamental que atua em Fortaleza no bairro do Grande Bom Jardim localizado na Secretaria Executiva Regional â SER V. Tal iniciativa deu-se a partir da nossa prÃvia inserÃÃo nas atividades do MSMCBJ, que garantiu o desdobramento de um processo de vinculaÃÃo tanto com a comunidade, quanto com os funcionÃrios da instituiÃÃo, permitindo, assim, uma abertura para a realizaÃÃo da pesquisa. Outro motivo foi a existÃncia de um grupo de trabalho com arte-identidade realizado com a populaÃÃo jovem que participa dos cursos profissionalizantes oferecidos pela ONG. Nesse sentido, nossa investigaÃÃo deteve-se em dois objetivos especÃficos: 1. Analisar as personagens que surgem no movimento da identidade dos jovens durante a participaÃÃo assÃdua no grupo de arte-identidade; 2. Compreender a direÃÃo da expressÃo e metamorfose da identidade mediante a presenÃa de novas personagens e o desaparecimento de outras. A relevÃncia desta pesquisa destaca-se pelo fato de a arte-identidade como proposta de facilitaÃÃo de grupos nÃo ter sido sistematizada. AlÃm disso, vinculÃ-la ao trabalho com jovens de um bairro popular da capital cearense muito pode contribuir como alternativa de facilitaÃÃo de grupos com esta populaÃÃo. Como marco teÃrico, utilizamos as contribuiÃÃes da Psicologia ComunitÃria, que busca facilitar, atravÃs do aprofundamento da consciÃncia, o desenvolvimento dos sujeitos comunitÃrios; da BiodanÃa, que à um sistema de desenvolvimento humano que busca a integraÃÃo afetiva, a renovaÃÃo orgÃnica e a reaprendizagem das funÃÃes originÃrias da vida; e da EducaÃÃo BiocÃntrica, que utiliza a BiodanÃa como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando a construÃÃo do conhecimento a partir do fortalecimento da identidade do educando para que este possa aprender a viver, conectando-se de forma profunda com a vida. Assim, atravÃs do mÃtodo facilitar-pesquisando com um grupo formado por 32 jovens na faixa etÃria de 16 a 20 anos, realizamos questionÃrios, cÃrculos de cultura, cÃrculos de encontro e relatos de vivÃncia como instrumentos para coletar os dados. Elegemos 8 jovens como participantes da pesquisa a partir de dois critÃrios: 1. a densidade das informaÃÃes oferecidas por estes participantes, apresentando um conteÃdo significativo para uma anÃlise com qualidade, e 2. a freqÃÃncia de participaÃÃo nos encontros semanais do grupo, acompanhados por assinatura numa lista, caracterizando uma porcentagem superior à 64%. ApÃs a transcriÃÃo e codificaÃÃo dos dados, submetemo-nos aos procedimento de anÃlise temÃtica. ConcluÃmos que a arte-identidade atua na construÃÃo de uma identidade-amor a partir da transformaÃÃo positiva dos seguintes aspectos identitÃrios: atua no fortalecimento dos aspectos saudÃveis da identidade (ausÃncia de agressÃo gratuita, percepÃÃo de si mesmo como criatura portadora de um valor intrÃnseco, capacidade de intimidade, capacidade de auto-regulaÃÃo e empatia); potencializa a expressÃo das linhas de vivÃncia (enfocamos a vitalidade, criatividade e afetividade); fortalece os tipos de vinculaÃÃo com a vida; e atua no fortalecimento do valor pessoal e poder pessoal.
