Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: kamile Lima de Freitas CamurÃa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_599376a8b8a1205f0d1d6e48e8a783af
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6544
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.Is Mais EducaÃÃo more learning? evaluation of the Mais EducaÃÃo Program In Maracanau, CearÃ2013-01-30Francisco Ari de Andrade16576381387Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Antonia Rozimar Machado e Rocha38363984353http://lattes.cnpq.br/587879733281522584834730387http://lattes.cnpq.br/9023584975053802kamile Lima de Freitas CamurÃaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRPolÃticas Educacionais EducaÃÃo Integral AampliaÃÃo da jornada escolar Programa Mais EducaÃÃo Maracanaà AvaliaÃÃoEducational policies Comprehensive education Expanding the school day Mais EducaÃÃo Program Maracanaà EvaluationEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa enfoca o Programa Mais EducaÃÃo, polÃtica pÃblica de educaÃÃo integral instituÃda pelo MinistÃrio da EducaÃÃo, como uma estratÃgia para a ampliaÃÃo da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no municÃpio de MaracanaÃ, a partir das diferentes concepÃÃes e prÃticas de educaÃÃo integral, no contexto atual das polÃticas educacionais. Reflete sobre as concepÃÃes de educaÃÃo integral presentes nas polÃticas educacionais do paÃs, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussÃes decorrentes do Programa Mais EducaÃÃo na organizaÃÃo e gestÃo da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relaÃÃo à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo nÃo determina por si sà prÃticas escolares qualitativamente diferentes e que hà mÃltiplas e diferentes variÃveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, alÃm de entender e interpretar os fenÃmenos do contraturno, a partir de uma anÃlise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representaÃÃes foi possÃvel compreender a natureza e a gÃnese do processo educativo do Programa Mais EducaÃÃo, alÃm de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou tambÃm perceber as aÃÃes da escola que consolidam ideias diferentes sobre educaÃÃo integral e sobre o prÃprio programa em questÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Is Mais EducaÃÃo more learning? evaluation of the Mais EducaÃÃo Program In Maracanau, CearÃ
title Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
spellingShingle Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
kamile Lima de Freitas CamurÃa
PolÃticas Educacionais
EducaÃÃo Integral
AampliaÃÃo da jornada escolar
Programa Mais EducaÃÃo
MaracanaÃ
AvaliaÃÃo
Educational policies
Comprehensive education
Expanding the school day
Mais EducaÃÃo Program
MaracanaÃ
Evaluation
EDUCACAO
title_short Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
title_full Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
title_fullStr Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
title_full_unstemmed Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
title_sort Mais educaÃÃo à mais aprendizagem? AvaliaÃÃo do Programa Mais EducaÃÃo em MaracanaÃ, no CearÃ.
author kamile Lima de Freitas CamurÃa
author_facet kamile Lima de Freitas CamurÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonia Rozimar Machado e Rocha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38363984353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5878797332815225
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84834730387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9023584975053802
dc.contributor.author.fl_str_mv kamile Lima de Freitas CamurÃa
contributor_str_mv Francisco Ari de Andrade
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Antonia Rozimar Machado e Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv PolÃticas Educacionais
EducaÃÃo Integral
AampliaÃÃo da jornada escolar
Programa Mais EducaÃÃo
MaracanaÃ
AvaliaÃÃo
topic PolÃticas Educacionais
EducaÃÃo Integral
AampliaÃÃo da jornada escolar
Programa Mais EducaÃÃo
MaracanaÃ
AvaliaÃÃo
Educational policies
Comprehensive education
Expanding the school day
Mais EducaÃÃo Program
MaracanaÃ
Evaluation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policies
Comprehensive education
Expanding the school day
Mais EducaÃÃo Program
MaracanaÃ
Evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa enfoca o Programa Mais EducaÃÃo, polÃtica pÃblica de educaÃÃo integral instituÃda pelo MinistÃrio da EducaÃÃo, como uma estratÃgia para a ampliaÃÃo da jornada escolar. Tem como objetivo principal avaliar o processo do referido programa, no municÃpio de MaracanaÃ, a partir das diferentes concepÃÃes e prÃticas de educaÃÃo integral, no contexto atual das polÃticas educacionais. Reflete sobre as concepÃÃes de educaÃÃo integral presentes nas polÃticas educacionais do paÃs, bem como as que norteiam o programa, analisa o cotidiano escolar e as repercussÃes decorrentes do Programa Mais EducaÃÃo na organizaÃÃo e gestÃo da escola, e relaciona, ainda, tempo e desempenho escolar, avaliando sua efetividade em relaÃÃo à melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos. Parte dos pressupostos de que maior quantidade de tempo nÃo determina por si sà prÃticas escolares qualitativamente diferentes e que hà mÃltiplas e diferentes variÃveis que interagem e permeiam o contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com uma abordagem qualitativa, que buscou contemplar os diversos fatores determinantes do sucesso escolar que se fazem presentes no cotidiano escolar, alÃm de entender e interpretar os fenÃmenos do contraturno, a partir de uma anÃlise ricamente descritiva, proporcionada pelo estudo de caso. Ao confrontar dados concretos e representaÃÃes foi possÃvel compreender a natureza e a gÃnese do processo educativo do Programa Mais EducaÃÃo, alÃm de seus efeitos sobre a comunidade escolar. Possibilitou tambÃm perceber as aÃÃes da escola que consolidam ideias diferentes sobre educaÃÃo integral e sobre o prÃprio programa em questÃo.
description nÃo hÃ
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173731418112