FunÃÃes discursivas dos marcadores metadiscursivos no gÃnero carta ao leitor.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6936 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFunÃÃes discursivas dos marcadores metadiscursivos no gÃnero carta ao leitor.Fonctions discoursives des les marqueurs mÃtadiscoursifs le genre lettre au lecteur.2011-05-05MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315AntÃnio Luciano Pontes04316029304http://lattes.cnpq.br/9023168049202916 EmÃlia Maria Peixoto Farias1532963130000160000300Rocha, Silmara Ferreira daSilmara Ferreira da RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRMÃtadiscours Fonctions discoursives SÃquence argumentative Genre textuelMetadiscurso FunÃÃes discursivas SequÃncia argumentativa GÃnero textualLINGUISTICAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃNesta dissertaÃÃo, propomos um estudo sobre as possÃveis funÃÃes discursivas que os marcadores metadiscursivos de posicionamento (stance) e de engajamento (engagement) categorizados por Hyland (2005), e alguns de seus subtipos, particularmente os intensificadores (hegdes) e atenuadores (boosters) sugeridos por Cabrera (2004), desempenham na sequÃncia argumentativa dominante proposta por Bronckart (2007), considerando o entorno enunciativo do gÃnero carta ao leitor das revistas Ãpoca, Istoà e Veja. Temos como objetivo principal relacionar o uso dos marcadores metadiscursivos com as funÃÃes discursivas que podem desempenhar no gÃnero carta ao leitor. AlÃm disso, objetivamos, tambÃm, relacionar os marcadores identificados com as fases da seguÃncia argumentativa de Bronckart (2007). As correntes pesquisas apÃiam-se no estudo da metadiscursividade para contribuir com o ensino, entretanto, nossa ideia à articular essa tendÃncia da LinguÃstica Aplicada com interface na LinguÃstica Textual ao abordarmos as sequÃncias argumentativas e as funÃÃes discursivas propostas. A anÃlise seguiu o mÃtodo indutivo em que recorremos Ãs manifestaÃÃes particulares para descrevermos o fenÃmeno. Nossos dados foram tratados de forma qualitativa, concretizando-se por meio de uma anÃlise crÃtica das escolhas metadiscursivas que desempenham funÃÃes discursivas na carta ao leitor. Identificamos como resultado, o fato de ocorrer uma sobreposiÃÃo das funÃÃes discursivas desempenhadas, bem como uma funÃÃo comum a todos os marcadores, que à a de invocar o leitor a concordar com o ponto de vista do autorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6936application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:01Zmail@mail.com - |
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