id UFC_5789d3e2d6ac01c68a3b3b297359be47
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2644
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTalking about art and identity with Bom Jardim youthDiÃlogos e VivÃncias sobre arte e identidade com jovens do Bom Jardim2009-06-03Cezar Wagner de Lima GÃis08464430159http://lattes.cnpq.br/8698514857265857VerÃnica Morais Ximenes32430450372http://lattes.cnpq.br/9185040042652952Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro08186430300http://lattes.cnpq.br/7179410729216916Ana Luisa Teixeira de Menezes54453500378http://lattes.cnpq.br/304172672766095900429101376GeÃsa Sombra de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRPSICOLOGIA SOCIALEsta pesquisa busca compreender as implicaÃÃes da participaÃÃo em um grupo de arte-identidade no movimento da identidade de jovens vinculados ao Movimento de SaÃde Mental ComunitÃria do Bom Jardim (MSMCBJ), organizaÃÃo nÃo governamental que atua em Fortaleza no bairro do Grande Bom Jardim localizado na Secretaria Executiva Regional â SER V. Tal iniciativa deu-se a partir da nossa prÃvia inserÃÃo nas atividades do MSMCBJ, que garantiu o desdobramento de um processo de vinculaÃÃo tanto com a comunidade, quanto com os funcionÃrios da instituiÃÃo, permitindo, assim, uma abertura para a realizaÃÃo da pesquisa. Outro motivo foi a existÃncia de um grupo de trabalho com arte-identidade realizado com a populaÃÃo jovem que participa dos cursos profissionalizantes oferecidos pela ONG. Nesse sentido, nossa investigaÃÃo deteve-se em dois objetivos especÃficos: 1. Analisar as personagens que surgem no movimento da identidade dos jovens durante a participaÃÃo assÃdua no grupo de arte-identidade; 2. Compreender a direÃÃo da expressÃo e metamorfose da identidade mediante a presenÃa de novas personagens e o desaparecimento de outras. A relevÃncia desta pesquisa destaca-se pelo fato de a arte-identidade como proposta de facilitaÃÃo de grupos nÃo ter sido sistematizada. AlÃm disso, vinculÃ-la ao trabalho com jovens de um bairro popular da capital cearense muito pode contribuir como alternativa de facilitaÃÃo de grupos com esta populaÃÃo. Como marco teÃrico, utilizamos as contribuiÃÃes da Psicologia ComunitÃria, que busca facilitar, atravÃs do aprofundamento da consciÃncia, o desenvolvimento dos sujeitos comunitÃrios; da BiodanÃa, que à um sistema de desenvolvimento humano que busca a integraÃÃo afetiva, a renovaÃÃo orgÃnica e a reaprendizagem das funÃÃes originÃrias da vida; e da EducaÃÃo BiocÃntrica, que utiliza a BiodanÃa como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando a construÃÃo do conhecimento a partir do fortalecimento da identidade do educando para que este possa aprender a viver, conectando-se de forma profunda com a vida. Assim, atravÃs do mÃtodo facilitar-pesquisando com um grupo formado por 32 jovens na faixa etÃria de 16 a 20 anos, realizamos questionÃrios, cÃrculos de cultura, cÃrculos de encontro e relatos de vivÃncia como instrumentos para coletar os dados. Elegemos 8 jovens como participantes da pesquisa a partir de dois critÃrios: 1. a densidade das informaÃÃes oferecidas por estes participantes, apresentando um conteÃdo significativo para uma anÃlise com qualidade, e 2. a freqÃÃncia de participaÃÃo nos encontros semanais do grupo, acompanhados por assinatura numa lista, caracterizando uma porcentagem superior à 64%. ApÃs a transcriÃÃo e codificaÃÃo dos dados, submetemo-nos aos procedimento de anÃlise temÃtica. ConcluÃmos que a arte-identidade atua na construÃÃo de uma identidade-amor a partir da transformaÃÃo positiva dos seguintes aspectos identitÃrios: atua no fortalecimento dos aspectos saudÃveis da identidade (ausÃncia de agressÃo gratuita, percepÃÃo de si mesmo como criatura portadora de um valor intrÃnseco, capacidade de intimidade, capacidade de auto-regulaÃÃo e empatia); potencializa a expressÃo das linhas de vivÃncia (enfocamos a vitalidade, criatividade e afetividade); fortalece os tipos de vinculaÃÃo com a vida; e atua no fortalecimento do valor pessoal e poder pessoal. This research search to understand the implications of the participation in an art-identity group in the movement of the Movement of Community Mental Health of the Good Garden (MSMCBJ) youths' identity, organization non government that works in Fortaleza in the neighborhood of the Grande Bom Jardim located in the Secretaria Executiva Regional - SER V. Such an initiative felt starting from our previous insert in the activities of MSMCBJ that it guaranteed an approximation with the community and with the employees of the institution allowing this research. Another reason was the existence of agroup with art-identity accomplished with the young population that participates the courses offered by ONG. This way, our investigation had two specific objectives: 1. to analyze the characters that appear in the movement of the youths' identity during the assiduous participation in the art-identity group; 2. to understand the direction of the expression and metamorphosis of the identity by the new characters' presence and the disappearance of other. The relevance of this research is the fact of the art-identity as