Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarah Diva da Silva Ipiranga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869
Resumo: AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo.
id UFC_5c073430a0ccdce037a67faf9ffcefcc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3621
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisImagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice LispectorImages of childhood: children, education and training in the stories of Rosa and Clarice Lispector2010-06-18AndrÃa Borges LeÃo23020059372http://lattes.cnpq.br/5260520898502257 Marly Amarilha10790926172Roberta Manuela Barros de Andrade42658926391http://lattes.cnpq.br/0111970900212948Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Vera LÃcia Albuquerque de Moraes924486740022388117372http://lattes.cnpq.br/5305457455244102Sarah Diva da Silva IpirangaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCrianÃa FormaÃÃo Aprendizagem GuimarÃes Rosa Clarice LispectorChildren Learning Education GuimarÃes Rosa Clarice LispectorEDUCACAOAnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo.For the analysis of children representations and the learning and educational processes in short stories by GuimarÃes Rosa and Clarice Lispector, it starts from the creation of a typology which systematizes and categorizes childhood images, their family, scholarship and society intermediations, as well as the relations established among individuals and groups who are built in the narratives: parents and children, students and teachers. The locals where the mediation takes place (nature, home and school) and the courses of learning and education which guide the establishment of childhood are also analyzed and articulated with various theoretical perspectives about the construction of childhood and the power injunctions which, in turn, are present in the confrontations and dialogues among these social actors. From an interdisciplinary perspective, the theoretical fields of Education, History and Literature intertwine in the authorsâ thought about childhood and education: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Besides that, in the establishment of childhood present in the selected short stories, the conceptual elements driving interference, which bounds the field of charactersâ action, is observed: conflict, travel, sacrifice, language, imagination, humor, death and love. Thus, a place for reflections about the contributions of the literary text for pedagogical studies about children and their manners of being in the world is constructed with the thesis.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Images of childhood: children, education and training in the stories of Rosa and Clarice Lispector
title Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
spellingShingle Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
Sarah Diva da Silva Ipiranga
CrianÃa
FormaÃÃo
Aprendizagem
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
Children
Learning
Education
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
EDUCACAO
title_short Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
title_full Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
title_fullStr Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
title_full_unstemmed Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
title_sort Imagens da infÃncia: crianÃas, aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector
author Sarah Diva da Silva Ipiranga
author_facet Sarah Diva da Silva Ipiranga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv AndrÃa Borges LeÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23020059372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5260520898502257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marly Amarilha
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 10790926172
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberta Manuela Barros de Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 42658926391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0111970900212948
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 74089269768
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vera LÃcia Albuquerque de Moraes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 9244867400
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 22388117372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5305457455244102
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarah Diva da Silva Ipiranga
contributor_str_mv AndrÃa Borges LeÃo
Marly Amarilha
Roberta Manuela Barros de Andrade
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
Vera LÃcia Albuquerque de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv CrianÃa
FormaÃÃo
Aprendizagem
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
topic CrianÃa
FormaÃÃo
Aprendizagem
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
Children
Learning
Education
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Children
Learning
Education
GuimarÃes Rosa
Clarice Lispector
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv For the analysis of children representations and the learning and educational processes in short stories by GuimarÃes Rosa and Clarice Lispector, it starts from the creation of a typology which systematizes and categorizes childhood images, their family, scholarship and society intermediations, as well as the relations established among individuals and groups who are built in the narratives: parents and children, students and teachers. The locals where the mediation takes place (nature, home and school) and the courses of learning and education which guide the establishment of childhood are also analyzed and articulated with various theoretical perspectives about the construction of childhood and the power injunctions which, in turn, are present in the confrontations and dialogues among these social actors. From an interdisciplinary perspective, the theoretical fields of Education, History and Literature intertwine in the authorsâ thought about childhood and education: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. Besides that, in the establishment of childhood present in the selected short stories, the conceptual elements driving interference, which bounds the field of charactersâ action, is observed: conflict, travel, sacrifice, language, imagination, humor, death and love. Thus, a place for reflections about the contributions of the literary text for pedagogical studies about children and their manners of being in the world is constructed with the thesis.
description AnÃlise das representaÃÃes da crianÃa e dos processos de aprendizagem e formaÃÃo nos contos de GuimarÃes Rosa e Clarice Lispector. Parte-se inicialmente da criaÃÃo de uma tipologia que sistematiza e categoriza as imagens da infÃncia, as suas intermediaÃÃes familiares, escolares e sociais, bem como as relaÃÃes que se estabelecem entre os indivÃduos e grupos que se afirmam nas narrativas: pais e filhos, alunos e professores. Os espaÃos nos quais essas mediaÃÃes tÃm lugar (natureza, casa e escola) e os percursos de aprendizagem e formaÃÃo que norteiam a afirmaÃÃo da infÃncia sÃo tambÃm analisados e articulados com vÃrias teorias acerca da constituiÃÃo do infantil e das injunÃÃes de poder que marcam os confrontos e diÃlogos entre esses atores sociais. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos teÃricos da EducaÃÃo, HistÃria e Literatura imbricam-se por meio do pensamento de autores que refletiram sobre a infÃncia e a formaÃÃo: Norbert Elias, Philippe AriÃs, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin. AlÃm disso, na constituiÃÃo das infÃncias nos contos selecionados, observa-se a interferÃncia motriz de elementos conceituais que delimitam o campo de atuaÃÃo dos personagens: o conflito, a viagem, o sacrifÃcio, a linguagem, a imaginaÃÃo, o riso, a morte e o amor. ConstrÃi-se, assim, com a tese um espaÃo de reflexÃo sobre as contribuiÃÃes do texto literÃrio para os estudos pedagÃgicos acerca da crianÃa e das suas formas de estar no mundo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141241290752