Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Eliane Dias de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20252
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_58d0851de947d0ca52b62673c3b10fad
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12616
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)Socio-economic factors associated with the performance of high school students in the Writing Examination of the National High School Examination (ENEM)2017-10-20Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Tania Vicente Viana46086790310Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/2149928021922564Albano Oliveira Nunes91376092468http://lattes.cnpq.br/0251675158707532Beatriz Quirino Arruda DonÃ25045074881http://lattes.cnpq.br/913136444549020121448299349http://lattes.cnpq.br/1530849120140240Francisca Eliane Dias de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Educacional Desempenho em RedaÃÃo no Enem Fatores AssociadosEducational Evaluation Writing Performance on Enem Associated FactorsAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃDiversos fatores interferem no desempenho escolar dos estudantes, principalmente, os socioeconÃmicos. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos à temÃtica, o presente estudo investigou a interface entre fatores associados e desempenho dos estudantes do ensino mÃdio na Prova de RedaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (Enem). Esta investigaÃÃo se fundamentou, mormente, nos estudos de Tyler, Stufflebeam, Stake, Guba e Lincoln, que tratam da avaliaÃÃo educacional; e nas pesquisas de Soares e de L. Macedo, dentre outros, que abordam os fatores associados. TraÃou-se como objetivo geral identificar os fatores socioeconÃmicos que influenciam o desempenho do alunado nessa prova. Especificamente, intencionou-se: i) analisar o desempenho dos alunos na redaÃÃo do Enem; ii) analisar as associaÃÃes entre o desempenho e o nÃvel socioeconÃmico (NSE) dos estudantes e iii) identificar, entre as variÃveis, as categorias que mais impactam no desempenho. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou a base de microdados do Enem que compÃs o corpus, cuja populaÃÃo foi de 4,2 milhÃes de sujeitos, e fez uso de tÃcnicas de anÃlises estatÃsticas para investigar as relaÃÃes entre as oito variÃveis selecionadas. Desse modo, foi possÃvel realizar comparaÃÃes entre o comportamento cognitivo e o atitudinal dos estudantes em relaÃÃo a GÃnero, Etnia, Renda Familiar, Escolaridade dos Pais, Tipo de Escola e RegiÃo GeogrÃfica e Distrito Federal. Os resultados alcanÃados demonstraram haver forte influÃncia do NSE no desempenho em redaÃÃo, sendo necessÃrias polÃticas mais direcionadas para a superaÃÃo dos pontos frÃgeis, os quais nÃo podem ser ignorados pelos gestores pÃblicos. Ademais, pesquisas futuras podem ser realizadas no sentido de aprofundar e/ou de ampliar esta abordagem, considerando outros cruzamentos que nÃo foram contemplados neste estudo, bem como a influÃncia de outras variÃveis.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20252application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Socio-economic factors associated with the performance of high school students in the Writing Examination of the National High School Examination (ENEM)
title Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
spellingShingle Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
Francisca Eliane Dias de Carvalho
AvaliaÃÃo Educacional
Desempenho em RedaÃÃo no Enem
Fatores Associados
Educational Evaluation
Writing Performance on Enem
Associated Factors
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
title_full Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
title_fullStr Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
title_full_unstemmed Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
title_sort Fatores socioeconÃmicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM)
author Francisca Eliane Dias de Carvalho
author_facet Francisca Eliane Dias de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alberto Sampaio Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 25885626391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2149928021922564
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Albano Oliveira Nunes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 91376092468
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0251675158707532
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Beatriz Quirino Arruda DonÃ
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 25045074881
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9131364445490201
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 21448299349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1530849120140240
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisca Eliane Dias de Carvalho
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Tania Vicente Viana
Alberto Sampaio Lima
Albano Oliveira Nunes
Beatriz Quirino Arruda DonÃ
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo Educacional
Desempenho em RedaÃÃo no Enem
Fatores Associados
topic AvaliaÃÃo Educacional
Desempenho em RedaÃÃo no Enem
Fatores Associados
Educational Evaluation
Writing Performance on Enem
Associated Factors
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Evaluation
Writing Performance on Enem
Associated Factors
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Diversos fatores interferem no desempenho escolar dos estudantes, principalmente, os socioeconÃmicos. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos à temÃtica, o presente estudo investigou a interface entre fatores associados e desempenho dos estudantes do ensino mÃdio na Prova de RedaÃÃo do Exame Nacional do Ensino MÃdio (Enem). Esta investigaÃÃo se fundamentou, mormente, nos estudos de Tyler, Stufflebeam, Stake, Guba e Lincoln, que tratam da avaliaÃÃo educacional; e nas pesquisas de Soares e de L. Macedo, dentre outros, que abordam os fatores associados. TraÃou-se como objetivo geral identificar os fatores socioeconÃmicos que influenciam o desempenho do alunado nessa prova. Especificamente, intencionou-se: i) analisar o desempenho dos alunos na redaÃÃo do Enem; ii) analisar as associaÃÃes entre o desempenho e o nÃvel socioeconÃmico (NSE) dos estudantes e iii) identificar, entre as variÃveis, as categorias que mais impactam no desempenho. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou a base de microdados do Enem que compÃs o corpus, cuja populaÃÃo foi de 4,2 milhÃes de sujeitos, e fez uso de tÃcnicas de anÃlises estatÃsticas para investigar as relaÃÃes entre as oito variÃveis selecionadas. Desse modo, foi possÃvel realizar comparaÃÃes entre o comportamento cognitivo e o atitudinal dos estudantes em relaÃÃo a GÃnero, Etnia, Renda Familiar, Escolaridade dos Pais, Tipo de Escola e RegiÃo GeogrÃfica e Distrito Federal. Os resultados alcanÃados demonstraram haver forte influÃncia do NSE no desempenho em redaÃÃo, sendo necessÃrias polÃticas mais direcionadas para a superaÃÃo dos pontos frÃgeis, os quais nÃo podem ser ignorados pelos gestores pÃblicos. Ademais, pesquisas futuras podem ser realizadas no sentido de aprofundar e/ou de ampliar esta abordagem, considerando outros cruzamentos que nÃo foram contemplados neste estudo, bem como a influÃncia de outras variÃveis.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20252
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236847304704