proposal of facilitation of groups it was not systematized. Besides, the work with youths of a popular neighborhood of the capital from Cearà a lot can contribute as alternative of facilitation of groups with this population. We used the contributions of the Community Psychology theory that it looks for to facilitate through the conscience, the development of the community subjects; of BiodanÃa a system of human development that looks for the affective integration, the organic renewal and the learning of the original functions of the life; and of the EducaÃÃo BiocÃntrica, that uses BiodanÃa as way in the teaching-learning process, looking for the construction of the knowledge starting from the invigoration of the student's identity so that this can learn how to live, being connected in a deep way with the life. Like this, through the method facilitar-pesquisando with a group formed by 32 young with 16 to 20 years, we accomplished questionnaires, culture circles, encounter circles and existence reports as instruments to collect the data. We chose 8 young as participants because: 1. the density of the information offered by these participants with a significant content for an analysis with quality, and 2. the participation frequency in the weekly encounters of the group, accompanied by signature in a list, characterizing a superior percentage to the 64%. After the transcription and code of the data, we made thematic analysis. We concluded that the art-identity group acts in the construction of an identidade-amor through the positive transformation from identity: it works in the healthy aspects of the identity (like aggression, perception of himself value, intimacy, self-regulation and empathy); it woks in the expression from the vitality, creativity and affectivity; it strengthens the life love; and it acts in the personal value and personal power.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3694application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:48Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Talking about art and identity with Bom Jardim youth
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DiÃlogos e VivÃncias sobre arte e identidade com jovens do Bom Jardim
title Talking about art and identity with Bom Jardim youth
spellingShingle Talking about art and identity with Bom Jardim youth
GeÃsa Sombra de Castro
PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Talking about art and identity with Bom Jardim youth
title_full Talking about art and identity with Bom Jardim youth
title_fullStr Talking about art and identity with Bom Jardim youth
title_full_unstemmed Talking about art and identity with Bom Jardim youth
title_sort Talking about art and identity with Bom Jardim youth
author GeÃsa Sombra de Castro
author_facet GeÃsa Sombra de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cezar Wagner de Lima GÃis
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08464430159
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8698514857265857
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VerÃnica Morais Ximenes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 32430450372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9185040042652952
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08186430300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7179410729216916
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Luisa Teixeira de Menezes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 54453500378
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3041726727660959
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00429101376
dc.contributor.author.fl_str_mv GeÃsa Sombra de Castro
contributor_str_mv Cezar Wagner de Lima GÃis
VerÃnica Morais Ximenes
Ãngela de Alencar Araripe Pinheiro
Ana Luisa Teixeira de Menezes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
topic PSICOLOGIA SOCIAL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa busca compreender as implicaÃÃes da participaÃÃo em um grupo de arte-identidade no movimento da identidade de jovens vinculados ao Movimento de SaÃde Mental ComunitÃria do Bom Jardim (MSMCBJ), organizaÃÃo nÃo governamental que atua em Fortaleza no bairro do Grande Bom Jardim localizado na Secretaria Executiva Regional â SER V. Tal iniciativa deu-se a partir da nossa prÃvia inserÃÃo nas atividades do MSMCBJ, que garantiu o desdobramento de um processo de vinculaÃÃo tanto com a comunidade, quanto com os funcionÃrios da instituiÃÃo, permitindo, assim, uma abertura para a realizaÃÃo da pesquisa. Outro motivo foi a existÃncia de um grupo de trabalho com arte-identidade realizado com a populaÃÃo jovem que participa dos cursos profissionalizantes oferecidos pela ONG. Nesse sentido, nossa investigaÃÃo deteve-se em dois objetivos especÃficos: 1. Analisar as personagens que surgem no movimento da identidade dos jovens durante a participaÃÃo assÃdua no grupo de arte-identidade; 2. Compreender a direÃÃo da expressÃo e metamorfose da identidade mediante a presenÃa de novas personagens e o desaparecimento de outras. A relevÃncia desta pesquisa destaca-se pelo fato de a arte-identidade como proposta de facilitaÃÃo de grupos nÃo ter sido sistematizada. AlÃm disso, vinculÃ-la ao trabalho com jovens de um bairro popular da capital cearense muito pode contribuir como alternativa de facilitaÃÃo de grupos com esta populaÃÃo. Como marco teÃrico, utilizamos as contribuiÃÃes da Psicologia ComunitÃria, que busca facilitar, atravÃs do aprofundamento da consciÃncia, o desenvolvimento dos sujeitos comunitÃrios; da BiodanÃa, que à um sistema de desenvolvimento humano que busca a integraÃÃo afetiva, a renovaÃÃo orgÃnica e a reaprendizagem das funÃÃes originÃrias da vida; e da EducaÃÃo BiocÃntrica, que utiliza a BiodanÃa como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando a construÃÃo do conhecimento a partir do fortalecimento da identidade do educando para que este possa aprender a viver, conectando-se de forma profunda com a vida. Assim, atravÃs do mÃtodo facilitar-pesquisando com um grupo formado por 32 jovens na faixa etÃria de 16 a 20 anos, realizamos questionÃrios, cÃrculos de cultura, cÃrculos de encontro e relatos de vivÃncia como instrumentos para coletar os dados. Elegemos 8 jovens como participantes da pesquisa a partir de dois critÃrios: 1. a densidade das informaÃÃes oferecidas por estes participantes, apresentando um conteÃdo significativo para uma anÃlise com qualidade, e 2. a freqÃÃncia de participaÃÃo nos encontros semanais do grupo, acompanhados por assinatura numa lista, caracterizando uma porcentagem superior à 64%. ApÃs a transcriÃÃo e codificaÃÃo dos dados, submetemo-nos aos procedimento de anÃlise temÃtica. ConcluÃmos que a arte-identidade atua na construÃÃo de uma identidade-amor a partir da transformaÃÃo positiva dos seguintes aspectos identitÃrios: atua no fortalecimento dos aspectos saudÃveis da identidade (ausÃncia de agressÃo gratuita, percepÃÃo de si mesmo como criatura portadora de um valor intrÃnseco, capacidade de intimidade, capacidade de auto-regulaÃÃo e empatia); potencializa a expressÃo das linhas de vivÃncia (enfocamos a vitalidade, criatividade e afetividade); fortalece os tipos de vinculaÃÃo com a vida; e atua no fortalecimento do valor pessoal e poder pessoal.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research search to understand the implications of the participation in an art-identity group in the movement of the Movement of Community Mental Health of the Good Garden (MSMCBJ) youths' identity, organization non government that works in Fortaleza in the neighborhood of the Grande Bom Jardim located in the Secretaria Executiva Regional - SER V. Such an initiative felt starting from our previous insert in the activities of MSMCBJ that it guaranteed an approximation with the community and with the employees of the institution allowing this research. Another reason was the existence of agroup with art-identity accomplished with the young population that participates the courses offered by ONG. This way, our investigation had two specific objectives: 1. to analyze the characters that appear in the movement of the youths' identity during the assiduous participation in the art-identity group; 2. to understand the direction of the expression and metamorphosis of the identity by the new characters' presence and the disappearance of other. The relevance of this research is the fact of the art-identity as proposal of facilitation of groups it was not systematized. Besides, the work with youths of a popular neighborhood of the capital from Cearà a lot can contribute as alternative of facilitation of groups with this population. We used the contributions of the Community Psychology theory that it looks for to facilitate through the conscience, the development of the community subjects; of BiodanÃa a system of human development that looks for the affective integration, the organic renewal and the learning of the original functions of the life; and of the EducaÃÃo BiocÃntrica, that uses BiodanÃa as way in the teaching-learning process, looking for the construction of the knowledge starting from the invigoration of the student's identity so that this can learn how to live, being connected in a deep way with the life. Like this, through the method facilitar-pesquisando with a group formed by 32 young with 16 to 20 years, we accomplished questionnaires, culture circles, encounter circles and existence reports as instruments to collect the data. We chose 8 young as participants because: 1. the density of the information offered by these participants with a significant content for an analysis with quality, and 2. the participation frequency in the weekly encounters of the group, accompanied by signature in a list, characterizing a superior percentage to the 64%. After the transcription and code of the data, we made thematic analysis. We concluded that the art-identity group acts in the construction of an identidade-amor through the positive transformation from identity: it works in the healthy aspects of the identity (like aggression, perception of himself value, intimacy, self-regulation and empathy); it woks in the expression from the vitality, creativity and affectivity; it strengthens the life love; and it acts in the personal value and personal power.
description Esta pesquisa busca compreender as implicaÃÃes da participaÃÃo em um grupo de arte-identidade no movimento da identidade de jovens vinculados ao Movimento de SaÃde Mental ComunitÃria do Bom Jardim (MSMCBJ), organizaÃÃo nÃo governamental que atua em Fortaleza no bairro do Grande Bom Jardim localizado na Secretaria Executiva Regional â SER V. Tal iniciativa deu-se a partir da nossa prÃvia inserÃÃo nas atividades do MSMCBJ, que garantiu o desdobramento de um processo de vinculaÃÃo tanto com a comunidade, quanto com os funcionÃrios da instituiÃÃo, permitindo, assim, uma abertura para a realizaÃÃo da pesquisa. Outro motivo foi a existÃncia de um grupo de trabalho com arte-identidade realizado com a populaÃÃo jovem que participa dos cursos profissionalizantes oferecidos pela ONG. Nesse sentido, nossa investigaÃÃo deteve-se em dois objetivos especÃficos: 1. Analisar as personagens que surgem no movimento da identidade dos jovens durante a participaÃÃo assÃdua no grupo de arte-identidade; 2. Compreender a direÃÃo da expressÃo e metamorfose da identidade mediante a presenÃa de novas personagens e o desaparecimento de outras. A relevÃncia desta pesquisa destaca-se pelo fato de a arte-identidade como proposta de facilitaÃÃo de grupos nÃo ter sido sistematizada. AlÃm disso, vinculÃ-la ao trabalho com jovens de um bairro popular da capital cearense muito pode contribuir como alternativa de facilitaÃÃo de grupos com esta populaÃÃo. Como marco teÃrico, utilizamos as contribuiÃÃes da Psicologia ComunitÃria, que busca facilitar, atravÃs do aprofundamento da consciÃncia, o desenvolvimento dos sujeitos comunitÃrios; da BiodanÃa, que à um sistema de desenvolvimento humano que busca a integraÃÃo afetiva, a renovaÃÃo orgÃnica e a reaprendizagem das funÃÃes originÃrias da vida; e da EducaÃÃo BiocÃntrica, que utiliza a BiodanÃa como mediadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando a construÃÃo do conhecimento a partir do fortalecimento da identidade do educando para que este possa aprender a viver, conectando-se de forma profunda com a vida. Assim, atravÃs do mÃtodo facilitar-pesquisando com um grupo formado por 32 jovens na faixa etÃria de 16 a 20 anos, realizamos questionÃrios, cÃrculos de cultura, cÃrculos de encontro e relatos de vivÃncia como instrumentos para coletar os dados. Elegemos 8 jovens como participantes da pesquisa a partir de dois critÃrios: 1. a densidade das informaÃÃes oferecidas por estes participantes, apresentando um conteÃdo significativo para uma anÃlise com qualidade, e 2. a freqÃÃncia de participaÃÃo nos encontros semanais do grupo, acompanhados por assinatura numa lista, caracterizando uma porcentagem superior à 64%. ApÃs a transcriÃÃo e codificaÃÃo dos dados, submetemo-nos aos procedimento de anÃlise temÃtica. ConcluÃmos que a arte-identidade atua na construÃÃo de uma identidade-amor a partir da transformaÃÃo positiva dos seguintes aspectos identitÃrios: atua no fortalecimento dos aspectos saudÃveis da identidade (ausÃncia de agressÃo gratuita, percepÃÃo de si mesmo como criatura portadora de um valor intrÃnseco, capacidade de intimidade, capacidade de auto-regulaÃÃo e empatia); potencializa a expressÃo das linhas de vivÃncia (enfocamos a vitalidade, criatividade e afetividade); fortalece os tipos de vinculaÃÃo com a vida; e atua no fortalecimento do valor pessoal e poder pessoal.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3694
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295133724049408